segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Saúde e Rinoplastia

















Ler Saúde
Rinoplastia: cirurgias de nariz têm alto índice de erro

icon-userAutor: Gilmar Torquato
icon-calendarData: 22 de agosto de 2013
icon-commentComentários: 151
Compartilhe !
facebook twitter google pinterest
400890-Procedimentos-estéticos-estão-cada-vez-mais-comuns
Um dos procedimentos mais comuns em cirurgia plástica, a rinoplastia é procurada por homens e mulheres por causa de insatisfações estéticas com o nariz, para correção de anomalias de crescimento, de desvio do septo, de problemas respiratórios, além de distorções causadas por traumatismo.
Cerca de 40% das rinoplastias feitas a cada ano precisam de correção. O dado é assustador: quase metade das cirurgias plásticas para correção do nariz precisam ser refeitas e, de acordo com o presidente da SBCP-SP, João de Moraes Prado Neto, desse total de 40%, 30% necessitam de enxerto para corrigir problemas funcionais. Uma das cirurgias plásticas mais realizadas, a rinoplastia só perde apenas para a cirurgia de mama e a lipoaspiração no quesito mais buscada.
Apesar de ser uma cirurgia considerada de baixo risco, a cirurgia de nariz é uma das mais complexas, pois além de necessitar de muito conhecimento das funcionalidades do órgão, o cirurgião precisa possuir talento nato, senso estético apurado e equilíbrio. Para não tornar o tão sonhado nariz de Cinderela algo que, além de incomodar esteticamente, provoque problemas funcionais, é comum que alguns médicos cirurgiões habilitados “terceirizem” o serviço, dada a dificuldade que muitos têm em operar o rosto.
Para o especialista, que possui  trinta e cinco anos de experiência na área e já operou mais de 2.000 narizes, se o órgão não for bem operado pode tornar-se motivo de vergonha. Além de ficar esteticamente mal feito e provocar um desalinho junto ao rosto, a má realização da cirurgia pode causar resultados desastrosos como um desvio expressivo de nariz para ambos os lados. A retirada em excesso da cartilagem que também é muito comum acontecer nas cirurgias, dificulta a respiração e pode trazer conseqüências graves.
Na proporção de 100 narizes operados, por cirurgiões inabilitados, cerca de 40 deles são refeitos sendo que na maioria das vezes necessitam de enxerto para corrigir problemas funcionais. Prado Neto enfatiza que, de 100 cirurgias realizadas por ele, aproximadamente 6% necessitam de retoque realizados por ele próprio. “A rinoplastia moderna, que deve ser realizada preferencialmente por um especialista, tem como princípio básico a construção de um nariz bonito e funcional. A manutenção da função respiratória deve ser uma prioridade absoluta. Esteticamente, o cirurgião deve analisar as medidas do nariz em relação às proporções faciais do paciente, visando produzir um nariz “individualizado”, que combine naturalmente com a face e a etnia do paciente”, destaca.
A intervenção cirúrgica pode reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma do dorso, diminuir o tamanho das narinas, refinar a ponta e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior. Entretanto, a rinoplastia é uma cirurgia suscetível a problemas pós-operatórios, gerando insatisfação ao paciente e, ocasionalmente, a necessidade de nova operação. Segundo o cirurgião plástico Alan Landecker, especialista na técnica pela University of Texas Southwestern (EUA) e autor do livro “Cirurgia Plástica – Manual do Paciente”, mais de 50% dos pacientes que procuram esta cirurgia em seu consultório, atualmente, desejam corrigir problemas estéticos ou funcionais causados por rinoplastias feitas anteriormente. “Alguns dos motivos para o insucesso da rinoplastia são as características desfavoráveis dos pacientes, como ter pele muito grossa, má escolha e/ou execução da técnica cirúrgica, colocação errada do curativo, dificuldade de sintonizar as expectativas do paciente com os possíveis resultados e a resposta imprevisível do paciente durante a cicatrização”, explica o médico.
Para que essa situação se reverta e as pessoas fiquem mais satisfeitas, o cirurgião plástico Alan Landecker apresenta as dicas e os cuidados para se obter sucesso com a rinoplastia.
Saiba mais: Cirurgia do nariz (Rinoplastia)
A rinoplastia é a cirurgia plástica feita no nariz para a correção de anormalidades. O objetivo pode ser estético ou funcional, tratando distúrbios respiratórios. Pode-se corrigir desvios do nariz, diminuir ou aumentá-lo e alterar a forma e a posição da ponta. Porém, não pode lhe dar o nariz dessa ou daquela pessoa. É importante que a pessoa tenha consciência do que quer com a cirurgia e tenha expectativas realistas para que o cirurgião plástico possa satisfazê-la. Rinoplastia é uma cirurgia cosmética bastante extensa. Não é só o nariz que é afetado por ela, mas suas outras características faciais também sofrem com o trauma da cirurgia. Tipicamente, uma pessoa pode retomar suas atividades normais dentro de 2-3 dias da cirurgia. É recomendável que você volte ao trabalho depois de uma semana após a rinoplastia. No entanto, o período de recuperação da rinoplastia pode variar de indivíduo para indivíduo. A cirurgia de rinoplastia muitas vezes deixa ligeiras contusões ao redor dos olhos e inchaço no rosto. No entanto, estes sinais se apagam dentro de 2-3 semanas da cirurgia. Muitas vezes, um curativo pode ser necessário para manter o nariz no lugar. Durante este período, é aconselhado de evitar treinos árduos ou quaisquer atividades que têm o potencial de danificar o nariz. Pode levar vários meses até 1 ano para que os resultados reais da rinoplastia se tornem evidentes.
Existem duas maneiras para executar a rinoplastia: fechada e aberta. Na técnica fechada, a cirurgia é realizada por dentro do nariz, sem incisões externas. Na técnica aberta, o esqueleto ósseo e cartilaginoso do nariz e completamente exposto através de incisões por dentro do nariz e uma pequena incisão externa na columela (coluna de pele entre as narinas).
Como se desenvolvem as deformidades do nariz?
As deformidades do nariz tem várias causas. Os fatores genéticos são preponderantes na formação do nariz, porém deformidades também podem ser adquiridas por traumatismo ou doenças.
Como é feita a cirurgia?
tecnicanegroideA rinoplastia normalmente leva de uma hora a duas horas, embora procedimentos mais complicados possam tomar um tempo mais longo. Durante a cirurgia a pele do nariz é separada da estrutura de osso e cartilagem, que é então esculpida na forma desejada. A natureza da escultura dependerá de seu problema e da técnica preferida do cirurgião. Finalmente, a pele é readaptada sobre a nova estrutura. Muitos cirurgiões plásticos executam a rinoplastia por dentro do nariz, fazem sua incisão dentro das narinas. Outros preferem um procedimento “aberto”, especialmente em casos mais complicados; faz uma incisão pequena através da columela, a faixa vertical de tecido que separa as narinas. Quando a cirurgia está completa, uma tala é aplicada para ajudar o nariz a manter sua nova forma. Tampões nasais internos também são utilizados. Na grande maioria dos casos a rinoplastia não deixa cicatrizes externas e a maior parte dos cortes são realizados na parte interna do nariz.
Discutir as possibilidades
É importante que o paciente não tenha receio em falar sobre a forma que ele imagina que o novo nariz deva ter, pois é função do médico discutir as possibilidades e fazer com que as expectativas do paciente se adaptem à realidade. “Este é o primeiro passo para o sucesso desta cirurgia. Afinal, as estruturas dos ossos nasais, a cartilagem, a forma do rosto, a espessura da pele, idade e expectativas podem influenciar no planejamento da operação”.
Outro fator importante para o êxito da rinoplastia é a forma como a consulta e a análise facial são conduzidas. “Quando uma pessoa entra em meu consultório com o desejo de mudar ou corrigir algo em seu nariz, minha primeira atitude é analisar o conjunto facial e, mostrar a ele as possibilidades, por meio de estudos fotográficos e matemáticos, realizados com a ajuda de um software. Apresentamos uma simulação computadorizada, que consideramos uma ferramenta ilustrativa e informativa (mas não uma promessa de resultado), porque ajuda a indicar os objetivos do procedimento cirúrgico”, informa.
Atenção ao pós-operatório
Existe a necessidade de acompanhar minuciosamente a recuperação do paciente, até porque cada organismo responde de forma diferente e os efeitos do tecido de cicatrização sobre o novo nariz são imprevisíveis. A visita frequente ao cirurgião, durante o pós-operatório, é fundamental para controlar a formação de fibrose na região. “O cirurgião pode indicar exercícios de compressão e, se necessário, dar injeções de cortisona, para evitar a proliferação excessiva da fibrose, o que pode afetar o resultado final”, ressalta.
Outro grande problema nesta cirurgia é lidar com a ansiedade do paciente que deseja visualizar, imediatamente, o resultado final, que demora até um ano para ser finalmente visualizado. “Cerca de 75% do inchaço local desaparece nos três primeiros meses. Mas, a totalidade do inchaço só desaparece após um ano. É preciso paciência e o cirurgião precisa dar apoio ao seu paciente durante esse período”, esclarece.
Nova cirurgia plástica no nariz
A rinoplastia secundária, para conserto da operação anterior, geralmente não deve acontecer antes do prazo de um ano. “A cada nova cirurgia torna-se mais difícil reconstruir o nariz de maneira satisfatória, devido a fatores como a retirada excessiva de cartilagem na cirurgia anterior, proliferação de tecido de cicatrização e alterações na estrutura da pele que cobre o nariz. Estes dificultam a execução da cirurgia”, alerta.
Por ser uma cirurgia mais complexa do que a rinoplastia primária, a aparência e função do nariz podem piorar ainda mais se a técnica correta não for empregada. “Além disso, devemos lembrar que o paciente poderá estar traumatizado, ansioso e com medo de uma nova cirurgia. Tudo isso dificulta o trabalho do cirurgião”, finaliza.
O profissional certo
Muitos cuidados devem ser tomados na hora de procurar um profissional. “Recomendamos a cirurgia para pacientes que tenham alguma correção por causa de alterações do crescimento, traumatismos, doenças que modificam o formato do nariz associada a casos de desvio do septo e de problemas respiratórios”, aponta o otorrinolaringologista e diretor clínico do Hospital Iguaçu, Dr. Maurício Buschle, e também professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Segundo o especialista, quando o motivo é apenas estético, a rinoplastia é indicada somente a partir dos 14 anos. “Antes dessa idade, só deve ser realizada caso existam traumatismos ou problemas na formação”, destaca o médico. As alterações mais comuns realizadas são na ponta e no dorso do nariz. “Quando há uma obstrução nasal, gerada por um desvio de septo ou qualquer alteração que comprometa a sua função, o otorrinolaringologista pode ao mesmo tempo fazer a correção e melhorar a estética”, explica Dr. Buschle.
Geralmente a cirurgia é feita com anestesia local, com a presença de um anestesiologista. E é contra-indicada se o paciente tiver problemas de coagulação. “É essencial também fazer a avaliação de rotina, como exames de sangue e avaliação cardiológica, assim como preparar material fotográfico para comparar com o resultado final”, comenta o especialista.
A recuperação
No período de pós-operatório é recomendado repouso na primeira semana e evitar atividades esportivas por 30 dias. Dr. Buschle ressalta que também não é aconselhável usar óculos e não se expor ao sol sem bloqueadores solares nos três meses seguintes. “Estes cuidados são essenciais para um bom resultado.” Temido por muitos pacientes, o tampão nasal, uma espécie de curativo colocado no nariz ao final da cirurgia, não é mais utilizado pelos médicos.
Na primeira semana após a cirurgia é comum surgir algum hematoma na face, inchaço e um pouco de desconforto nasal. E, como geralmente também são feitas correções do septo, pode ocorrer alguma obstrução no nariz. “Após esse período, o inchaço permanece e é lentamente absorvido pelo organismo. Por isso, o resultado final da cirurgia só é evidente a partir do terceiro mês”, esclarece.
Muita atenção no pós-operatório
Normalmente, quem vai se submeter a um procedimento cirúrgico deve ficar atento ao período pré-operatório e, principalmente, ao pós-operatório. Afinal de contas, a recuperação total demanda tempo, sendo necessário ter paciência e seguir rigorosamente as orientações do médico. O repouso e os cuidados no pós-operatório irão ajudar no resultado final, por isso nada de euforia, pois a precipitação em retomar a vida normal só irá prejudicar a recuperação.
Não é possível ver de imediato o resultado da cirurgia de rinoplastia, pois o rosto pode estar inchado ou conter hematomas. No entanto, este não é caso para desespero ou para pensar que a rinoplastia não deu certo. Lembre-se que esse quadro faz parte do processo de recuperação e que isso é normal, principalmente, durante as primeiras 24 horas. Também é comum que o paciente tenha dor de cabeça e sinta dor no nariz. Para aliviar estes incômodos, são prescritos alguns medicamentos pelo cirurgião. Um curativo será colocado no lugar onde ocorreu a cirurgia. Só mexa nele se tiver autorização do médico. Geralmente, os pontos e o curativo são retirados em 7 dias e o micropore em 14 dias, em média. No entanto, um novo curativo será colocado, devendo ficar por cerca de 15 dias.
Rinoplastia pós-operatório: os cuidados que você deve ter
 – No caso da rinoplastia, normalmente, os médicos recomendam que o paciente fique em repouso absoluto por 5-7 dias. Durante este período, é preciso prestar atenção às recomendações médicas. O paciente, por exemplo, deve manter a cabeça sempre elevada, não pode carregar peso excessivo, deve evitar esforços e não pode fazer exercícios físicos por cerca de 3 a 4 semanas. No entanto, se a atividade física puder causar algum risco de traumatismo nasal, o exercício deve ser evitado por 2 meses.
 – Atividade sexual ou atividade que aumente a pressão arterial também deve ser deixada de lado por pelo menos 14 dias. Também não é recomendável se expor ao sol – podem surgir manchas na pele ou aumentar o inchaço na face – ou a friagem durante o período de recuperação (pelo menos por duas semanas, mas esse prazo pode ser estendido). Ou seja, a exposição ao sol pode ser feita somente após 30 dias e de forma gradativa.
 – No pós-operatório rinoplastia, é conveniente que o paciente coma alimentos frios e que contenham consistência pastosa, pois estes facilitam a mastigação. A partir do segundo dia após a cirurgia, a alimentação é livre, mas deve-se evitar alimentos quentes por um período de até 3 dias.
 – Se ocorrer um pequeno sangramento nasal nos primeiros dias após a cirurgia não se preocupe. É normal. Durante o pós-operatório é recomendável que o paciente lave o local com Rinosoro ou Sorine, por um período que vai de 15 a 30 dias. Durante o processo de recuperação e de cicatrização dos tecidos é importante ainda que o paciente evite coçar ou assoar o nariz. Outra dica é fugir da tentação de tirar o curativo para ver o resultado da cirurgia. Os médicos também pedem para ter cuidado ao lavar o rosto e o cabelo e recomendam o uso de água fria logo após a cirurgia, pois a água quente pode inchar o nariz. Outra recomendação é evitar o uso de óculos.
 – Com o tempo, o edema e o inchaço vão desaparecer e, aos poucos, o paciente poderá conhecer o seu “novo nariz”. Para ajudar no processo, pode-se colocar no local compressas frias que irão reduzir o inchaço. Vale lembrar que cada caso é um caso, e que o processo de cicatrização é gradual e lento, por isso não tente ultrapassar nenhuma etapa e siga rigorosamente as recomendações médicas. Algumas pessoas podem ter uma rápida cicatrização, enquanto que outras podem necessitar de mais tempo para conferir o resultado final da cirurgia. Ou seja, somente após duas ou três semanas é que a maioria dos sinais da cirurgia irão desaparecer.
 – Os médicos dizem que o resultado final da rinoplastia pode ser conferido após 1 a 2 meses ou entre 2 a 6 meses, porém há casos em que a demora é um pouco maior, sendo necessário esperar até 1 ano para conferir como ficou o formato do nariz.
Recomendações pré-operatórias
Comunicar-se com a equipe, em caso de gripe, resfriado, coriza ou quaisquer sintomas que afetem a boca, o nariz ou a garganta.
Internar-se no hospital indicado, obedecendo ao horário estabelecido.
Comparecer para a cirurgia em jejum absoluto (cerca de 10 horas).
Evitar bebidas alcoólicas, fumo ou refeições muito pesadas na véspera da cirurgia.
Recomendações pós-operatórias
Evitar sol, vento ou friagem nos três primeiros dias.
Trocar o curativo externo tantas vezes quanto necessário.
Cuidados especiais para com o gesso: não traumatizar o curativo, evitar a umidade ou a tentação de “retirá-lo para ver como ficou o nariz”.
Obedecer à prescrição médica (receita).
Voltar ao consultório no dia e hora indicados.
Não se preocupar com as narinas obstruídas. Aguardar a retirada dos tampões.
Evitar sol de praia ou clube no período de 30 a 45 dias. Pode haver pequena exposição ocasional ao sol a partir do 3º dia.
Não usar óculos até que seja autorizado(a).
Não se preocupar com as formas intermediárias nas diversas fases, pois o nariz estará inchado.
Tire quaisquer dúvidas com a equipe médica e evite opiniões leigas ou de quem não conhece seu caso.
Evitar atividades fora de casa ou ao sol, que possam levar à batidas no nariz.
Se for espirrar ou tossir, faça-o de boca aberta
Não assoar o nariz por 14 dias.
Repouso durante 5 dias.
Durante o período em que estiver com o splint, o nariz poderá ficar obstruído, dificultando a respiração, principalmente nos primeiros dias após a cirurgia.
Passar manteiga de cacau ou vaselina líquida nos lábios, para que não fiquem ressecados.
Dieta
Após a cirurgia, nos dois primeiros dias, a dieta deve ser leve, devendo se oferecido ao paciente somente alimento frio ou à temperatura ambiente.
Não é permitido alimentação quente durante 5 dias
Cirurgia plástica no nariz: mitos e verdades
A rinoplastia é um dos grandes desafios para os cirurgiões plásticos, pois é uma intervenção de impacto marcante na aparência da pessoa e qualquer descuido pode comprometer o visual. Outro problema é que, devido a localização e delicadeza das estruturas, esconder maus resultados é muito difícil. Fique por dentro do assunto, esclareça algumas dúvidas e confira mitos e verdades sobre a cirurgia plástica no nariz.
A primeira intervenção é mais fácil
Mito/verdade Verdade. A primeira cirurgia plástica no nariz é sempre mais fácil, pois a arquitetura fisiológica está preservada e é sempre mais fácil identificar todas as estruturas cartilaginosas e ósseas. Por isso é extremamente importante que esse tipo de cirurgia seja feita por um médico devidamente qualificado, para que não seja necessária intervenção posterior.
É preciso usar tampões nasais por longos períodos
Mito/Verdade Mito. Com o passar do tempo e o avanço das técnicas cirúrgicas, hoje é possível obter um resultado bastante natural com muito menos edemas e equimoses locais. Outra novidade é que os tampões nasais foram extintos (usados somente em casos especiais) e a pessoa já pode respirar tranquilamente depois de passar por uma rinoplastia.
Qualquer otorrinolaringologista ou cirurgião plástico pode fazer uma rinoplastia
Mito/verdade Verdade. Tecnicamente todo cirurgião plástico ou médico otorrinolaringologista está capacitado para realizar esse procedimento. Entretanto, como esse tipo de cirurgia é bastante difícil tanto do ponto de vista médico como estético, a dica é procurar por especialistas com conhecimento profundo das técnicas e bom senso artístico, para caprichar no novo visual.
A rinoplastia é extremamente dolorosa
Mito/Verdade Mito. Uma das principais diferenças no pós-operatório entre a cirurgia do nariz e outros procedimentos estéticos, como colocação de próteses de silicone e abdominoplastia, é que a rinoplastia não costuma ser dolorosa. Geralmente o paciente sente apenas um mal estar nasal semelhante ao que se tem quando está gripado. A queixa pós-rinoplastia é de obstrução nasal nos primeiros dias e não de dor. A maioria dos pacientes não se queixa de dor, porém, pacientes portadores de enxaqueca, podem, durante os primeiros dias de obstrução nasal apresentar dor de cabeça, devendo ser usada medicação para a enxaqueca.
É possível identificar quem operou o nariz
Mito/Verdade Mito. Existem vários fatores que influenciam diretamente no resultado estético final, porém, quando se opta por profissional experiente e todos os cuidados pós-cirúrgicos são seguidos, as chances de ficar com o nariz super natural são enormes. Apenas as pessoas do convívio irão notar a diferença.
A rinoplastia está entre os procedimentos estéticos mais procurados nos consultórios de cirurgia plástica. Esse procedimento está se tornando cada vez mais acessível a pessoas de todas as classes sociais e a evolução da técnica garante resultados cada vez melhores e um pós-operatório bastante tranquilo.
As dúvidas mais comuns: perguntas e respostas
Quais são as indicações de cirurgias no nariz?
Diversas são as indicações, que podem ser dividas em: Funcionais, Reparadoras e Estéticas. Das indicações funcionais as mais comuns são o tratamento da obstrução nasal (em geral causadas por desvios de septo e aumento das conchas nasais) e as sinusites. Dentre as reparadoras estão as fraturas nasais, os tumores de pele e as deformidades congênitas. As correções das alterações estéticas visam a remodelação nasal e não apenas a sua redução, devendo sempre está associada a melhora da função nasal e a busca de naturalidade nos resultados.
Como é a anestesia na cirurgia do nariz?
Tanto a anestesia local quanto a geral ou a associada serão utilizadas. Ficará a critério de cirurgião e paciente decidirem qual o mais indicado em cada caso. Na maioria dos casos o procedimento é feito sob anestesia geral, que em rinoplastia é mais seguro para a via respiratória. Em casos selecionados pode-se realizar sob anestesia local com sedação.
Quais os avanços da cirurgia de nariz nos últimos anos?
A Cirurgia do nariz mudou radicalmente nas últimas duas décadas. Hoje não usamos mais os terríveis tampões nasais do passado. Entramos na era da videoendoscopia e operamos com uma visualização infinitamente superior do que há 15 anos atrás.
A rinoplastia é uma cirurgia estética ou reparadora?
O nariz é um exemplo de órgão onde não se pode separar a estética da função. Toda intervenção estética nasal tem repercussões na função nasal. É muito importante o conhecimento da função nasal por parte do cirurgião que está realizando a rinoplastia.
Qual o médico que realiza a rinoplastia?
No Brasil a rinoplastia é realizada principalmente pelos cirurgiões plásticos, porem, alguns otorrinolaringologistas também a realizam. Normalmente a formação do médico cirurgião plástico é mais forte na parte estética e do otorrino na parte funcional, porém, o ideal é que esta cirurgia seja realizada por um médico que tenha as duas formações para que se obtenham os melhores resultados tanto estéticos como funcionais.
A infiltração de “produtos” (bioplastia) no nariz é segura?
Não! Inúmeros problemas vem sendo relatados com a infiltração de diversos produtos químicos no nariz, como o PMMA (polimetilmetaacrilato). Na verdade esta ideia não é nova. Ao longo do último século dezenas de produtos diferentes já foram testados, sem sucesso. O nariz é uma estrutura que não se adapta bem a estes “corpos estranhos” nele infiltrados. Uma rinoplastia realizada por um cirurgião experiente neste procedimento produz os melhores resultados estéticos e funcionais, sem nenhuma dúvida.
Com que idade pode ser realizada uma cirurgia de nariz?
As cirurgias nasais funcionais são realizadas até mesmo em crianças pequenas, desde que exista uma necessidade bem definida. A rinoplastia, dependendo do caso, em mulheres pode ser feita a partir de 16 anos. No homem, por apresentar um desenvolvimento do nariz mais tardio, recomenda-se esperar até os 18 anos pelo menos.
Há cicatrizes externas na cirurgia de nariz?
A maioria das cirurgias funcionais pode ser realizada apenas com incisões internas. As rinoplastias estéticas podem ser realizadas tanto com incisões totalmente internas (chamadas de rinoplastia fechada), como com a associação de pequenas incisões externas que são praticamente imperceptíveis (chamadas de rinoplastia aberta). Normalmente realizamos a rinoplastia aberta em 70% dos casos.
Um nariz torto ocorre devido ao desvio de septo?
Não apenas devido o desvio septal, mas em geral várias estruturas nasais estão desviadas em um nariz torto. É necessária a correção tridimensional para se obter os melhores resultados. Com muita frequência usamos a rinoplastia aberta no tratamento do nariz com desvios.
O nariz fica muito tempo inchado?
Após uma rinoplastia cerca de 70% do inchaço regride no primeiro mês, porem, os 30% restante demoram bem mais. Nas rinoplastia abertas é comum os pacientes notarem a ponta nasal “durinha” e “dormente” por alguns meses. Essas alterações retornam lentamente ao normal no primeiro ano após a cirurgia.
Como vai ficar minha respiração após a cirurgia?
A Rinoplastia também visa, se possível, tentar melhorar as condições respiratórias do paciente, quando estas condições são precárias no nariz original. Em quase 100% de nossas cirurgias vemos a necessidade de abordar e adequar o espaço respiratório nasal ao “novo” nariz pós-rinoplastia. Mesmo que o objetivo da cirurgia seja somente estético, será avaliado e abordado de forma preventiva o espaço respiratório. Deixar de tratar um desvio septal ou um corneto grande, pode levar à piora da respiração no pós-operatório. A Rinoplastia também visa, se possível, tentar melhorar as condições respiratórias do paciente, quando estas condições são precárias no nariz original. Apesar de haver alguma dificuldade respiratória no pós-operatório mediato (algumas semanas), isto se deve ao fato do “edema” também existir na parte interna do nariz, assim como o movimento de “válvula respiratória” fica prejudicado nesse período, por alteração da elasticidade das asas. Com o decorrer do tempo tende a normalizar- se. Problemas respiratórios poderão estar ligados ao septo que, em certos casos, poderá ser corrigido no mesmo tempo cirúrgico. Quando a correção do septo demanda cuidados especiais, a rinoplastia deverá ser feita numa segunda oportunidade, após ter sido corrigido o septo.
A rinoplastia pode ser associada a outra cirurgia plástica?
Sim! É comum a associação da rinoplastia com cirurgias de desvio septal e sinusite, e ainda com outras cirurgias plásticas como: prótese de silicone nas mamas, lipoaspiração, lifting facial, lipoescultura facial, blefaroplastia, dentre outras. A viabilidade da associação será avaliada pelo cirurgião, levando em consideração o tempo cirúrgico e as condições clínicas de cada paciente.
A rinoplastia deixa cicatrizes?
Certos narizes permitem que as cicatrizes fiquem escondidas dentro da cavidade nasal. Nestes casos, não haverá cicatriz aparente.. Em outros casos, entretanto, existem cicatrizes externas pouco aparentes, como conseqëncia de incisões (cortes) feitos na columela ou nas asas nasais. Nestes casos, impõe-se a colocação destas cicatrizes externas ( pouco visíveis ), para se proporcionar um melhor resultado à forma final ou mesmo à fisiologia nasal.
Poderei escolher, para o meu futuro, a forma que eu desejar?
Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planejado, sem dúvida seu desejo será atendido.
O resultado definitivo em relação à forma e função é imediato?
Não. Várias fases são características do pós-operatório do nariz. Assim é que, numa 1ª fase (logo após a retirada do gesso, em torno o 7º dia), apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, notamos um edema (inchação) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a se normalizar em torno do 6º mês. Existem pacientes que atingem o resultado definitivo um pouco antes, bem como outros que ultrapassam este período. A persistência ou não do edema transitório por um período mais longo que o normal geralmente não interfere no resultado final.
Sofro de coriza constante. Poderá a cirurgia estética aliviar-me deste sofrimento?
A prática nos mostra que, em alguns casos, após realizada a rinoplastia os sintomas crônicos que vinham incomodando o paciente há anos, poderão ser minimizados ou mesmo desaparecer. Isto, entretanto, não poderá ser assegurado para todos os casos. O importante é esclarecer que as funções respiratórias deverão ser preservadas após a rinoplastia.
Por quanto tempo persiste o resultado?
O resultado de uma rinoplastia persiste por longo tempo. Após alguns anos, como em qualquer parte do organismo, poderão ocorrer algumas alterações morfológicas na região nasal.
Quais as complicações da rinoplastia?
Raramente a Rinoplastia determina sérias complicações. Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos na evolução. Felizmente, esses eventuais imprevistos são passíveis de correções posteriores, mediante revisões cirúrgicas, em pró do resultado planejado. Entre as possíveis complicações está a infecção, que atinge entre 1 e 5% dos casos.
Os possíveis “imprevistos” não devem ser confundidos com as formas intermediárias pelas quais passa o nariz, no pós-operatório mediato, até que atinja sua forma definitiva. Quaisquer dúvidas a respeito de uma possível complicação pós-operatória serão esclarecidas.
Quanto tempo demora o ato cirúrgico?
Entre 1 e 3 horas. Em alguns casos este tempo é ultrapassado, desde que as circunstâncias assim o exijam. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total. Antigamente era comum esta cirurgia ser realizada sob anestesia local e durar apenas 20 ou 30 minutos, apresentando maior número de complicações. Com o melhor entendimento das estruturas e fisiologia nasal, este procedimento evoluiu e é hoje considerado um procedimento para ser realizado de forma minuciosa e por um cirurgião com grande experiência nesta cirurgia.
Qual o tempo de internação?
Poderá variar de meio período até 1 dia de internação. Tudo dependerá do tipo de anestesia utilizada e da recuperação do paciente no pós-operatório imediato.
São utilizados curativos?
Com as técnicas desenvolvidas menos incisões são feitas, causa menos trauma e faz acessos menos agressivos. Assim, diminui a chance de um sangramento importante, não tendo a necessidade do uso de tampões. Apenas em casos raros (1% dos casos), com sangramento fora do normal, esses tampões serão utilizados nas primeiras 24/72 horas. Após a cirurgia, um suporte nasal chamado aquaplast (ou mesmo gesso) é aplicado no nariz. Esse molde permanece por cerca de cinco a dez dias, período após o qual é retirado no consultório. Poderá ser colocado outro, se for julgado necessário. Após a retirada do molde, é mantido o micropore por mais duas ou três semanas, trocando-o semanalmente.
O não uso de tampões nasais significa que terei uma respiração normal depois da cirurgia?
A ausência de tampões nasais garantem ao paciente um pós operatório muito mais confortável e com menos sofrimento. Mesmo assim, a formação de crostas, coágulos e o inchaço interno acabam obstruindo o nariz, em maior ou menor intensidade. Lavagens e gotas nasais podem ajudar, melhorando a obstrução.
Tem que tirar pontos?
Todos os pontos internos são absorvíveis e não precisam ser removidos. Apenas em casos em que incisões externas serão necessárias, os pontos serão removidos com 5 dias.
Ouvi dizer que o nariz “sangra” nos primeiros dias. Isto é verdade?
Existe um pequeno sangramento, que é normal nas primeiras 48 horas. Isto, entretanto, não deverá ser motivo de preocupação, pois um curativo de proteção, sobreposto a abertura do nariz, é conservado propositadamente, a fim de aparar esse sangramento. Esse curativo adicional poderá ser trocado em casa, tantas vezes quanto necessário.
Há dor no pós-operatório?
Raramente. A rinoplastia apresenta pós-operatório bastante confortável. Quando ocorrer uma eventual dor, esta é facilmente combatida com analgésicos, que lhe serão receitados como preventivos.
Há perigo nesta operação?
Raramente uma cirurgia de rinoplastia determina sérias complicações. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. O perigo não é maior ou menor que uma viagem de avião ou automóvel, ou mesmo um simples atravessar de via publica.
Em que posição deverei dormir, nos primeiros dias?
Com a cabeça discretamente elevada em relação à cama (travesseiro alto ou dois travesseiros) e com a face voltada para cima (não deitar de lado).
Quando poderei tomar sol?
Geralmente após o 3º mês pós-operatório, não existe qualquer inconveniente em se expor ao eventual sol da rua. Se a face apresentar equimoses ( aquelas manchas características de infiltrado sanguíneo), deverá ser utilizado um cremo foto-protetor FPS 30 na face, evitando-se exposições ao sol diário. Entretanto, para exposições longas (praias, banhos de sol), aconselha-se aguardar um período mínimo de 3 meses ou mais, de acordo com recomendações médicas.
Qual a evolução pós-operatória?
Não deve se esquecer que, até que se atinja o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, dificuldade respiratória nos primeiros dias, são comuns a todos pacientes; evidentemente, alguns apresentam estes fenômenos com menor intensidade que outros. Esperamos que você esteja neste grupo. Caso não esteja, não se preocupe. Dê tempo, que seu organismo se encarregará de dissipar todos os pequenos transtornos que, infalivelmente, chamarão a atenção e alguma pessoa que não lhe poupará a pergunta: “… algo de errado não estará acontecendo?”. É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião plástico, e somente a ele, que tem condições de lhe esclarecer e tranquilizá-lo(a). Em tempo: geralmente existe um período de euforia, logo que se retira o gesso ou o imobilizador (7º dia). Em raros casos, uma discreta ansiedade advém, em decorrência do aspecto transitório do edema e das manchas sanguíneas. Isto é passageiro e geralmente reflete o desejo de se atingir o resultado final o quanto antes. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética do nariz deverá ser avaliado antes do 6º mês pós-operatório.
O resultado da cirurgia estética do nariz compensa?
Evidentemente. A rinoplastia proporciona grandes satisfações. Lembre-se no que lhe foi dito anteriormente: cada caso é analisado individualmente na 1ª consulta, ocasião em que lhe são esclarecidos todos os detalhes aqui relatados, bem como aqueles que por lapso tenham sido olvidados. Desde que nos decidamos mutuamente a realizar a cirurgia (médico e paciente), é porque o resultado compensa. Caso contrário, deve-se recusar a operação.
Quando posso voltar a dirigir?
Em média após 3-4 dias, se as pálpebras não estiverem muito inchadas.
Quando posso voltar a trabalhar?
Se o trabalho não exigir esforços físicos, em média 4-5 dias após a cirurgia, com a ressalva que ainda estarás com as pálpebras arroxeadas.
Quando eu voltar do hospital o que posso comer?
No primeiro dia o importante é ingerir bastante líquidos associado a uma alimentação leve. Com o passar dos dias já é permitido alimentar-se conforme tolerância, com uma dieta rica em fibras e balanceada.
É necessário fazer drenagem linfática?
Nesse tipo de cirurgia não é necessário, exceto em casos de inchaço muito intenso e prolongado.
Qual o preço de uma rinoplastia?
É preciso que o paciente entenda que não é possível escolher o formato do novo nariz, pois este deve estar em harmonia com o restante do rosto. É claro que o paciente pode sugerir o modelo para o cirurgião plástico, no entanto ele precisa estar ciente de que o resultado tem de ficar o mais natural possível, e quem vai dizer se o novo modelo do nariz vai combinar ou não com o rosto do paciente é o médico especializado em cirurgia de nariz. O ideal, assim, é que médico e paciente cheguem a um consenso quanto à cirurgia a ser realizada. Afinal de contas, o paciente e cirurgião têm de ficar satisfeitos com o resultado final da operação.
Cada vez mais cresce o número de homens e mulheres que desejam fazer o procedimento cirúrgico, apesar da cirurgia não ser nada barata. É claro que você irá encontrar diferentes preços, no entanto, o alto preço da rinoplastia se justifica pelo fato de ser um uma cirurgia que depende de diversos fatores. Em primeiro lugar, pode-se citar o cirurgião plástico que deve ser um especialista em fazer este tipo de cirurgia. Ou seja, quanto mais especializado o médico for na sua área de atuação, maior será o valor a ser cobrado. Outro fator que interfere no preço é o investimento que é feito na clínica onde a cirurgia será realizada, como, por exemplo, em relação aos profissionais que trabalham no local, o nível de conforto e segurança, os equipamentos modernos que são utilizados e, é claro, o objetivo da cirurgia.
Bom, se o paciente seguir todas as recomendações do médico, ele poderá se recuperar mais rapidamente e conferir o resultado final da rinoplastia. Por isso, não se deixe cair em tentação e faça tudo o que o médico mandar. Afinal de contas, o beneficiado será você.
Fontes: Minha Vida /saúde alimentação bem-estar / Mundo das Tribos / Dr. Rodrigo Dreher – Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica / Rinoplastia.net / Abril.com
Você também pode gostar de:
hiperidrose: como acabar com o suor excessivo
hiperidrose: como acabar com o suor excessivo
Diabetes: pele delicada esconde uma série de perigos
Diabetes: pele delicada esconde uma série de perigos
Linfomas: Poucos sabem o que é. Mas têm grandes chances de cura
Linfomas: Poucos sabem o que é. Mas têm grandes chances de cura
19 sintomas de câncer. Aprenda a identificá-los
19 sintomas de câncer. Aprenda a identificá-los
Câncer de ovário: primeiro passo para o diagnóstico é lembrar que a doença existe
Câncer de ovário: primeiro passo para o diagnóstico é lembrar que a doença existe
Tags:Cirurgia de nariz, Erros cirúrgicos, Os cuidados na rinoplastia, Rinoplastia
151 comentários


Perla Carreto
jul 2, 2014
+Responder

Fui submetida a rinoplastia ha um mês. … estou com o lado direito do nariz (giba lateral) inchada e dura, enquanto o outro lado está melhorando. … o meu cirurgião plástico relata que pode ser fibrose…. estou desesperada. … o que devo fazer em casa para atenuar esta situação? Sou enfermeira e estou muito depressiva. .. Estou aplicando compressas frias e usanso corticóide e antibiótico tópico. Por favor, me ajude. Grata desde já, Perla.

Gilmar Torquato
jul 3, 2014
+Responder

Perla, Obrigado pela visita.. Volte sempre! A fibrose é um outro nome para o tecido de cicatrização que sempre se forma entre as cartilagens do nariz e a pele após a cirurgia. Em condições ideais ela se forma e não atrapalha o resultado. Porém, em alguns casos pode haver proliferação excessiva gerando alterações de contorno e/ou distorções das cartilagens. Existe uma predisposição genética e pessoas com pele grossa são especialmente predispostas, mas acreditamos que o principal motivo disto acontecer é a execução inadequada da cirurgia. Alguns motivos: reduzir demais o esqueleto, deixando a pele sem suporte e permitindo o acúmulo de sangue entre a pele e as cartilagens após a cirurgia; execução incorreta do curativo; etc. A fibrose pode ser atenuada utilizando injeções de triancinolona, desde que isto seja feito durante as primeiras semanas/meses após a cirurgia (antes da fibrose se formar e se consolidar ao redor do esqueleto do nariz). Em casos onde a fibrose já se instalou, somente a cirurgia pode ser capaz de retirá-la. Procure mais orientações com seu médico. Volte sempre! Um grande abraço!!

Tatiane
abr 24, 2015

Fiz rinoplastia em fevereiro do ano passado, e sempre fui aos retornos , ele sempre dizia que estava tudo certo coisa de 5 minutos, nesse ano quando estava chegando os dias de ir ao retorno de um ano, eu consegui o doador de corneas q eu precisava pq estava com cerotocone avançada no olho esquerdo, ai liguei e avisei que nao podia ir e se eu poderia marcar depois que me recuperace do transplante de corneas, ai fiquei os 30 dias sem poder sair, ai em março quando eu ia marcar fiz no outro olho uma cirurgia a laser mais 30 dias sem sair, ta ai fui la na clinica essa semana falar com o médico, nossa fui super mal tratada, isso que nem posso dirigir ainda, pq eu queria ver pra marcar um retoque pq ja deu um ano de cirurgia, a moça disse tem q pagar nova consulta, isso q liguei avisando pq nao podia ter ido, achei uma falta de consideração, ainda mais pq ele nao leva 5 minutos pra olhar e ver que tem q fazer novamente o nariz esta muito estranho ficou para o lado fico constrangida…e fiquei muito triste que nao podia me ceder nem 2 minutos …resumindo perdi a viagem..o que faço??

Gilmar Torquato
abr 25, 2015

Tatiane, Não quero aqui tomar partido de A ou de B. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM) o prazo para um retorno é determinado pelo médico. No caso de rinoplastia, em que o resultado final é longo, podendo chegar a um ano, pode-se estabelecer esse acordo de que dentro desse prazo será considerado retorno para avaliações médicas. Após isso, que é o seu caso agora, será cobrado como se fosse a primeira vez. O único erro que vejo aí no seu relato é que foi maltratada (ouvindo apenas o seu lado da história). Para marcar um retoque após um ano da cirurgia entende-se uma nova consulta e um novo procedimento. O médico não fez isso porque quer. Existem normas que os médicos tem que seguir. Quando houver necessidade de que o paciente se submeta a exames cujos resultados não podem ser apreciados na consulta, o ato médico terá continuidade em um segundo encontro, que deverá ocorrer dentro de prazo fixado pelo médico – a resolução determina que, neste caso, não deve haver cobrança de novos honorários.
No entanto, havendo alterações de sinais ou sintomas que requeiram nova anamnese, exame físico, formulação de hipóteses ou conclusões diagnósticas e prescrição terapêutica o procedimento médico será considerado nova consulta e deverá ser remunerado. Nos casos de doenças que exigem tratamento prolongado, com reavaliações e modificações terapêuticas, as consultas poderão ser cobradas, a critério do médico.
“A resolução regulamenta o ato da consulta médica e a possibilidade de sua complementação em um segundo momento, no retorno. Ela estabelece que cabe ao médico indicar livremente os prazos de retorno. A determinação do tempo necessário para avaliação do paciente e de seus exames segue critérios técnicos e médicos, e não administrativos”, explica o conselheiro federal Antônio Pinheiro, relator do documento.
Veja o que diz o Conselho Federal de Medicina:
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA
RESOLUÇÃO CFM nº 1.958/2010
(Publicada no D.O.U. de 10 de janeiro de 2011, Seção I, p. 92)
Define e regulamenta o ato da consulta médica, a possibilidade de sua complementação e reconhece que deve ser do médico assistente a identificação das hipóteses tipificadas nesta resolução.
O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA, no uso das atribuições conferidas pela Lei nº 3.268, de 30 de setembro de 1957, alterada pela Lei nº 11.000, de 15 de dezembro de 2004, regulamentada pelo Decreto nº 44.045, de 19 de julho de 1958, e
CONSIDERANDO que a medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e deve ser exercida sem discriminação de qualquer natureza;
CONSIDERANDO que para exercer a medicina com honra e dignidade o médico deve ter boas condições de trabalho e ser remunerado de forma justa;
CONSIDERANDO interpretações conflitantes quanto à remuneração de consultas médicas e casos de retorno dentro do mesmo ato;
CONSIDERANDO que a complexidade das reações orgânicas frente aos agravos à saúde necessita do conhecimento específico da medicina e que só o médico é capaz de identificar modificações do quadro ou nova doença instalada;
CONSIDERANDO o inciso XVI dos Princípios Fundamentais dispostos no Código de Ética Médica, no qual se lê que “nenhuma disposição estatutária ou regimental de hospital ou de instituição, pública ou privada, limitará a escolha, pelo médico, dos meios cientificamente reconhecidos a serem praticados para o estabelecimento do diagnóstico e da execução do tratamento, salvo quando em benefício do paciente”;
CONSIDERANDO a necessidade de disciplinar essa importante e básica atividade médica;
CONSIDERANDO, finalmente, o decidido em sessão plenária de 15 de dezembro de 2010,
RESOLVE
Art. 1º Definir que a consulta médica compreende a anamnese, o exame físico e a elaboração de hipóteses ou conclusões diagnósticas, solicitação de exames complementares, quando necessários, e prescrição terapêutica como ato médico completo e que pode ser concluído ou não em um único momento.
§ 1º Quando houver necessidade de exames complementares que não possam ser apreciados nesta mesma consulta, o ato terá continuidade para sua finalização, com tempo determinado a critério do médico, não gerando cobrança de honorário.
§ 2º Mesmo dentro da hipótese prevista no parágrafo 1º, existe a possibilidade do atendimento de distinta doença no mesmo paciente, o que caracteriza novo ato profissional passível de cobrança de novos honorários médicos.
Art. 2º No caso de alterações de sinais e/ou sintomas que venham a requerer nova anamnese, exame físico, hipóteses ou conclusão diagnóstica e prescrição terapêutica o procedimento deverá ser considerado como nova consulta e dessa forma ser remunerado.
Art. 3º Nas doenças que requeiram tratamentos prolongados com reavaliações e até modificações terapêuticas, as respectivas consultas poderão, a critério do médico assistente, ser cobradas.
Art. 4º A identificação das hipóteses tipificadas nesta resolução cabe somente ao médico assistente, quando do atendimento.
Art. 5º Instituições de assistência hospitalar ou ambulatorial, empresas que atuam na saúde suplementar e operadoras de planos de saúde não podem estabelecer prazos específicos que interfiram na autonomia do médico e na relação médico-paciente, nem estabelecer prazo de intervalo entre consultas.
Parágrafo único. Os diretores técnicos das entidades referidas no caput deste artigo serão eticamente responsabilizados pela desobediência a esta resolução.
Art. 6º Revogam-se todas as disposições em contrário.
Art. 7º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Um grande abraço e volte sempre!

Luana
fev 17, 2015
+Responder

Fiz minha rinoplastia a 2 meses e a minha ponta tava para cima bem bonitinha ate dar 1 mes depois ela abaixou totalmente e estou com carocinho no osso.. Eu chorei e berrei muito durante esses meses voce acha que isso pode ter prejudicado o resultado final da minha cirurgia?

Luana
mar 1, 2015

Estou aguardando a resposta

Gilmar Torquato
mar 3, 2015

Luana, a ponta do nariz após uns 15 dias fica dura e dormente, é normal devido aos coágulos, assim como nas laterais do osso do nariz. Dá a impressão que o médico ao invés de melhorar, piorou a região, mas é assim mesmo. Incha, fica duro, com o tempo vai se dissolvendo, as vezes mais de um lado do que de outro, dando aspecto de torto. As vezes as asas do nariz parecem muito tortas devido ao inchaço que pode ocorrer mais de um lado que de outro e não tem como prever. Lembre-se que um nariz que já era torto mais para um lado que outro, uma narina mais aberta ou com formato diferente do outro, manterão estes formatos já que ninguém tem um lado igual ao outro, por isso se tira foto antes para mostrar algumas alterações que já existam e que por vezes são impossíveis de corrigir.
Cada paciente comporta-se diferentemente do outro em relação à evolução das cicatrizes e no caso específico do nariz, geralmente tornam-se imperceptíveis, Certos pacientes podem, no entanto, apresentar tendência a cicatrização inestética (hipertrófica ou queloide). Este fato deverá ser discutido na consulta inicial, bem como suas características familiares. Pessoas de pele clara tendem a desenvolver menos este tipo de cicatrização.
Vários recursos clínicos e cirúrgicos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. A cicatriz hipertrófica ou queloide, não devem ser confundidas, entretanto, com a evolução natural do período mediato da cicatrização. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatórios, quando pode se fazer a avaliação da fase em que se encontra. Lembrando sempre que a cirurgia começa a apresentar os resultados com 3 meses, sendo estes bem notados após 1 ano e meio, já que a pele tem seus “vícios” do formato antigo, demorando meses para acomodar ao novo formato. Um grande abraço e volte sempre!

Bianca
mar 6, 2015

Tenho uma duvida. eu fiz minha rinoplastia faz um pouco mais de 2 meses e levei um beliscao no meu nariz e isso esta me preocupando muito. Isso pode influeciar resultado final. Estou achando meu nariz maior e mais para baixo. Um apertao pode entortar por dentro?

Bianca
mar 6, 2015
+Responder

Tenho uma duvida. eu fiz minha rinoplastia faz um pouco mais de 2 meses e levei um beliscao no meu nariz e isso esta me preocupando muito. Isso pode influeciar resultado final. Estou achando meu nariz maior e mais para baixo. Um apertao pode entortar por dentro?

Gilmar Torquato
mar 7, 2015

Bianca, dependendo da força exercida, existe, sim, há chance de entortar. Se não seguir todas as recomendações corretamente no pós operatório, existe o risco de entortar o nariz, por exemplo, em quanto o nariz esta ossificando novamente e você dormir apoiado no mesmo lado ou levar uma pancada o nariz ira ossificar torno. Ou seja, após fratura, se não houver a correta imobilização, sempre existe o risco de ficar torno, mesmo que a cirurgia tenha sido executada perfeita e simetricamente. Faça uma visita ao seu médico e acabe de vez com sua dúvida. Um grande abraço e volte sempre!

Mirella
jul 25, 2014
+Responder

Passei por uma rinoplastia há 15 dias, e ontem ao pegar mantimentos em meu armário um pacote de biscoitos (leve) caiu sobre meu nariz, mais precisamente em direção à narina direita. O pacote caiu de uma distância pequena, e na hora do incidente nao senti muita e não tive sangramentos nem nada, mas estou extremamente preocupada quanto ao fato de poder ter comprometido minha cirurgia, principalmente a ponta do nariz. Isso é possível?

Gilmar Torquato
jul 25, 2014
+Responder

Mirela, como você mesmo disse, não houve sangramento e foi uma pancada muito leve… Mas, na dúvida, entre em contato com seu médico para uma possível verificação… Não adianta eu dizer nada aqui… Um grande abraço! Volte sempre!

Flávia
ago 28, 2014
+Responder

Oi… Fiz a rinoplastia a oito dias, e estou sempre sorrindo e sinto um certo incomodo, isso pode me prejudicar em alguma coisa?

Gilmar Torquato
ago 28, 2014
+Responder

Flávia, Nos primeiros 15 dias, é aconselhável evitar movimentos faciais, como sorrisos e gargalhadas, para não mexer nos pontos. Se os pontos se soltarem poderá pegar uma infecção… Mantenha-se, se possível, afastado de quem te faz sorrir… Pelo menos até passar de 15 a 20 dias…. Caso infeccione, deverá tomar antibiótico. Lembre-se que o resultado final da rinoplastia é demorado mesmo.. Quanto mais cuidado tiver no início, mais rápido chegará ao resultado almejado! Bom ter você aqui.. Volte sempre! Um grande abraço!

Mari
ago 28, 2014
+Responder

Boa tarde, fiz a cirurgia há 19 dias. O Nariz está lindo, adorei, mas percebi que um “buraco” está maior que o outro e fiquei desesperada. Isso é normal? Para igualar, será necessário fazer outra cirurgia? Isso pode ser corrigido numa cirurgia de reparação?

Gilmar Torquato
ago 28, 2014
+Responder

Mari, acho normal devido ao inchaço, ao que tudo indica… Não se pode ficar medindo nada por agora pois está muito recente… Mas se isso te preocupa tanto, procure seu médico para que ele a tranquilize… Fique em paz! Volte sempre! Que bom te ver por aqui.. Um grande abraço!

Luciene
jan 27, 2015
+Responder

Mari…como ta seu nariz agora?
Eu fiz uma rinoplastia a 2 semanas e to com o mesmo problema.Uma narina maior que outra e estou muito preocupada. Meu médico disse que tenho que esperar mas tenho medo de ter que passar por outra cirurgia.

Carol
ago 20, 2015

Estou com 25 dias de cirurgia, também passei e estou passando pelo mesmo que voces, uma narina mais aberta que a outra.
Pèrguntei ao meu médido e ele me disse que geralmente as pessoas tem essa diferença, mas ela esta me incomodando demais, pois de frente é notável um lado mais baixo que o outro. Será que só com outra cirurgia irei corrigir isso, ou seria muito cedo ainda pra pensar nisso?

Gilmar Torquato
ago 20, 2015

Carol, muito cedo para pensar nisso. Espere tudo ficar desinchado e aí sim, terá uma avaliação melhor sobre o resultado. Mas qualquer dúvida não hesite em voltar ao seu cirurgião para que ele mesmo esclareça o que será feito. Entendido? Um grande abraço e volte sempre!

elisa
set 13, 2014
+Responder

Oi me ajude, estou desesperada, fiz uma rinoplástia a um mês e meu nariz está um lado maior que o outro ,o meu medico passou triancil para a plicar na minha narina ,estou com muito medo, o que faço?

Monique
set 15, 2014
+Responder

Fiz uma rinoplastia 3 meses atras. E hj fui no meu cirurgião e ele aplicou uma injeção de corticoide no nariz. Disse q era p desinchar o nariz e ate dar uma afinada na pele. So q ele ta super inchado. Maior do q era antes da cirurgia. Vi relatos aqui na internet de pessoas q fizeram o procedimento com corticoide e ficaram com nariz inchado um bom tempo. Gostaria de mais explicações sobre a injeção de corticoide. Tenho risco de ficar com nariz pior do q era? Ou esse inchaço vai sumir? Obrigada

Gilmar Torquato
set 16, 2014
+Responder

Monique, o corticoide químico tem como ação principal inibir o sistema imunológico e suprimir a inflamação. Por que inflamamos? A inflamação é a nossa defesa natural. Quando somos agredidos, nós inflamamos. Antes de curar de uma gripe, por exemplo, pioramos bastante, temos febre, mal estar, dores no corpo. Após essa fase de piora, melhoramos e curamos a gripe. Assim é com toda a agressão, seja por micróbios ou por lesões químicas ou físicas (queimaduras, traumas, ácidos, venenos). Ou seja, a inflamação faz parte do processo natural de cura. É a nossa defesa. Há inflamações exageradas, como em crises alérgicas, que necessitam intervenção, ou no caso descrito de trauma craniano ou cirurgias. Mas como os corticoides suprimem toda a inflamação, eles acabam retirando rapidamente os sintomas. Quando o médico recebe um paciente sofrendo de uma doença, o que normalmente o médico quer é que os sintomas desapareçam o quanto antes. E é aí que entram os corticoides. Esses medicamentos retiram toda a reação do organismo. Então “aparentemente” o paciente é curado. Mas o que pode acontecer, é que os fatores agressores continuam ali, o que foi retirado foi a reação do organismo. Mas o médico e o paciente ficam satisfeitos, pois os sintomas desapareceram. Esse raciocínio acaba levando o médico a prescrever cada vez mais corticoides, e não pode ser negligenciado o risco desta atitude gerar mais problemas do que a doença inicial. No uso curto por poucos dias, não há problema: uma vez suspenso o medicamento, a glândula supra-renal retoma a sua produção diária normal. Entretanto, se a terapia for prolongada (acima de 30 dias) a retomada da atividade da glândula pode ser lenta ou até mesmo permanente, acarretando sérios problemas de saúde.
Quanto a ficar com o nariz pior do que era, já foi dito no próprio texto que os erros são comuns, mas não posso dizer se vai acontecer com você. Os riscos cirúrgicos específicos da rinoplastia são sangramento abundante e dificuldade respiratória no pós-operatório, além de resultados insatisfatórios. Como qualquer cirurgia, a rinoplastia inclui riscos de infecção e relacionados à anestesia. Muitas cirurgias precisam ser refeitas por algum tipo de erro, seja na totalidade ou apenas um pequeno enxerto. Boa sorte.. Obrigado por participar aqui no Ler Saúde… Volte sempre e um grande abraço!

MARILIA
set 26, 2014
+Responder

DIA 06 DE OUTUBRO FARÁ UM MÊS QUE FIZ RINOPLASTIA.
MEU NARIZ ESTÁ ME PREOCUPANDO, POIS UMA BASE NASAL ESTÁ MAIOR QUE OUTRA E NÃO AFINOU NADA NEM LEVANTOU NADA.
ESTOU DESESPERADA, O QUE FAÇO?

Carla
set 26, 2014
+Responder

Oii faz 1 semana que fiz rinoplastia se eu espera mais uma semana posso utilIizar chapinha no cabelo ? Tem algum problema

Carla
set 26, 2014
+Responder

Por favor me responde o mais rapido que puder eu tenho um aniver pra ir eu queria utilizar a chapinha eu n utilizo secador

Gilmar Torquato
set 26, 2014
+Responder

Carla, não posso te responder… Informe-se com seu médico.. O calor aumenta o inchaço… Este não é o local para dar esse tipo de orientação. Grande abraço!

Caique
set 27, 2014
+Responder

Há algum tipo de nariz onde a rinoplastia não possa ser feita? Tenho dúvida, pois meu nariz tem uma ponta “gorda”, sempre que pesquiso sobre a rinoplastia, nunca encontro um parecido. Otima matéria!! Abraços!

Gilmar Torquato
set 27, 2014
+Responder

Obrigado, Caique… Os critérios para indicação da rinoplastia e o novo formato do nariz são a proporção e a simetria facial, através de medidas da face, sempre entendendo e respeitando o desejo do paciente. Porém, a sensibilidade para notar o melhor caminho e procedimento para cada tipo de rosto não é encontrada em cálculos perfeitos, portanto, deve ser considerada a visão estética do cirurgião. Hoje existem softwares em 3D que utilizam a foto do próprio paciente para a visualização do nariz após a cirurgia plástica, mas é importante lembrar que eles dão apenas uma noção vaga dos resultados e não a certeza de como poderia ficar o resultado. Volte sempre.. Um grande abraço!!

Sirlei Heilmann Alves da silva
out 1, 2014
+Responder

fiz uma rinoplastia há quarenta dias…Segui todas as recomendações médicas e notei que meu nariz está bem torto pra direita.
Sem contar que na parte interna surgiu uma ¨bola¨ apenas de um lado …
.Como saber se de fato é fibrose? Sei que o resultado final é demorado, mas o que posso fazer para amenizar ou impedir que aumente
ou cause danos ainda maiores?
Aguardo ajuda
Sirlei

Gilmar Torquato
out 2, 2014
+Responder

Sirlei, para ter certeza se é fibrose retorne ao seu médico para uma avaliação. A fibrose é um outro nome para o tecido de cicatrização que sempre se forma entre as cartilagens do nariz e a pele após a cirurgia. Em condições ideais ela se forma e não atrapalha o resultado. Porém, em alguns casos pode haver proliferação excessiva gerando alterações de contorno e/ou distorções das cartilagens. Existe uma predisposição genética e pessoas com pele grossa são especialmente predispostas, mas muitos acreditam que o principal motivo disto acontecer é a execução inadequada da cirurgia. Alguns motivos: reduzir demais o esqueleto, deixando a pele sem suporte e permitindo o acúmulo de sangue entre a pele e as cartilagens após a cirurgia; execução incorreta do curativo; etc. Caso faça uma nova cirurgia para correção da primeira ela pode acontecer novamente. Mas existem manobras técnicas que podem ajudar a evitar que isto aconteça. Em geral, muitos especialistas acreditam numa boa chance de melhora se a cirurgia for executada corretamente.

Sirlei Heilmann Alves da silva
out 2, 2014
+Responder

Retornei ao médico,que me garantiu não ser fibrose …que isso faz parte da cicatrização e vai desaparecer com o tempo.
Quanto ao nariz estar um pouco torto, me pediu para massagear constantemente a região.Pelo fato de ser muito recente, acaba alinhando,já que está bem inchado.
Estou ciente que demora um bom tempo pra recuperação dos tecidos internos, mas no caso de não ter um resultado estético satisfatório, quanto
tempo tenho que aguardar para fazer o retoque?
A parte funcional está muito boa já que não tinha passagem de ar alguma,estou respirando super bem…no caso de refazer para apenas alinhar, é muito complicada a cirurgia? Vou passar pelo mesmo ¨suplício¨que foi a primeira?
Obrigada

Gilmar Torquato
out 3, 2014
+Responder

Sirlei, não pense em refazer quando não há necessidade… Dê tempo ao tempo, converse com seu médico.. Se ele diz que está tudo correndo bem, confie nele. Um grande abraço!

Heleílde
out 5, 2014
+Responder

Fiz uma rinoplastia há 1 mês e nos primeiros 20 dias alguns dos pontos ficaram meios soltos… no inicio não dei muita atenção pois não me atrapalhava mas quando tirei os pontos percebi um pequeno buraco na lateral do nariz, mas como era bem pequeno não me incomodei pois achei que iria cicatrizar, porém esse buraco parece estar aumentando e agora parece estar formando uma terceira narina na lateral do meu nariz. Estou realmente em pânico pois está incomodando bastante quando respiro pois o ar também passa por essa abertura, e durante a noite faz barulhos como se houvesse algum tipo de sucção sendo realizada na lateral do meu nariz que não me deixa dormir.
Obrigado desde já,
Heleíde.

Gilmar Torquato
out 5, 2014
+Responder

Heleílde, em casos raros, um buraco no septo (a parede que divide as duas narinas) pode ser causada pelo procedimento de rinoplastia. Geralmente, essa condição não causa muito problema, e os pacientes podem continuar com suas vidas diárias da maneira usual. No entanto, em alguns casos, um buraco no septo pode resultar em um ruído de assobio quando um paciente respira, juntamente com crostas, obstrução e sangramento nasal.
Em tais casos, um cirurgião otorrinolaringologista pode recomendar outra rinoplastia mais para reparar o buraco surgido do outro procedimento. Sugiro que procure seu médico para uma avaliação.

alan cipriano
out 12, 2014
+Responder

boa noite , a cerca de 6 meses eu fiz uma rinoplastia. meu nariz estava com o desvio para o lado esquerdo,e não conseguia repirar com um dos lados do nariz.. conseguir realizar a operação, porém apos um tempo notei que o nariz que respirava corretamente não estava respirando como antes , ele estava cada vez pior. hoje em dia não respiro pelo lado direto do nariz, somente pelo esquerdo ( a principio eu respirava somente com o o direito ) .. será que esse eh um caso que necessite de uma operação segundaria ?

Gilmar Torquato
out 14, 2014
+Responder

Alan, somente um cirurgião para avaliar o seu caso. Não se pode fazer isso via Net! Faça uma consulta com seu médico de confiança e tire todas as suas dúvidas. Obrigado, volte sempre.. Um grande abraço!

Erika
out 21, 2014
+Responder

Olá,
quero parabenizá-lo pelo texto, foi o mais esclarecedor que li até o momento!
Fiz minha rinoplastia há 15 dias e, tirando o inchaço que acaba alterando um pouco a simetria das narinas, a recuperação está correndo bem.
Um abraço!

Gilmar Torquato
out 21, 2014
+Responder

Obrigado, Érika! Que bom que gostou! Espero que tudo dê tudo certo e que você consiga o resultado esperado! Boa sorte e boa recuperação!! Um grande abraço!!

Erika
nov 26, 2014
+Responder

Oi Erika tudo bem? Bom me chamo Erika também, será que pode me dar umas dicas da sua rino? Vou fazer a minha na próxima semana.
Bjs até mais.

Michele
nov 5, 2014
+Responder

Boa noite! Fiz uma rinoplastia a 20 dias, segui todas as orientações e há 4 dias apareceu como se fosse um caroço, do lado direito próximo aos olhos. Um pouco pra cima acabou aparecendo uma parte mais baixa da pele, como se tivesse apertado um local inchado, e ta fundo. O que pode ser e será que vou ter que operar novamente?

Gilmar Torquato
nov 6, 2014
+Responder

Michele, é bom que volte ao seu médico/cirurgião para que seja avaliada sobre isso. Ele, pessoalmente, poderá te dá todas as orientações e sanar as suas dúvidas. Obrigado, volte sempre e um grande abraço!

Juliana
nov 6, 2014
+Responder

Olá, por favor gostaria que respondesse minha duvida.
Fiz uma rinoplastia em abril de 2009. Na época, fiquei muito feliz com o resultado.
Porém hoje, observo que o meu nariz tem um leve desvio para o lado esquerdo.. o que faz com que eu goste mais apenas do meu lado direito (de perfil). Há a possibilidade da cirurgia ter sido mal feita e ter me ocasionado um desvio de septo? Fico pensando se vale a pena refazer a cirurgia.. tenho medo que esse lado “torto”, aumente.. isso é possivel?
Obrigada!

Gilmar Torquato
nov 6, 2014
+Responder

Juliana, Nariz torcido ou torto geralmente ocorre secundário a trauma na infância ou na idade adulta. Outras vezes, o nariz pode desviar inexplicavelmente. O nariz torto pode ser associado com a dificuldade respiratória. Nestes casos, os objetivos que se procuram são estéticos (correção de nariz torto) e funcionais (respiração nasal adequada). Recomenda-se que o cirurgião possa resolver os dois problemas em uma só cirurgia . Sempre ter em mente que a cartilagem de desvio é cirurgicamente complexa de resolver e, por vezes, a cirurgia pode não resolver 100% do desvio. Em outros casos, há um efeito de memória que faz com que o nariz com o tempo procure encontrar a posição original. Isto requer precisas e específicas técnicas cirúrgicas para evitar o efeito. Quanto a sua cirurgia de 2009 não posso dizer nada. Caso esse desvio esteja te incomodando, procure sempre a orientação de um otorrino de sua confiança. Volte sempre e um grande abraço!

jessica camargo
nov 7, 2014
+Responder

Ola,primeiramente parabens pelo texto,muito bem explicado.
Ao contrario dos outros colegas nao fiz rinoplastia,pelo fato do meu medo,tbm alimentado pelo pavor de cortes em pele,só de imaginar a situcao me apavora,mas vontade nao me falta,mesmo.
Li seu texto e me apavorei mais ainda,por saber q sentirei agunia,e muita pq numa situacao dessas sei que sou fraca.
Eu nao surpoto nem agulha furando.
Por favor …me diga que é tudo tranquilo!
Desde ja obrigada!!!

Gilmar Torquato
nov 8, 2014
+Responder

Jéssica, Não tem como falar que é tranquilo, que você não vai sentir nada… Infelizmente! Se não se sente preparada pra fazer, se vê que não dá conta de todas as consequências de uma rinoplastia, realmente, sugiro que não faça. Aceite o que Deus te deu e bola pra frente. Caso seja um problema de saúde em que a única opção seja a rinoplastia, converse com seu médico de confiança pra sanar mais dúvidas. Mas se está disposta a enfrentar uma rinoplastia vou ser sincero. Veja uma lista de coisas que acontece no pós cirúrgico:
O pós-operatório da rinoplastia é algo que assusta muitas pessoas que querem melhorar o nariz. Veja com detalhes sobre tudo o que pode acontecer durante os meses que sucedem a operação, para que você fique preparado para o que der e vier! Em primeiro lugar, vale destacar que a recuperação da rinoplastia não é igual para todos. Contudo, há algumas situações recorrentes das quais é bom você estar ciente.
DOR: Independentemente do método utilizado ou do tipo de cirurgia feita, é comum que, no pós-operatório da rinoplastia, o paciente sinta uma dor relativamente forte no local e também dor de cabeça, mas isso dura pouco tempo, cerca de um ou dois dias. Durante este ínterim, grande parte dos pacientes fazem uso de analgésicos narcóticos. Passado esse período, a dor fica mais amena e os pacientes trocam os remédios fortes por outros mais fracos, como paracetamol. Caso o paciente sinta dores intensas e insuportáveis, há grandes chances de que ele esteja com uma infecção. Portanto, caso isso ocorra durante a recuperação da rinoplastia, procure seu médico o quanto antes.
Talas, tampões e esparadrapos: O pós-operatório da rinoplastia inclui o uso de uma tala por um período que varia de quatro a sete dias, aproximadamente, findo o qual ela é substituída por um curativo simples que deverá ser usado por cerca de sete dias. Tais artifícios são necessários para a imobilização e melhor acomodação da nova estrutura nasal.
Sangramento: Não se assuste caso seu nariz sangrar. Isso é bastante comum na primeira semana de recuperação da rinoplastia e pode acontecer ocasionalmente após esse tempo. No entanto, caso o sangramento seja excessivo, consulte seu médico.
Congestão nasal: É extremamente comum (e muito chato, por sinal) apresentar congestão nasal por algumas semanas após a rinoplastia. Isso é normal e fácil de ser entendido: o inchaço do nariz causa a obstrução das vias aéreas. A congestão é intensa nos primeiros dias e tende a ficar mais amena ao longo do fim da primeira semana.
Insônia: Uma das consequências diretas da congestão nasal, da piora na qualidade da respiração e também no uso prolongado de tampões nasais, são noites mal dormidas (a não ser que você seja acostumado a respirar pela boca). Portanto, pode ser que você tenha que usar remédios para dormir nos primeiros dias da recuperação da rinoplastia – sempre com indicação médica!
Hematomas e inchaços após rinoplastia: É normal apresentar inchaço e hematomas tanto na região do nariz, quanto na região das bochechas e dos olhos após a operação, principalmente se o médico provoca a fratura dos ossos nasais. Isso, contudo, varia de paciente para paciente. Alguns pacientes sequer apresentam hematomas e outros ficam com a região logo abaixo dos olhos bem inchada e escura. Os hematomas costumam desaparecer após uma ou duas semanas.
Remoção da tala e dos pontos
Remoção da tala e dos ponto: Após cerca de uma semana à dez dias da cirurgia, eventuais pontos que restarem são removidos e o paciente é liberado do uso da tala. Passado esse período, você poderá lavar sua face delicadamente e, caso queira, usar um pouco de maquiagem para disfarçar as marcas da cirurgia ao sair de casa.
Inchaço prolongado e dormência: Passadas duas ou três semanas da rinoplastia, você perceberá que o inchaço terá regredido bem, aproximadamente 70%. Os outros 30%, contudo, irão regredir aos poucos, ao longo de cerca de um ano. Além disso, você poderá notar um inchaço ao exercitar-se ou realizar tarefas que demandem esforço físico.
Nariz escorrendo e mau cheiro: Nos primeiros meses seguintes à cirurgia plástica no nariz, pode ser que seu nariz escorra com mais facilidade, principalmente quando estiver irritado, como em ambientes secos. A rinite e outras alergias podem piorar ou até mesmo melhorar, dependendo do paciente (é a mesma lógica da melhoria na qualidade da respiração: quem possuía desvio de septo que foi reparado na cirurgia, possivelmente notará uma melhora). Algo que muitos sites de rinoplastia e os próprios pacientes que fazem relato da recuperação da rinoplastia em blogs ou sites não costumam mencionar é sobre um odor desagradável que pode ser exalado pelo nariz algum tempo depois da operação. Se isso acontecer, não se preocupe, é algo normal que acontece com muitos pacientes. Mas por que isso acontece? Pois bem. A cavidade nasal possui um revestimento mucoso que atua propulsionando o muco (que é naturalmente produzido pelo organismo) até a garganta. Essa ação involuntária ocorre todos os dias e é indispensável para que as vias aéreas se mantenham limpas… afinal, nosso organismo produz cerca de 1 litro de muco por dia, bastante não?! Acontece que depois da rinoplastia o funcionamento do nariz demora entre 4 a 6 semanas para retornar à normalidade, e durante este período ocorre acumulação de muco, que é a origem do mal cheiro. O pior disso tudo é que o mal cheiro pode durar um mês ou mais e é algo extremamente desagradável pois, por se localizar no próprio nariz, não há como evitar senti-lo… E para piorar, não é apenas cheiro, mas gosto também, devido à interligação entre as vias dos sistemas respiratório e digestivo. Para tentar evitar ao máximo este quadro ou acabar com o problema, você deve limpar o nariz diariamente com um spray salino.
Mas atenção: caso isso aconteça com você, a primeira coisa que deve fazer é procurar seu médico o quanto antes possível. Apesar de ser normal o surgimento de um mal odor após a cirurgia, isso também pode ser sinal de uma infecção. Portanto, se seu nariz está cheirando mal, não se desespere, apenas marque uma consulta com seu cirurgião e espere pelo diagnóstico.
E é mais ou menos isso aí… Volte sempre e um grande abraço!

Eva
nov 10, 2014
+Responder

Fiz uma rinoplastia á 30 dias, e com 15 dias uma narina levantou mais que a outra, a cicatriz ficou grossa e teve a retração. O médico falou que é fibrose, com 25 dias tomei injeção de corticoide na narina e estou fazendo massagem de compressão junto com a pomada. Minha duvida é se a narina vai ficar torta, pois, até agora não obtive nenhum resultado.

Gilmar Torquato
nov 13, 2014
+Responder

Eva, tem que ter calma mesmo.. Confie no seu médico e tire, com ele, todas as suas dúvidas… Obrigado.. Volte sempre e um grande abraço!

Harley
nov 12, 2014
+Responder

Oi, eu fiz uma rinoplastia é uma septoplastia em 2010 e percebi que existe uma leve diferença do lado direito, e realmente ficou torto pro lado esquerdo, esteticamente ficou muito bom muito natural mais esse problema de ser torto me incomoda muito tanto que em fotos é nítido ver o problema, sinto também que meu nariz entope muito e a certos momento que só respiro pela boça gostaria de saber se seria possível fazer a correção sem mudar o formato do nariz só corrigindo o torto.

Gilmar Torquato
nov 13, 2014
+Responder

Harley, para uma avaliação correta, procure um médico de sua confiança ou o mesmo que fez sua rinoplastia e faça uma avaliação. Aí sim, poderá tirar todas as suas dúvida. Obrigado, volte sempre e um grande abraço!

Lucas
nov 26, 2014
+Responder

Bom dia! Fiz uma septorinoplastia a um mês e seis dias atrás, minha respiração está boa, mas, anteriormente a cirugia, eu tinha fraturado o nariz 3 vezes. Logo meu osso nasal era bem deformado. Agora, após a cirugia, meu nariz esta bem inchado no osso, no local aonde ele mexeu. Isso é comum após um mes? Quanto tempo o inchaço osseo pode permanecer? Vi em outros artigos que o inchaço que mais permanece é o da pontal nasal, mas não mexi na ponta nasal, mexi apenas no osso nasal.

Gilmar Torquato
nov 26, 2014
+Responder

Lucas, não tem como definir um prazo exato para o inchaço desaparecer após uma rinoplastia. O edema é comum durante vários meses. Mesmo não mexendo na ponta nasal, como disse. Realmente, o inchaço na ponta nasal pode demorar de até um ano completo a 18 meses, em alguns indivíduos. É importante um acompanhamento do seu cirurgião porque por vezes existem simples processos que podem melhorar todo o processo de cicatrização. Converse sempre com seu médico. Obrigado, volte sempre e um grande abraço!

Erika
nov 26, 2014
+Responder

Ola, boa tarde! Na próxima semana irei realizar a minha cirurgia, desvio com a rino. Estou bastante tensa, mesmo porque meu médico não fez fotos de como “poderia ficar”, apenas tirou varias fotos e foi me mostrando o que precisaria ser alterado, para que ficasse bem natural. Procurei por um bom hospital e indicações de otorrino, encontrei elogios sobre o mesmo porém não consigo contato direto com pessoas que fizeram esse procedimento com ele anteriormente. Não sei se porque está chegando a tão esperada data, estou ficando com o coração na mão.

Gilmar Torquato
nov 26, 2014
+Responder

Erika, é muito natural a sua apreensão… Vejo que fez a escolha médica/hospital consciente… Se achar as fotos importante, peça pra ele te mostrar… No mais, só mesmo os cuidados pré-operatórios: após conversar com seu médico e esclarecer todas as suas dúvidas, ele lhe indicará alguns exames de rotina que recomendamos sejam feitos cerca de 10 dias antes da cirurgia. Também uma avaliação clínico-cardiológica (risco cirúrgico) será recomendada. Em casos determinados podemos solicitar outros exames específicos que possam ajudar no esclarecimento diagnóstico, como por exemplo, uma avaliação otorrinolaringológica. Lembre-se das recomendações gerais para as cirurgias, como não usar, por 2 semanas antes, medicamentos à base de AAS, anticoagulantes, corticoides de uso prolongado ou medicamentos para emagrecer; abstinência do fumo por 30 dias antes da operação; não usar cremes faciais ou maquiagem a partir da véspera da cirurgia; jejum de acordo com a recomendação médica (10 horas antes da cirurgia). Comunicar ao seu médico qualquer anormalidade ou uso recente de medicamentos, alergias medicamentosas ou alimentares e alguma outra recomendação que venha a ser pertinente. Guardar em casa objetos pessoais como jóias e bijuterias. Se você está habituado(a) com limpeza de pele ou caso seja recomendado pelo cirurgião, procure fazê-la cerca de 7 a 10 dias antes da cirurgia pois no pós-operatório recente ela não será permitida. Acordar de jejum no dia da cirurgia, tomar banho completo e chegar ao hospital 1 hora antes da cirurgia, com acompanhante. No mais, boa sorte… Fique calma… Que tudo coora bem.. Volte sempre e um grande abraço!

Carolina
nov 29, 2014
+Responder

Boa tarde,
Parabéns pelo artigo e pelos esclarecimentos.
Farei minha rinoseptoplastia em janeiro/15, tenho nariz batatinha na ponta e devido a isso, meu médico falou que poderá gerar fibrose, pois ele terá de tirar mta cartilagem. Isso me deixou bastante apreensiva. Não encontro imagens de narizes operados com fibrose. Esse tipo de problema fica mto visivel? O médico me falou em aplicações de um produto americano para reduzir/previnir o problema, será que isso funciona msm?
Estou com mto medo, mas deixar meu nariz menor e mais afinado é um sonho de mtos anos. Ah, procurei mto para decidir o médico que vou operar, que tem mtos anos de experiencias e entrevistas na tv e é professor universitário.
Agradeco a atenção,
Carolina

valeria
dez 1, 2014
+Responder

Fiz minha rimo plástica há 25 dias …
Meu buraco do nariz está tão pequeno que mal entra o cotonete … e um Mais pequeno que o outro . Esta me prejudicando muito na respiração … pq não consigo limpar desde a cirurgia não fiz uma limpeza descende. E também está com umas bolas dentro … enfim não respiro direito. E meus buracos estão muito pequenos o médico insiste em falar que é normal. Que vai ficar bom. .. Estou com medo .. Nunca vi isso os buracos ficarem fechados … ele cortou minha asa e costurou muito isso que eu acho. Mas ele não quer concord com isso

Gilmar Torquato
dez 2, 2014
+Responder

Valéria, o inchaço na parte interna do nariz diminui o calibre das vias aéreas e consequentemente a passagem de ar. Felizmente, isto melhora bastante após 2-4 semanas. Qualquer obstrução da via aérea após 1 mês da cirurgia não pode ser creditada ao inchaço. Quanto a cirurgia feita por ele não posso emitir opinião… Converse com ele, explique o que está sentindo, peça a ele para fazer uma limpeza, se for o caso… Volte sempre.. Um grande abraço!

Lais
dez 7, 2014
+Responder

Boa tarde
Fiz uma cirurgia de desvio de septo dia 10/11/14. Noto que uma narina está mais baixa que a outra. Vejo pelas fotos que tiro que não estão iguais im buraco mais fechado que o outro é uma lateral mais baixa que a outra. Em um mês já da pra notar que ficou torto mesmo? ou pode mudar? Obrigada

patricia
dez 10, 2014
+Responder

fiz uma rinoplastia a um ano e ainda não consegui enxergar um nariz mais bonito do que o anterior ,meu rosto ficou feio com o nariz novo estou triste demais …. é possivel desfazer e tentar deixar o meu nariz como era antes ??(

Gilmar Torquato
dez 11, 2014
+Responder

Patrícia, difícil essa resposta… O que a natureza faz é difícil imitar, mesmo que não seja o ideal! A realização de uma segunda rinoplastia depende do grau de insatisfação do paciente, que deve lembrar que nenhum de nós possui um nariz perfeito e que a segunda cirurgia é sempre mais difícil do que a primeira. Inclusive, o nariz pode ficar com uma aparência pior se a técnica correta não for utilizada e/ou o corpo responder de uma forma imprevisível. Portanto, o que é sugerido é que você realize a cirurgia somente se estiver muito incomodada com o defeito. Se for apenas um incômodo leve, talvez seja melhor não operar! Procure informações com outros profissionais que poderão lhe dar uma posição melhor sobre o seu caso. Obrigado.. Volte sempre e um grande abraço!

Edjane
dez 10, 2014
+Responder

Ola fiz minha cirurgia no dia 05.11.14 fiz toros os cuidados rigorosamente porem ha dois dias estou com muita coriza e agora. Um catarro branco faço de tudo para não ficar assolando, porem as vezes assoo. Tenho medo de prejudicar o meu nariz pois por dentro acho que não cicatrizou. E ficou perfeito minha duvida e se esse resfriado persistir e ficar assolando o meu nariz pode ficar com defeito???

Gilmar Torquato
dez 11, 2014
+Responder

Edjane, assoar o nariz não é permitido logo após a cirurgia… No seu caso, já se passou mais de um mês… Claro que não se pode assoar o nariz como se não tivesse feito nada, mas se for com cuidado, sem forçar demais, não terá problema. Mas para sanar as dúvidas, ligue para o seu médico ou converse com ele pessoalmente para que seja avaliada e ele possa te passar orientações sobre isso! Boa sorte… Um grande abraço e volte sempre!

Anderson
dez 11, 2014
+Responder

Tenho 43 dias de operado. Fiz a Rinoplastia junto com desvio de septo + turbinectomia. Minha respiração está boa. A única coisa que me deixa preocupado é com a parte estética. De perfil está bem agradável, mas de frente parece q não mudou nada. O nariz continua com a ponta e abas gorda. Sem contar que as narinas ainda estão endurecidas.
As vezes bate um desanimo por ter investido um valor alto e estar insatisfeito ao se olhar no espelho. Mas ainda consigo encontrar esperanças que vá afinar nós próximos meses.

eduardo
dez 16, 2014
+Responder

Estou na mesma situação que Vc, estou com 2 semana, e estou desesperado. ..

eduardo
dez 16, 2014
+Responder

Olá, fiz a rinoplastia a 2 semanas, e hoje tirei o micropore, e ele está meio baixo, não como estava com o microporo, estou desesperado, porque sinto que ele está enorme tipo Nariz de batata, e hoje passei o dia todo sem o microporo, e agora a noite coloquei novamente, ainda fará efeito o uso do microporo? ??

Gilmar Torquato
dez 21, 2014
+Responder

Eduardo, está muito recente a sua cirurgia.. Qualquer dúvida, procure orientação de seu médico para que possa se tranquilizar… Um grande abraço e volte sempre!

Nair
dez 18, 2014
+Responder

Olá! Quero o email de vossa clínica e telfn por favor. Quero muito fazer uma rinoplastia e não tenho nenhuma referência

Claudia
dez 27, 2014
+Responder

Olá, fiz a cirurgia para corrigir a estética do nariz e orelhas com um otorrino, faz um mês. Porém ele deixou o nariz muito empinado , baixou demais a cartilagem proximo a ponta e cortou muito a ponta entre o labio superior e o nariz. Minha pergunta é: é possível aumentar a ponta p baixo, ou seja, deixar ele menos empinado,e o nariz mais comprido? Teria que colocar um enxerto?

Gilmar Torquato
dez 29, 2014
+Responder

Cláudia, sugiro que tire suas dúvidas com seu médico… Não tem como afirmar nada pra você via net… Um feliz ano novo e que seu ano seja cheio de paz e saúde! Volte sempre e um grande abraço!

rosy
dez 27, 2014
+Responder

Ola, tudo Joia. Eu fiz uma Rinoplastia ja tem 27 dias, estou meia assim com o resultado. Ficou bom a altura do dorso e ele levantou um pouquinho a ponta, mas estou achando que ele deveria ter levantado mais, pois ainda está cumprido o meu nariz. Estou preocupada, sei que é 3 meses para ver o resultado final, mas eu não fiquei rocha e nem inchada, parece que o meu nariz ja esta do jeito que vai ficar mesmo….Até estou colocando microporio na ponta para cima para ver se levanta mais rsrsrsr. Será que ele vai ter que mexer novamente, foi uma cirurgia fechada não teve incisão. Para ele fazer de novo o valor é o mesmo ou é mais barato???? Aguardo Retorno.

Gilmar Torquato
dez 29, 2014
+Responder

Rosy, quanto a preço não posso comentar nada… O custo é sempre uma consideração nos procedimentos eletivos. Os preços podem variar muito, dependendo do procedimento a ser realizado e da experiência do profissional. Terá que ver com o seu médico. Isso, se realmente precisar refazer. Me parece que está ansiosa demais, querendo uma coisa que, talvez, não possa alcançar. Converse com seu médico e tire todas as suas dúvidas. Um feliz ano novo, cheio de saúde e paz! Volte sempre e um grande abraço!

Marcos
dez 27, 2014
+Responder

Olá. Fiz minha rinoplastia juntamente com correção do desvio de septo há 3 meses e o inchaço já diminuiu consideravelmente comparado aos primeiros dias. Tenho certeza que ainda irá diminuir bastante, pois como o meu médico falou, ele mexeu em toda a estrutura do nariz desde as laterais, dorso, narinas e ponta. Porém é inevitável a preocupação com o resultado final… E dá pra perceber que uma das laterais está com uma saliência a mais comparada à outra, inclusive a ponta também está maior em um dos lados. Então a minha dúvida é sé essa saliência ainda seja inchaço, e se é possível que os dois lados desinchem em períodos diferentes. Já entrei em contato com meu médico para tirar essas dúvidas, porém minha próxima consulta será apenas em fevereiro e ele prefere tirá-las pessoalmente.
Parabéns pelo texto e obrigado!

Gilmar Torquato
dez 29, 2014
+Responder

Marcos, obrigado por ter gostado da postagem! A sua procupação é natural, já que quer sempre o melhor resultado possível. Após 2 ou 3 meses, as mudanças são mais tênues, mas continuam ocorrendo. O nariz só vai desinchar completamente após 1 ano ou mais. Em cirurgia plástica, a rinoplastia é um dos procedimentos mais demorados para obtenção do resultado final. Pode variar de pessoa para pessoa, mas o prazo normal para uma avaliação final gira em torno disso. Sim, um lado pode desinchar primeiro que o outro. Espere a sua próxima visita, como mesmo disse, para que o seu médico possa tirar todas as suas dúvidas. Te desejo um feliz ano novo, cheio de paz e saúde! Volte sempre e um grande abraço!

Amanda
jan 11, 2015
+Responder

Oi!
Tenho interesse em fazer uma rinoplastia, só q não sei como procurar um ótimo cirgião. Seria possível vcs me darem alguma indicação de um ou de como posso iniciar a procura de um. Moro em São Paulo, e não conheço nenhuma pessoa q tenha realizado esse tipo de cirurgia e q poderia me indicar.
Desde já obrigada!

Tatiane
jan 13, 2015
+Responder

Olá boa tarde, fiz rinoplastia a 23 dias hoje,é fui limpar uma narina e saiu um pedaço de linha, fiquei assustada,será que posso ter prejudicado algo? Notei que uma narina esta maior que a outra, e isso é bem visivel, o que devo fazer?

Michel
jan 23, 2015
+Responder

Um dia antes da minha cirurgia o meu médico retirou algumas fotos das minhas narinas , frontal e perfil ! Ele conversou sobre os procedimentos da cirurgia e alertou que eu tinha uma narinas diferentes da outra e que isto era normal (embora eu nunca notei diferente alguma). Um depois da minha cirurgia da minha cirurgia notei que a baixo dos curativos existia umas “talas metálicas” um no meio e os outras em cada fase lateral do meu nariz , notei que as laterais estava em posicionamento diferentes mas como não sou médico achei estranho não está simétricos mas com medo do curativo está errado e comprometer do resultado. Depois de 12 dias voltei na clinica para remoção dos curativos, eu fiquei todo mi tremendo porque sabia que aquele curativo estava errado … não deu outra ! Quando eu olhei no espelho estava com o meu nariz torto e amassado em um fase e nas narinas ainda muito aberta e com desenhos bem diferentes … Meu ainda comentou que talvez tivesse esquecido de fechar as narinas (segurei o choro mas fiquei todo mi tremendo) ele falou que o meu nariz melhoria depois de 3 meses … Queria saber com toda verdade : É possível que este curativo mal feito possa deixar o meu nariz torto e narinas desalinhadas ? Por favor …. responda ! quero está preparado psicologicamente no meu retorno … já estou em oração e muito grato pela atenção e por todos que dividiram suas preocupações … acredite ajudou muito !

stefany
jan 28, 2015
+Responder

O . Fiz minha. Rinoplatia faz 15 dia . Me . Nari . Esta muito empinado… Me . Medico falo . Qu . Vai. Areia e pq esta. Inxado aind . E para a ponta cair demora em torno de 90 dias.el . diss . Qu . Levanta 4 pra cair 2 e verdade. Isssoooo. Estou. Em panico. Se. Caso. Meu nari . Ficar. Muito. Opinado. Com a ponta lá em cima. O qu . Pode ser feit . Depois. De um ano?????? Me ajuda pufavo . Obg

stefany
jan 28, 2015
+Responder

Oii. Desculpa digitei muito. Rápido. …. E verdade. Que. Na recuperação. O nariz. Fica . Muuito. Empinado. E depois . Ele. Desce….???
Meu. Medico . Disse. Que. Levantace 4 pra depois desc . Doi . E verdad . To. Em. Panico . pois . Meu nariz esta muito . Lá em cim . ??? S . Cas . Se passa um ano e ele não. Abaixa . O que pode ser feito?¿??

Lisiane momoli
jan 29, 2015
+Responder

Fiz rino há exatamente 70 dias. Meu perfil permanece com uma saliência no osso nasal. Quando passo o dedo percebo que não há mais inchaço, pois a pele está em contato com o osso. O médico sugeriu que eu fizesse massagem para ” soltar” o que ele chama de inchaço mas, ao tocar, percebo que é estrutura óssea. Pesquisei muito e não vi em nenhum relato alguém insatisfeita pelo seu perfil, somente no meu caso o osso eleva. É possível que isso aconteça, sendo esse o objetivo principal da minha cirurgia – a redução do osso?
O médico é altamente capacitado. :( estou bem insatisfeita. Sobre as narinas as bolas da ponta tb não desincham, estão super duras e exageradas.

Beta
fev 22, 2015
+Responder

Lisiane!! Fiz a minha cirurgia no final de novembro e tambem estou com essa saliencia no osso. O medico disse que era inchaco mas ja fazem quase 3 meses e nao diminuiu, como voce disse, tambem sinto que a pele esta em contato com o osso mas ainda dói muito quanto aperto. Olhando de perfil parece que ele fica mais saliente do lado esquerdo que direito. Tambem queria alguma explicação pois me incomoda muito!
Quanto as narinas e ponta duras acho que é normal. Ja passei por 2 cirurgias no nariz e em ambas senti ele duro por muito tempo, agora com quase 3 meses de operaçao ainda esta duro e sensivel ao toque. A primeira cirurgia foi somente estetica e mexi só osso e a segunda mexi na ponta e no desvio de septo, o medico tambem fraturou as laterais para afinar. Fiz com medicos diferentes e apos a primeira tambem fiquei com uma pequena saliencia e ele me disse que era normal pois é onde encontra o osso com a cartilagem. Penso que talvez seja algum problema de cicatrizaçao mas queria explicacões de algum medico. To rezando para esse caroço no osso sair pois nao queria passar por outra intervenção, sem contar que ainda estou com bastante obstrução nasal, como se minha rinite tivesse acentuado apos a septoplastia.

Robson
jan 29, 2015
+Responder

Olá, fiz uma rinoplastia faz exatamente uma semana. Porém voltei ao meu médico e ele retirou o gesso mas não colocou, nem pediu para que eu colocasse um micropore. Isso é normal? Deve colocar? E eu ainda sinto, em um lado minha giba (osso) alto é normal? Obrigado!!!

Gilmar Torquato
jan 29, 2015
+Responder

Robson, muito normal suas dúvidas.. Mas deve, na próxima consulta, pedir uma orientação detalhada com o seu médico… Um grande abraço.. Volte sempre!

Luciana
jan 31, 2015
+Responder

Olá doutor. Em abril deste ano completará um ano da minha rinoplastia. O resultado ficou muito satisfatório, porém, fiquei com uma mancha escura exatamente do formato do splint nasal, a qual não é muito perceptível, a menos que eu fale. Mas, é absolutamente impossível tirar fotos, pois ai sim a mancha fica totalmente evidente. Consultei uma dermatologista e ela me disse que se formaram veias onde o splint foi colocado e que ela poderia eliminá-las com laser, isso seria mesmo possível ?

giuliano
fev 6, 2015
+Responder

Nao façam essa cirurgia..é uma enorme enganaçao ..se vc nao esta satisfeito com o teu nariz do jeito q ele esta..ficara menos ainda se vc fizer..eles vendem sonhos impossiveis …e vc acabara com o nariz torto inchado ou sabe la o q…sso é so mais uma mostra de como seres humanos vao ate a merda e acabam com as vidas de seus semelhantes por dinheiro…

Fabaian
fev 15, 2015
+Responder

Olá, muito interessante esses site. Parabéns! Estou fazendo consultas com alguns profissionais, pretende fazer rinoplastia nos próximos meses. Contudo meu maior medo é quanto a anestesia, terá que ser geral. Com os profissionais que conversei não supri minhas dúvidas, tem algum risco? Como é o procedimento da anestesia geral. Desde já, grata!

Amanda
fev 17, 2015
+Responder

Olá!
Fiz a cirurgia de Rino, somente por estética, há 09 meses e o resultado foi maravilhoso esteticamente. Mas seguido estou com ele trancado, não chego ficar gripada, apenas fica trancado, o detalhe é que antes mesmo da cirurgia já tinha rinite alérgica.
Notei que uma narina ficou menor que a outra e quando fico com o nariz trancado é impossível respirar, falar, até comer.
Isso é relacionado a cirurgia em si ou é pelo fato de eu ter rinite alérgica? Onde trabalho tem ar condicionado, isso pode influenciar também? Gostaria de tirar essa dúvida se for possível.
Obrigada.

Daniella de Sousa
fev 22, 2015
+Responder

OI boa tarde!
Gostaria de fazer uma cirurgia removendo a aba nasal, mais não tenho nenhum médico de confiança. Você pode me ajudar ?

Daniela Ramos
mar 3, 2015
+Responder

Gostei muito das suas explicações vc e médico?
Gostaria de saber também se existe alguma financiadora para cirurgias plásticas obrigada

Gilmar Torquato
mar 5, 2015
+Responder

Daniela, o Código de Ética Médica e o Conselho Federal de Medicina proíbem a divulgação de preços de cirurgias, média de valores ou planos de financiamento. O Ler Saúde vai seguir isso. Você deve inicialmente ser avaliado por um cirurgião plástico onde serão discutidas várias nuances de sua cirurgia inclusive os valores e as formas de pagamento. Existem algumas instituições financeiras que fazem o financiamento. Existem opções de financiamento pelas próprias clínicas ou por entidades financeiras conveniadas. É importante esclarecer aqui que o preço da cirurgia e o financiamento deve ser feito através do primeiro contato com o médico ou com a clínica e sem a participação de intermediadoras de cirurgia plástica, já que esta prática está proibida pelo Conselho Federal de Medicina.
A cirurgia de nariz é uma das mais técnicas e detalhadas da cirurgia plástica e requer um cirurgião extremamente habilidoso e com senso artístico apurado. Desta forma, o preço da rinoplastia nunca deve ser o item determinante para a sua escolha final. O valor da rinoplastia, que inclui honorários médicos + internação + anestesia, varia de cirurgião para cirurgião. Se o cirurgião plástico realmente tem excelência no que faz, ele vai cobrar bem por isso. O custo pode ser influenciado também pelo tempo de internação e qualidades da acomodação, além do tipo de anestesia escolhido. Em resumo, não existe uma tabela de preço para a rinoplastia e os valores variam muito conforme seu caso e o cirurgião plástico escolhido.
Os preços podem ser parcelados? Hoje em dia, pela facilidade de crédito, as próprias clinicas fornecem meios de parcelamento da cirurgia de rinoplastia, facilitando o acesso de todos à cirurgia plástica de nariz.

Tatiana Gomes
mar 12, 2015
+Responder

Boa Tarde, irei fazer minha rinoplastia em minhas férias que está marcada para Maio, porém consultei dois profissionais, um é otorrino o outro cirurgião plastico, e não sei com qual dos dois fazer, o otorrino me passou mais confiança que o cirurgião plastico, preciso de sua opnião qual poderá me dar um resultado melhor?

Gilmar Torquato
mar 12, 2015
+Responder

Tatiana, me ponha fora dessa!! Seja sábio na escolha do seu cirurgião. Existe uma diferença significativa na qualidade do trabalho médico assim como acontece em outras profissões (advogados, professores, políticos, pedreiros, carpinteiros, encanadores, baby-sitters, etc.). Diferentes cirurgiões tem formações diferentes, tem diferentes formas de trabalhar, tem diferentes percepções estéticas e apresentam diferenças significativas nos seus resultados cirúrgicos. Na RINOPLASTIA e principalmente na RINOPLASTIA SECUNDÁRIA/REVISIONAL, é extremamente importante que o profissional tenha profundos conhecimentos quanto à parte estética e quanto à parte funcional do Nariz. Assim, o profissional deve aliar o CONHECIMENTO ESTÉTICO com um grande conhecimento em OTORRINOLARINGOLOGIA, pois não basta apresentar um resultado de caráter puramente estético. É de suma importância que o nariz do paciente funcione corretamente, cumprindo o seu papel no sistema cardio-respiratório do ser humano. Vá naquele que lhe inspire maior confiança. Espero que corra tudo bem. Volte sempre e um grande abraço

leo
mar 17, 2015

Olá dr.
Parabéns pela pagina ela é super explicativa. Tirou todas as minhas dúvidas, aliás quase todas Rsrsrs.
Fiz uma cirurgia de denoide, na época como o dr me indicou fazer uma mudança estética, acabei tambem fazendo uma plastica, eu tinha 19 anos, mas o medico nao era sirurgiao plastico e GAGOU no meu naris. (Fiquei totalmente sem dorso, igual naris de boxiador) Hoje tenho 32anos e Sou apresentador de um programa de TV que passa semanalmente em rede nacional, até hj morro de medo de me fud… novamente. Mas ainda tenho muita vontade de saber se dá para arrumar ou melhirar a cagada. Por isso Gostaria muito de saber se o dr. Atende em SP capital ou se tem algum(a) colega de confiança que atenda na cidade para me indicar?
não disse meu nome real, mas através do final do meu email após o @…. saberá meu nome real.
Obrigado Pela atenção e mais uma vez, parabéns pelo site e pela atenção que o Dr. Dá a todos Que aqui escrevem.
Obs: Por favor me responda também através do email.

Fernanda
mar 17, 2015
+Responder

Olá, faz 1 ano que fiz minha rinoplastia. Estou na dúvida, o buraco das narinas ficaram diferentes, uma mais larga e outra mais pequena. Quando vou tirar foto de frente da pra ver muitooo bem a diferença, no começo qndo percebi, o médico me disse que era normal e que tava inchado ainda, mas que depois de um tempo não ficaria assim mais.. E o resulto foiiii que, elas ficaram muito desproporcionais e isso faz com que eu nao tire fotos de frente =/
Gostaria de saber o que eu posso fazer, se posso pedir pra ele fazer um retoque, (pq qndo ele fez a cirurgia, ele me disse q na ponta do nariz dentro ele fez alguns pontos e um deles abriu logo depois da cirurgia e ficou um lado mais elevado que o outro e da pra ver e sentir).
To chateada com tdo isso.
E quanto ao retoque, andei pesquisando e vi que nao podem ser cobrados, isso é verdade?

Gilmar Torquato
mar 19, 2015
+Responder

Fernanda, você deverá fazer uma avaliação com seu cirurgião ou outro médico de sua confiança. Resultados definitivos somente devem ser considerados após 12 meses da cirurgia. As cirurgias de retoques, quando necessárias, serão aconselhadas pelo cirurgião, devendo-se respeitar o tempo necessário para a adequação dos tecidos e acomodação das cicatrizes. Quando realizadas em momento inoportuno, podem não alcançar os resultados desejados. Os retoques não significam incapacidade técnica mas sim uma revisão cirúrgica para se alcançar resultados ainda melhores. Os custos destes possíveis retoques serão cobrados somente em relação às despesas hospitalares e de anestesista. Não serão cobrados honorários da equipe cirúrgica desde que estes retoques sejam realizados no período sugerido pelo cirurgião.
Para fins de honorários, será considerado retoque, todo procedimento indicado pelo seu cirurgião seguinte à primeira cirurgia, num período subsequente de 12 meses. Após este período, qualquer intervenção cirúrgica será considerada como um novo procedimento, independente do primeiro, mesmo que nas mesmas áreas.
Volte sempre e um grande abraço!

fernanda
mar 20, 2015
+Responder

Olá fernanda meu problema é exatamante igual ao seu….logo que saí da cirurgia já percebi uma narina mais aberta e a outra mais fechada…
acho que vou ter que fazer retoque…
=(
mto triste isso…meu pós não foi nda fácil…

renan
mar 23, 2015
+Responder

Olá!
Fiz uma rinoplastia há 12 anos atrás, depois de alguns meses, quando desinchou mau nariz, percebi que onde foi fraturado ( acho que chama, tabique nasal – esse osso/cartilagem…) colou-se fora do lugar, deixando meu nariz ” torto ” pra direita….
Depois d uns 5 anos, percebi que tb tenho desvio de septo ” embora nao tenho problemas em respirar ” e mês passado recebi que nao tenho olfato do lado esquerdo…..
Bom, minha pergunta é:
_Esse desvio de septo e a falta de olfato do lado esquerdo, saão resultados da cirusgia? Ou eu talvez eu já tinha isso antes, e nunca tinha percebido?
E a outra pergunta é:
_Já se passaram 12 anos e não tive coragem de voltar a realizar outra cirurgia por medo. Inclusive na época o medico que me operou me disse q seria apenas um retoque,etc… ” Mas por medo da cirurgia, de ocorrer alguma complicação grave q possa comprometer minha saúde ou acontecer o pior :( , até hj nao me operei.” Como criei um pânico de cirurgia, anestesia, gostaria de saber se é possível resolver esse problema com anestesia local, sem sedativo. Digo, acho q terei que fraturar o osso nbo mesmo lugar onde foi fraturado quando me operei e botar no lugar certo.
Por ultimamente isso me incomoda bastante, penso q todos quando me olham ficam reparando meu nariz ” torto” :(
Aguardo sua resposta.
Agradeço desde já!

Gilmar Torquato
mar 28, 2015
+Responder

Renan, desculpa… É que seu caso é meio complexo responder visto que já se passou muito tempo e não temos condições para avaliar. Deveria ter sido feito o reparo o mais rápido possível, inclusive causa estranheza o fato de ter desvio de septo e não ter sido notado no ato cirúrgico (a não ser que houve depois da cirurgia (?)). Precisa passar por uma nova avaliação médica, sem medo… Vá fazer uma consulta e veja o que o médico irá falar pra você. Ai, você decide: opera ou não. Te incomoda tanto assim? Não se importa com isso? Ou o contrário, me incomoda muito e se importa com isso? Então é hora de escolher um bom médico e ir a luta. Dificilmente haverá problemas graves relacionados à rinoplastia (a não ser um novo erro, o que, de fato, acontece, mas se for bem orientado e o cirurgião tiver conhecimento do que faz, dificilmente há erros).
– A questão da “falta de olfato” como você disse, poderá ocorrer uma diminuição transitória da capacidade de sentir cheiros logo após a cirurgia, que volta ao normal após algumas semanas. Portanto, com certeza, não foi devido à cirurgia. Paladar é o sentido que nos faz sentir o gosto. E o olfato, o cheiro. Seus receptores são excitados por estimulantes químicos. Os receptores gustativos são excitados por substâncias químicas existentes nos alimentos, enquanto que, os olfativos, por substâncias químicas do ar. Esses sentidos trabalham conjuntamente na percepção dos sabores. O centro do olfato e do paladar no cérebro combina a informação sensorial da língua e do nariz. A mucosa olfatória também tem grande responsabilidade sobre o paladar. As papilas gustatórias da língua são responsáveis para identificar as quatro sensações gustativas tradicionais, como o doce, salgado, azedo, amargo. Quando tapamos o nariz, comemos e bebemos, não conseguimos sentir nem o gosto nem o cheiro da comida. Quando a pessoa tem uma perda olfativa, ela tem uma perda do paladar muito acentuada. Paladar envolve o olfato e papilas gustatórias. Mas a perda do olfato pode ser por vários fatores. Há várias causas de alteração do paladar e do olfato, assim como há diferentes níveis de perda. Elas podem ser perdas de condução e perdas sensoriais. A gripe pode dar uma perda olfativa por condução ou por lesão nas células receptoras da mucosa olfatória. A perda condutiva é causada por uma rinite alérgica ou um desvio de septo, por exemplo. A perda sensorial é a perda em que há lesão dos neurônios que estão na mucosa olfatória dentro da cavidade do nariz. O vírus do resfriado ou da gripe pode destruir o neurônio olfatório, e ele pode ou não se regenerar. Se a pessoa teve uma lesão do neurônio olfatório e esse neurônio não se regenerou, ela pode manter essa perda olfativa por anos ou nem recuperar. O resfriado lesa as papilas gustatórias, fazendo com que o paciente possa perder a gustação. Fumar pode alterar a percepção olfativa, pois o cigarro tem substâncias químicas que podem levar à destruição do “neurônio olfatório”. Medicamentos podem também causar a perda olfativa e do paladar, como alguns anti-hipertensivos. Normalmente após a interrupção do uso, a função retorna ao normal.
O paladar pode ser alterado por gripe, resfriado, rinossinusite, infecções respiratórias, traumatismo cranioencefálico e causas indeterminadas. Alguns traumatismos podem levar à perda olfativa, como a lesão do córtex olfatório. Neste caso, é imediato. Após o trauma, a pessoa já refere que perdeu o olfato. Não é gradativo. No caso das doenças respiratórias, pode haver perda olfativa transitória por causa do nariz obstruído. Se ocorrer lesão do neurônio olfatório, a perda pode persistir. Contato com produtos químicos pode levar à perda também. Inseticidas, pesticidas, níquel, cádmio, cigarro, podem lesar a mucosa olfatória de forma reversível ou irreversível.
– Quanto à anestesia poderá ser utilizada tanto anestesia local quanto a geral. Seu médico vai ver sempre o que é melhor no caso avaliado. Você e seu cirurgião devem chegar a um entendimento para que expectativas irreais a respeito da rinoplastia não se transforme em frustrações no pós operatório.
Quanto ao seu medo, quem sabe uma consulta a um psicólogo não lhe seja útil, para que lhe acalme e possa enfrentar, sem muito temor, esse novo desafio!
Boa sorte, volte sempre e um grande abraço!

Fran
mar 26, 2015
+Responder

Boa noite! Por favor, preciso da ajuda de vocês! Hoje deu 1 mês que fiz a minha rinoplastia e uma narina está bem diferente da outra. Uma mais arredondada e a outra esticada. Antes elas eram iguais… Notei isto desde o momento que estava com gesso, mas achei que era só o inchaço e ia mudar. No entanto, o nariz já desinchou muito e não vi NENHUMA evolução quanto as narinas. Continuam diferentes. A impressão que tenho é que o nariz foi colado meio errado. Estou tão triste, pois já é a segunda vez que faço porque sofri muito com os resultados da primeira cirurgia. Por favor, sinceramente quais vocês acham que são as chances de em alguns meses elas ficarem iguais? Recomendam alguma massagem ou exercício para mudar a forma? Aguardo a resposta de vocês, preciso muito escutar de alguém que tenha alguma experiência parecida! Muito obrigada de coração!

Gilmar Torquato
mar 27, 2015
+Responder

Fran, bom dia… Até que se atinja o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, dificuldade respiratória nos primeiros dias, são comuns e alguns apresentam estes fenômenos com menor intensidade que outros. Toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião plástico. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética do nariz deverá ser avaliado antes do período compreendido entre o 12º e o 18º mês pós-operatório. A sua cirurgia tem apena um mês e não se pode avaliar nada nesse período, visto que, o inchaço pode estar mais concentrado em um dos lados, o que torna possível essa distorção que você está vendo.
A ponta do nariz após uns 15 dias fica dura e dormente, é normal devido aos coágulos, assim como em cima e nas laterais do osso do nariz, dá a impressão que o médico ao invés de melhorar, piorou a região. Mas é assim mesmo, incha e fica duro, com os meses vai se dissolvendo, porém, as vezes, mais em um lado do que no outro, dando o aspecto de torto, o que pode parecer que as asas do nariz parecem muito tortas devido ao inchaço que pode ocorrer mais de um lado que o outro e não tem como prever. Lembre-se que um nariz que já era torto mais para um lado que outro, uma narina mais aberta ou com formato diferente do outro, manterão estes formatos já que ninguém tem um lado igual ao outro e que por vezes são impossíveis de corrigir.
Não faça nada (massagem), a não ser que seja indicado pela seu médico, pois, em vez de melhorar, pode piorar. O que se pede nesse tipo de cirurgia é repouso e não fazer nada que possa afetar a área, principalmente até que se retire o curativo. Depois, deverá seguir as orientações que serão dadas pelo seu médico. Volte sempre e um grande abraço!

Renan
mar 28, 2015
+Responder

Por favor me respondem. Esqueceram de mim rsss
Fui o penúltimo , antes de Fran.
Estou aguardando.
Abraço

Gilmar Torquato
mar 28, 2015
+Responder

Respondido hoje, Renan… Um grande abraço!

Renan
mar 30, 2015
+Responder

Muito obrigado por responder!!! Estou mais aliviado. O fato de que me incomoda ou nao, pra falar verdade nao tanto. ” Perguntei alguns amigos de confianças, e todos disseram q nao iria passar pro outra cirurgia ” Inclusive meu melhor amigo quebrou o nariz lutando jiujitsu, ficou mais torto q o meu, e ele nem pensa em fazer plastica… Apesar d tudo, do ” torto ” meu nariz melhorou bastante e ficou com aspecto natural, ou seja, ninguem nunca me perguntou se fiz cirurgia. Já a maioria das pessoas q conheço, ficaram pouco artificial. Vc acha q eu corrigindo esse problema da estetica, poderia acabar ficando com o.nariz artificial tb? Alem d poder ocorrer outro problema.? Tenho lido q muitas pessoas q foram refazer a cirurgia, acabaram surgindo outro problema.
É o q meus pais dizem, q posso resolver isso , mas surgir outro problema tb é possivel….
Quanto ao desvio d septo nao me incomoda , n tenho problema p respirar. e quanto a perda d olfato do lado esquerdo, tb nao incomoda ja q o lado direito está normal.
Ja passaram 14 anos da cirurgia, se nao fiz ate hj, talvez e melhor continuar assim ne. Claro as vezes me incomoda um pouco, mas enfim…
Como Vc disse nao.custa uma avaliacao medica so pra tirar isso da cabeça. Mas acho q o q realmente preciso e d um psicologo pra melhorar essas minhas fobias. :/
Tenho panico de cirurgia, d hospital, d agulha…. ja cheguei a desmair so de tirar sangue pra fazer analitica. imagina se for ter q passar por outra cirurgia /rs TENSO!!!
Obrigado por responder!!!
Abraço!!!

Gilmar Torquato
mar 31, 2015
+Responder

Renan, sim, pode ocorrer outro problema e, talvez, você se arrependa do “por que tentei outra vez?”. Seu medo, sua ansiedade, pode colocar tudo a perder e você não vê o resultado esperado, mesmo que fique bom! Quanto ao medo, já leu a matéria sobre o medo? http://www.lersaude.com.br/fobia-quando-o-medo-e-uma-doenca/ Procurar um psicólogo, como já disse, não é uma má ideia.
Obrigado e volte sempre!

DAYANA
mar 31, 2015
+Responder

Bom dia, eu fiz uma rinoplastia a 5 meses, porém meu nariz não mudou muita coisa só afinou, mas a cogumela está muito grande, fazendo assim q a ponta fique mais caída q antes, sendo que fiz a rinoplastia pra melhorar a ponta caída, minha cirurgia foi a aberta, meu cirurgião fala q vai melhorar, mas estou morrendo de medo , de ficar pior q estava antes meu nariz, é normal com 5 meses ainda esta muito inchado a ponta? Desde já agradeço pela atenção

Gilmar Torquato
abr 7, 2015
+Responder

Dayana, lembre-se que a recuperação completa pode levar até 1 ano devido ao lento processo de cicatrização. Cerca de 80% do inchaço some nos primeiros 90 dias. O restante leva de seis a 12 meses para desaparecer por completo. Já os hematomas duram até duas semanas. Por isso, precisa ter paciência antes de achar que a cirurgia deu errado. Apenas 15% das operações não ficam tão boas quanto o esperado e exigem algum retoque. E, na maioria dos casos de insatisfação, o defeito é mínimo e pode ser corrigido em uma segunda intervenção menos invasiva. Em alguns casos a pele da paciente não assenta perfeitamente sobre a nova estrutura, o que dá a impressão de que não houve mudança nenhuma – quem tem cicatrizes de acne está mais sujeita a esse tipo de problema. Claro, Também pode haver erro médico, como eliminação excessiva de cartilagem ou de outras estruturas de sustentação, o que deixa o nariz com a ponta caída, torto ou assimétrico. Confie no que seu cirurgião disse. Caso se sinta muito apreensiva, volte nele e tire suas dúvidas. Volte sempre e um grande abraço!

Cr
abr 1, 2015
+Responder

Boa Noite.
Pessoal quero fazer ronoplastia, procurei o cirurgião e ele disse que só preciso de três dias pra voltar a trabalhar? o que vcs acham? é possivel?

Gilmar Torquato
abr 2, 2015
+Responder

Cr, normalmente precisa de 7 dias de repouso mais efetivo. Então, acho pouco esse atestado de apenas 3 dias. Isso depende muito do tipo de serviço que executa. Volte sempre e um grande abraço!

Mariana
abr 9, 2015
+Responder

Bom dia. Estou com 04 meses e 20 dias de rinoplastia e tive fibrose. Onde era o dorso, formou-se um calo ósseo, que na verdade era inchaço, retornei no meu médico com 02 meses pra 03, e ele aplicou uma injeção de triancinolona para reduzir o efeito, resolveu, diminuiu muito pouco.. Hoje retornei lá, ele fez outra aplicação mas não aconselha que eu faça mais outra, pois podemos causar o efeito inverso, e isso pode ser perigoso. Estou com o nariz inchado agora, ele fez uma no dorso e outra no septo, que tá inchado também, agora estou esperando fazer efeito. Mas minha dúvida, é que vi na internet um método que parecia ser muito bom, que é Ácido Hialurônico, aplicado por dermatologistas para preenchimento de determinadas áreas da face. Porque estou insatisfeita com a ponta do meu nariz, o meu médico deveria ter feito enxerto de cartilagem na ponta, porque como ele corrigiu o septo, ele ficou mais alto, e como o dorso ficou baixo, o nariz ficou desproporcional!!! Porque a ponta do meu nariz também é pequena, ou seja, ficou dorso baixo – septo alto – ponta baixa! Imagine! Ficou estranho, aí vi uma paciente que publicou uma foto de antes e depois do procedimento com esse ácido e me interessei, sabe algo sobre ele? Será que com o meu tempo de cirurgia já posso fazer? Aguardo uma resposta.. Adoro o site!!

Gilmar Torquato
abr 9, 2015
+Responder

Mariana, o ácido hialurônico é um dos preenchedores mais utilizados atualmente por ser glicosaminoglicana de alto peso molecular. A utilização de preenchedores de tecidos moles para a correção de deformidades do nariz se tem tornado atraente pela elevada quantidade de vantagens em relação a procedimentos cirúrgicos.
Mas o que é o ácido hialurônico? O ácido hialurônico é uma glicosaminoglicana de alto peso molecular que está amplamente distribuída em vários tecidos conectivos, como componente principal de substâncias intercelulares. É altamente hidrofílico e, assim, atrai a água para ajudar na formação de grandes concentrações, que podem ocupar grandes volumes em relação à sua massa Presente naturalmente em nosso organismo, o ácido hialurônico atua preenchendo os espaços que existem entre as células da pele e proporcionando a ela um aspecto firme, liso e elástico. Com o passar dos anos, inevitavelmente, a pele perde elasticidade levando ao surgimento de rugas de expressão.
A utilização de preenchedores de tecidos moles para a correção de deformidades do nariz se tem tornado atraente na medida em que são procedimentos minimamente invasivos, com poucas chances de efeitos colaterais, além de não apresentarem risco anestésico, custo elevado e necessidade de afastamento do trabalho, como ocorre com as intervenções cirúrgicas. O ácido hialurônico é uma substância muito versátil, podendo ser usado no tratamento de praticamente todos os tipos de sinais e vincos, como o contorno da mandíbula, que compromete o desenho do rosto denunciando o envelhecimento, sulco nasogeniano ( mais conhecido como Bigode Chinês), bochechas, queixo, lábios e nariz. O efeito do ácido hialurônico é muito natural e dura aproximadamente um ano, podendo haver variação de indivíduo para indivíduo. O procedimento não requer cortes e não deixa cicatrizes, isso porque é realizado com anestesia local onde o paciente participa ativamente diante de um espelho.
No seu caso, espere desinchar e converse com seu cirurgião sobre essa possibilidade. Um grande abraço e volte sempre! Ah, obrigado por gostar do site! Espero que divulgue com seus amigos pessoais ou do Facebook, ok?

marcos
abr 15, 2015
+Responder

boa noite
Fiz minha cirurgia a 7 dias tirei o curativo hoje e quando me vi de frente quase caio para tras! esta muito inchado principalmente a ponta. queria saber se eu poderia fazer algum tipo de drenagem facial (no nariz) para que o inchasso diminua mais rapido. E tambem se possivel uma alimentação especializada para isso. to com muito medo do resultado nao ficar bom! de perfil eu gostei, ta um pouco inchado e tal
mas achei legal! houve uma vez em que eu fui assoar o nariz e foi uma secreção como se fosse para o ouvido. queria saber se é normal.. é como proximo ao olho (aonde ficava a giba) quando eu aperto com o dedo faz um baralho comom se tivesse ar dentro.. é normal? obriado pela atençaõ aguardo seu retorno

Gilmar Torquato
abr 15, 2015
+Responder

Marcos, Um conselho: não faça nada sem orientação médica. Poderá, sim, programar drenagens linfáticas (quando indicadas) para iniciar 1 semana após a cirurgia. Mas solicite indicações de profissionais capacitados! Qualquer suporte profissional referente à cirurgia deve ser orientado pelo seu cirurgião, portanto é proibido seguir orientações de outros profissionais ou qualquer outra pessoa antes da alta do consultório. O inchaço é normal após uma rinoplastia, tenho dito isso sempre aqui. Não queira em apenas 7 dias obter um resultado que leva, em média, de 6 meses a 1 ano para acontecer! É normal apresentar inchaço e hematomas tanto na região do nariz, quanto na região das bochechas e dos olhos após a operação, principalmente se o médico provoca a fratura dos ossos nasais. Isso, contudo, varia de paciente para paciente. Alguns pacientes sequer apresentam hematomas e outros ficam com a região logo abaixo dos olhos bem inchada e escura. Para amenizar este quadro, o médico poderá receitar algum remédio ou planta medicinal, os quais, todavia, devem ser tomados apenas se prescritos… não tome nada por conta própria.
Passadas duas ou três semanas da rinoplastia, você perceberá que o inchaço terá regredido bem, aproximadamente 70%. Os outros 30%, contudo, irão regredir aos poucos, ao longo de cerca de um ano. Além disso, você poderá notar um inchaço ao exercitar-se ou realizar tarefas que demandem esforço físico. Nessas primeiras semanas após a cirurgia é normal que você se sinta meio “esquisito”, com pouca sensibilidade na região do nariz, com a sensação de que há algo errado nele e de que ele não lhe pertence, principalmente ao sorrir. Isso não é motivo para preocupar-se, pois é algo plenamente normal e esta dormência demora algumas semanas para ir embora. Você também poderá sentir algumas pontadas e dores no nariz após certos movimentos e toques. Nos dois primeiros dias do pós-operatório da rinoplastia, recomenda-se que se faça compressas de gelo nas regiões com edema descobertas (bochechas e área dos olhos).
Quanto a sensação ao assoar o nariz, sim, é normal. Nós temos uma ligação entre o ouvido e a garganta , através da “trompa de Eustáquio”, quando assoamos ou quando a pressão do ouvido interno é maior , ela atua como “válvula reguladora”.
Um grande abraço e volte sempre!

marcos
abr 15, 2015
+Responder

dr gilmar! muito obrigado mesmo por ter respondido! ajudou bastante! de coração!! qualquer duvida voltarei mesmo hehe e queria saber se vcoe conhece algum site de antes e depois ou se o senhor tem algum email em que eu possa manda uma foto minha para analisar uma duvida minha quanto ao resultado final! obrigado

Gilmar Torquato
abr 18, 2015
+Responder

Marcos, Infelizmente não posso dar opinião sobre um resultado. Terá que fazer isso com o seu cirurgião. Quanto ao site de antes e depois da rinoplastia, aqui está um bem legal: http://www.rinoplastia.com.ar/pt-br/galeria-de-fotos/ Obrigado e volte sempre!

Fred
abr 16, 2015
+Responder

Boa tarde!
Tinha o nariz grande e com ponta de batatinha. Resolvi fazer uma rinoplastia, por incentivo de minha mãe. A cirurgia se deu em maio de 2014. Fiz com um médico conceituado e inclusive paguei o valor 3 vezes mais caro que o habitualmente encontrado no mercado. O médico me passou bastante segurança, entretanto afirmou que o resultado final se daria com um ano após a cirurgia, e que nesse mesmo período era normal o nariz permanecer inchado. O nariz não ficou tão fino, como eu gostaria, mas acho que o resultado foi satisfatório, embora com uma diferença pequena de uma narina em relação à outra. O problema maior é que tenho sentido falta de ar, o que antes do procedimento cirúrgico eu nunca senti. Gostaria de um retoque para igualar as narinas e sanar essa minha falta de ar. Liguei para a clínica, algumas vezes, mas não consegui falar com o médico. Estou sem saber o que fazer. Faço academia e tem sido difícil respirar quando da atividade física.

Gilmar Torquato
abr 18, 2015
+Responder

Fred, fiquei sem entender. Você diz que sente falta de ar… Isso é uma coisa. Nariz obstruído, outra coisa. Terá que voltar ao seu médico para que seja avaliado e saber se terá que passar por algum procedimento, talvez, cirúrgico (desvio de septo, talvez) para melhorar o que sente. A falta de ar, designada na medicina como dispnéia, é uma sensação de dificuldade para respirar. É a impressão de que a quantidade de ar que entra nos pulmões é insuficiente. Pode-se manifestar também como uma dificuldade para expulsar o ar já respirado. A ansiedade, as vezes, causa isso. Um grande abraço e volte sempre!

Fred
abr 18, 2015

Dr. Gilmar, obrigado pela atenção. Peço desculpas por não ter me expressado bem. Eu nem contei tudo o que realmente acontece. Antes de realizar a rinoplastia, eu não tinha qualquer problema respiratório. Hoje sinto dificuldade para encher os pulmões de ar. É uma respiração mais forçada, mais ofegante. Parece que tem algo obstruindo a passagem do ar. Certa vez, quando fui assoar o nariz, cheguei a expelir algo estranho, no formato de uma cebola, medindo aproximadamente 8 mm, além de ter sangrado muito. Na época liguei para o médico e ele disse que era normal. Com 11 meses de cirurgia ainda sinto meu nariz meio inchado e com frequência tenho sangramentos (ambas narinas). Além de notar que uma narina ficou meio reta e a outra arredondada. É coisa mínima, mas dá diferença, embora, se eu abaixar meu queixo rumo ao peito, fica mais notável a diferença. Minha preocupação maior é a dificuldade de respiração, sanar esse problema e dar um retoque para que as narinas fiquem iguais. Não consegui falar com o médico, e a secretaria dele disse que preciso pagar nova consulta e nova cirurgia, considerando o prazo, o que acho um absurdo. Eu paguei caro para melhorar a aparência de meu nariz, deixá-lo simétrico e não vou pagar outra cirurgia. Mas isso meu advogado tomará as providências, já que a secretária recusa deixar eu conversar com o médico. Desculpe-me, isso agora foi um desabafo.

Gilmar Torquato
abr 19, 2015

Fred, não queira simetria em tudo.. Nem o natural é simétrico, imagina uma coisa “arrumada” pelo homem… Quanto aos retoques, normalmente funciona assim: você só paga as despesas do hospital e da anestesia, ou seja, o médico não cobrará honorários. É estipulado um período para retoques, que normalmente vai até 1 ano após a cirurgia. No seu caso, está vencendo o prazo. A não ser um acerto com o próprio médico. Converse sobre isso com seu médico para saber mais detalhes. Terá que investigar essa sua falta de ar. Muitas vezes se convive com uma dificuldade e acha que não sabe respirar. E na verdade é a manifestação de uma doença que tem de ser investigada. Todos precisam prestar atenção na sua respiração. Se tem alguma dúvida, há exames para detectar se você respira direito. Há dois aparelhos. O oxímetro mede a oxigenação do sangue e informa se a respiração está boa ou não. E o espirômetro é capaz de medir se a respiração está adequada. O resultado de normalidade depende da altura, peso, idade e sexo.
Essa alteração da respiração pode ocorrer devido à obstrução nasal orgânica, funcional ou por mau hábito. Obstruções orgânicas são as chamadas tonsilas (amígdalas) e adenoides hipertróficas (volumosas), rinites, sinusites, alergias respiratórias e desvio de septo. E as funcionais podem ser atrofias das narinas, inadequação da função da neuromusculatura craniofacial e falta de vedamento labial. Portanto, procure orientação médica.

marcos
abr 20, 2015
+Responder

Dr gilmar, voltei para apeeriar o senhor hehe uma duvida bem rapida dr, o sangue coagulado que forma apos a cirurgia, quanto tempo em media eu vou conseguir respirar direito? ja fazem 11 dias apos minha cirurgia. obrigado pelo site de antes e depois !

Gilmar Torquato
abr 20, 2015
+Responder

Marcos, Embora a cirurgia costume melhorar a respiração, a dificuldade em respirar é algo absolutamente normal e esperado no período de recuperação inicial da cirurgia. Os edemas internos no nariz são os causadores do problema, bem como os curativos internos (tampões) e externos.Todas estas dificuldades se findam passados entre duas e seis semanas. Respeitando-se todas as orientações (e restrições) do pós-operatório, as dificuldades em respirar são raras e duram poucos dias. Porém, persistindo os problemas ou em dificuldades mais severas, deve-se procurar o médico o mais rápido possível. Volte sempre e um grande abraço!

leonel
abr 29, 2015
+Responder

olá, fiz a 15 dias rino+ tubo+ septo+frenectomia, estou percebendo que aponta do nariz está u pouco desviada para esquerda, e que a narina esquerda está maior, minha médica disse que aguardasse um mês era edema, e que se ficasse com esse desvio, realizaria massagens. Caso fique, essas massagens ajudam mesmo? e caso precise de retoque, pago tudo de novo?

Andressa
mai 2, 2015
+Responder

Olá! Marquei a minha Rinoplastia e agora descobri que tenho desvio, mas o cirurgião não corrigi o septo. Depois de quanto tempo de fazer a plástica no nariz eu posso fazer a cirurgia do septo. Isso é aconselhável? Sonhei em fazer a cirurgia e não gostaria de adiar, mas também não quero ter problemas. Por favor me digam o processo normal.
Obrigada

Gilmar Torquato
mai 3, 2015
+Responder

Andressa, o ideal seria fazer tudo ao mesmo tempo… Depois da rinoplastia, deverá esperar, no mínimo, 6 meses para fazer a correção de septo… E passar por mais um pós operatório. Mas nesse caso, não posso fazer nada… A decisão é sua. Procure informações sobre isso com seu médico mesmo…Boa sorte! Volte sempre e um grande abraço!

Pedro
mai 7, 2015
+Responder

Dr, fiz uma rinoplastia no dia 28/04 e hoje ao tirar os curativos reparei que existe muita cartilagem dentro do meu nariz, chega até a impedir de eu colocar o dedo no nariz, o médico me indicou a fazer drenagem por 20 segundos e “apertar” o nariz colocando os dedos nele pressionando e puxando para baixo. Minha dúvida é que estou achando muito estranho, até então achava que era sangue seco essas bolotas no meu nariz, só ao chegar em casa reparei que era cartilagem. Isso é normal? Devo me preocupar de alguma forma? Após ligar pro médico ele justificou o incomodo pelo inchaço. A cartilagem inclusive impede minha respiração.

Gilmar Torquato
mai 8, 2015
+Responder

Pedro, ainda é muito recente a sua cirurgia e o inchaço é normal. O nariz vai desentupindo aos poucos ao longo das semanas seguintes à cirurgia. O paciente não deve esperar melhora acentuada da obstrução nasal no primeiro mês, pois o nariz ainda está cicatrizando. A estrutura do nariz é muito complexa incluindo, numa área relativamente pequena, cartilagens de diversos formatos e espessuras, ossos, músculos, mucosa, gordura, pele, diversos sulcos, contornos, irregularidades, depressões, ângulos, etc. Varia intensamente de acordo com a raça, sexo, idade, carga hormonal, constituição óssea da face, tipo de pele, etc. Desta forma, pode-se entender a complexidade e a delicadeza desta cirurgia, assim como as limitações técnicas que às vezes são impostas.
A rinoplastia estética visa também, melhorar as condições funcionais (respiratórias) do nariz, quando estas estão alteradas. Pode haver alguma dificuldade respiratória no pós-operatório mediato (alguns dias), devido ao fato do edema também existir na parte interna do nariz, assim como o movimento de “válvula respiratória” ficar prejudicado nesse período, por alteração da elasticidade das alas. Com o passar do tempo e a resolução do edema, isso tende a melhorar. Problemas respiratórios de etiologia nasal comumente são ligados ao septo que, em muitos casos, é corrigido no mesmo tempo cirúrgico. Quando o problema funcional envolver outras estruturas intranasais, pode ser necessário realizar primeiro uma cirurgia especializada específica, aguardando para realizar a rinoplastia estética numa segunda oportunidade. Qualquer dúvida, faça contato com seu médico.
Volte sempre e um grande abraço!

marcos
mai 8, 2015
+Responder

Dr gilmar, faz um mes hoje que fiz minha rinoplastia e desvio de septo , e por um lado do meu nariz eu respiro melhor que o outro.. fui no meu medico hoje fazer o check up e falei perguntei pra ele se minha respiraçao ainda ia melhorar… ele falou que muita pouca coisa, que ja tinha poucas casquinhas e que ia desinchar muito pouco e que era normal mesmo apos a cirurgia eu respirar melhor por um lado do que de outro… ele falou tambem que eu ja estava apto a voltar aos meus exercicios normais.. e acabei de dar uma corrida de 18 minutos e desde o começo tava respirando mais pela boca do que pelo nariz.. eu noto que minha respiração fica oscilando durante o dia, horas ta bem horas ta mais difiicil… isso é normal? ocorre devido ao edema interno? em relação ao exercicio fisico, é normal tambem nesse começo eu respirar mais pela boca? e ultima duvida, ele me passou o decadron para usar so apenas os 6 dias apos a rinoplastia, so que depois do decimo quinto dia eu pingava umas 4 gotas por dia ate agora.. por que noto quando eu pingo da uma melhorada.. o que o sennhor acha? posso ficar usando o decadron por um tempo? ou faz mal usar o decadron por muito tempo? li varias coisas que o senhor escreveu aqui no site e tirou varias duvidas minhas! muito obrigado pela atenção!!!

Gilmar Torquato
mai 9, 2015
+Responder

Marcos, embora a cirurgia costume melhorar a respiração, a dificuldade em respirar é algo absolutamente normal e esperado no período de recuperação inicial da cirurgia. Os edemas internos no nariz são os causadores do problema, bem como os curativos internos (tampões) e externos. Todas estas dificuldades se findam passados entre duas e dez semanas. Respeitando-se todas as orientações (e restrições) do pós-operatório, as dificuldades em respirar são raras e duram poucos dias (principalmente pelo uso dos tampões iniciais). Porém, persistindo os problemas ou em dificuldades mais severas, deve-se procurar o médico o mais rápido possível. Para alguns essa sensação boa é imediata e para outros leva mais tempo para ser percebida. Todavia, caso sua operação não tenha sido feita por motivos funcionais, ou seja, você sempre respirou bem, é provável que se incomode mais com a congestão nasal do pós-operatório da rinoplastia do que aqueles que tinham dificuldades respiratórias anteriores à cirurgia, até por não estar acostumado a este quadro.
Quanto ao uso de corticoides: Não deve ser usado além do tempo prescrito pelo médico! Ao mesmo tempo que são drogas extremamente úteis em uma variedade de doenças graves, os corticoides apresentam, principalmente se usados a longo prazo, uma lista imensa de efeitos colaterais indesejáveis, que variam desde problemas estéticos até infecções graves por inibição do sistema imunológico. Os efeitos colaterais estão intimamente relacionados à dose e ao tempo de uso. O uso esporádico e por pouco tempo não é capaz de levar aos efeitos adversos. Não é preciso se preocupar com a prescrição de corticoides por apenas uma semana, mesmo que este esteja em doses altas. Portanto, não use mais o corticoide para desobstruir o nariz. Procure orientação médica para isso.
A lista de possíveis efeitos colaterais dos corticoides é muito extensa. Entre os efeitos adversos relativamente comuns são: retenção de líquidos, alterações menstruais, gastrite, úlcera péptica, esteatose hepática, pancreatite e infertilidade.
Volte sempre e um grande abraço!

Vanessa
mai 11, 2015
+Responder

Olá, fiz uma rinoplastia e vai completar 1 mes. Na cirurgia foi retirado a cartilagem para afinar a ponta e tb diminuir a narina. Percebi que uma narina está maior que a outra e quando retirei o curativo, tinha um machucado em cima da narina direita (maior). Esse machudado está com uma leve depressão e bem avermelhado. Gostaria de saber se é normal isso e se vai sumir
Obrigada!

Gilmar Torquato
mai 11, 2015
+Responder

Vanessa, essa simetria que tanto almeja só vem com o tempo, após o nariz ficar sem o inchaço atual. Mesmo assim, pode ser que não fique tão bom quanto queria, pois sempre queremos mais do que pode ficar.
A rinoplastia estética é, por si só, uma intervenção complexa. Em mãos experimentes a cirurgia do nariz não costuma apresentar grandes complicações, entretanto, devido a grande variedade de tecidos presente, ocasiona um certo grau de incerteza quanto aos resultados. Alguns pacientes, entre 5 e 10% dos operados pela primeira vez, têm que ser submetidos a um ou mais retoques posterior.
O paciente deve ser informado quanto a isso antes da operação, posto que deve estar preparado para aceitar uma nova cirurgia, quando necessário. E mais, dependendo do grau de deformação ocasionado por uma rinoplastia que, esperava-se ser para uma melhora, o efeito pode ser tão dramático a ponto de provocar um desequilíbrio psíquico no paciente ou, no mínimo, uma alteração em seu relacionamento e confiança no cirurgião, além de possíveis problemas subsequentes.
Ante um resultado deficiente é necessário saber esperar e acompanhar a evolução, prestando todo apoio emocional que o paciente necessita. Não se deve proceder a uma reintervenção antes de seis meses; normalmente é necessário esperar mais de um ano para desaparecer completamente o edema. Esse tempo pode ser menor quando o problema é devido unicamente à fratura.
É aconselhável que o mesmo cirurgião realize os procedimentos necessários para levar a bom termo a correção, embora para isso seja imprescindível que o paciente siga confiando nele. Caso isso não ocorra deve recorrer a ouro profissional. Geralmente, os médicos evitam operar estes pacientes e os aconselham a retornarem ao cirurgião que lhes operou. Quando isto não é possível, e no caso de aceitar a intervir, deve-se considerar que está diante de um paciente que é, no mínimo, inseguro, desconfiado, ansioso e que tem pela frente uma operação complexa cujo resultado será submetido a uma critica importante. Principalmente, não importa quão mal a cirurgia anterior tenha deixado o paciente, no que se refere ao resultado final, deve-se assumir que ele não levará esse fato em consideração.
Portanto, confie no seu médico e tire as dúvidas com ele. Não posso emitir opinião se é normal ou não sem estar diante do fato. Ligue, converse com ele, exponha suas dúvidas e o médico que fez o procedimento, com certeza, irá sanar todas elas. Um grande abraço e volte sempre.

Ricardo
mai 16, 2015
+Responder

Boa tarde !
Fiz uma septoplastia em outubro de 2014 , na cirurgia ocorreu tudo bem mas cerca de 15 dias depois logo após a retirada dos splints começaram as complicações , hematoma, mal cheiro ,excesso de crostas que resumindo evoluiu pra um furo de cerca de 1cm no septo , que já está cicatrizado ! Agora minha dúvida é saber se vale a pena uma nova intervenção para correção dessa perfuração ou se é melhor ficar quieto e tocar a vida assim mesmo sem correr o risco de uma nova complicação , pois pelo que já pude me informar a cirurgia de correção implica em soltar novamente toda a mucosa nasal e expor novamente a cartilagem , tenho medo de ao invés de melhorar piorar e aumentar ainda mais o furo .
Do jeito que está hoje o buraco permanece do mesmo tamanho ou pode aumentar sozinho com o tempo ???
Não existe a possibilidade de ele fechar ou diminuir de tamanho sozinho ???
Não tive deformação – nariz em sela -, o que acontece é a formação além do normal de crostas e as vezes um pequeno sangramento quando as crostas se desprendem da perfuração !!!
Obrigado !
Ricardo .

Gilmar Torquato
mai 18, 2015
+Responder

Ricardo, a perfuração do septo do nariz (perfuração da membrana que divide as narinas) é uma afecção que vem tornando-se mais frequente devido ao grande número de traumatismos nasais (decorrentes de acidentes, cirurgias, etc…), e ao uso da cocaína, trazendo vários transtornos ao paciente tais como: sangramentos nasais frequentes, obstrução nasal, produção de crostas nasais mal cheirosas, emissão de ruídos durante a respiração e secreção nasal (coriza). As Perfurações maiores que 01 cm e localizadas na porção anterior do septo nasal tendem a causar alterações na estética do nariz como afundamentos no dorso nasal (nariz em cela) por destruir as estruturas de suporte do nariz. Para corrigir cirurgicamente perfurações maiores que 01 cm na grande maioria das vezes é necessário uma cirurgia plástica nasal associada.
Podem ser tratados concomitantemente a cirurgia da obstrução nasal, a cirurgia endoscópica da sinusite e do ronco. Todos estes procedimentos são realizados somente com incisões internas.
Em termos de materiais é muito importante dizer que é consenso mundial, que materiais autógenos, ou seja, do próprio corpo são os indicados para uma Rinoplastia. Materiais estranhos como silicone, poréx, etc, são substâncias que não devem ser usadas no nariz, pois existe um risco maior de infecção e expulsão ou seja, extrusão do nariz. Portanto é consenso mundial a utilização de material do próprio corpo do paciente, ou seja, cartilagem.
A tendência do nariz é crescer com o tempo. Não se trata de um crescimento como acontece com os ossos, mas sim de um aumento de tamanho ocasionado pela flacidez e o desgaste da gordura da pele, além do fato de a cartilagem dessas partes do corpo não se calcificarem. As duas estruturas (nariz e orelha) são formadas por um tipo de cartilagem diferente da que existe no resto do corpo. Logo após nascer, o ser humano já apresenta um esqueleto bastante ossificado, mas as extremidades de diversos ossos mantêm regiões cartilaginosas que continuam a crescer. Por isso, tanto o nariz quanto a orelha mudam de aspecto e tamanho ao longo do tempo.
A abordagem abordagem preferida para correção perfuração do septo é pela técnica fechada (Rinoplastia Fechada) pois a cirurgia é realizada sem incisão externa e sem cicatriz na columela. Esta abordagem fechada possibilita visão total das estruturas internas do nariz (ponta, dorso, septo, cornetos e seios paranasais) permitindo fixar as cartilagens e enxertos, suturas, etc. Para a visualização completa é associado, quando necessário, a tecnologia da cirurgia vídeo endoscópica e da microcirurgia Endonasal.
Volte sempre e um grande abraço!

Ricardo
mai 17, 2015
+Responder

Olá ,
uma coisa que esqueci de perguntar na mensagem anterior : afinal de contas porque ocorreu a perfuração, qual a causa , o médico que me operou até agora nao conseguiu explicar , a cirurgia correu tudo bem , só duas semanas depois começou a falar de buraco no septo , não entendi !? o que gerou a perfuração septal se não foi feita nenhuma incisão na região afetada , o meu desvio era bem no fundo ???

Gilmar Torquato
mai 18, 2015
+Responder

Ricardo, a causa mais frequente de perfuração septal é a cirurgia nasal prévia (sequela). Para o paciente que apresenta perfuração do septo nasal recomendamos prudência na escolha do seu cirurgião. É de fundamental importância que a correção cirúrgica ocorra já na primeira cirurgia após ser detectada a perfuração do septo nasal. Uma cirurgia realizada por mãos inexperientes e técnicas inadequadas pode impedir definitivamente a correção da perfuração através de uma nova cirurgia. cirurgias mal conduzidas podem gastar os estoques naturais de enxertos (cartilagem das orelhas e fáscias temporais), podem lesar ainda mais os tecidos do nariz prejudicando irreversivelmente a irrigação sanguínea da região do septo nasal a qual é de vital importância para o sucesso da cirurgia.
Volte sempre e um grande abraço!

Priscila
mai 21, 2015
+Responder

Olá
Fiz rinoplastia a 1 mês. O objetivo era afinar a ponta e dar uma levantada. Ficou bom, mas ps buracos nas narinas estão diferentes uma da outra, uma está mais levantada que a outra. Em fotos fica muito visível, dá a impressão de que o nariz está torto. Tem como mexer nos buracos futuramente?
Obrigada

Gilmar Torquato
mai 21, 2015
+Responder

Priscila, Como já foi dito diversas vezes, não queira resultados imediatos na rinoplastia. Sua rinoplastia está muito recente e o resultado final pode demorar até um ano para ser alcançado. Depois disso é que se pode dizer alguma coisa, caso não tenha ficado como gostaria. Converse sempre com seu médico para tirar todas as dúvidas.

Marcos
jun 3, 2015
+Responder

Dr gilmar, falei com 4 pessoas a respeito da cirurgia plastica, e 2 delas me falaram qe so voltaram a respirar 100% apos uns 3 a 4 meses.. E as outras duas em torno de 1 mes estavam respirando bem! O meu nariz horas respiro melhor horas respiro pior, não parece ser obstrucao sabe? É mas como se fosse algo que eu fosse puxar o ar nao viesse tanto ar como antigamente! E vem me atrapalhado muito na hora de fazer academia e correr.. É tipo o que o fred la em cima descreveu.. Mas a minha cirurgia fazem 6 semanas e 4 dias.. Nao estou praticando exercicio fisicos por conta dessa maldita respiracao! Tenho medo que minha respiracao fique assim pra sempre, ou que eu tenha que me submeter a uma nova cirurgia! Tinha interesse em falar com O fred que em alguns comentarios em cima do meu descreveu algo parecido, porem com 11 meses de cirurgia! Obrigado

Gilmar Torquato
jun 4, 2015
+Responder

Marcos, respirar mal é o preço de ter um nariz bonito. Essa foi uma frase dita e repetida por muitos anos e que até hoje assusta muitas pessoas que desejam fazer uma rinoplastia. Então, como fica a respiração depois da cirurgia de nariz? Pode melhorar ou piorar? E ainda, no pós-operatório podem ocorrer dificuldades na respiração?
Parafraseando o lendário escritor português Fernando Pessoa: Respirar é preciso! Baseadas nisso, as técnicas cirúrgicas evoluíram, proporcionando uma melhor estruturação do nariz, tornando a respiração ainda melhor que antes, na maioria dos casos. Cirurgia plástica é bom senso e, se algum procedimento puder atrapalhar qualquer função natural do corpo, deve ser evitado, principalmente uma função vital como respirar. Nesse sentido, a rinoplastia não tem apenas função estética, possuindo também seu aspecto funcional. Ou seja, a cirurgia plástica de nariz também ajuda o paciente a respirar melhor. Como isso acontece?
Quando avaliamos um carro de alta tecnologia, ou principalmente um documentário sobre construção de aviões, sempre vem o tema aerodinâmica. Isso significa que a forma de uma determinada estrutura tem uma grande relevância para a resistência do ar. O mesmo acontece com o nariz. Formas inadequadas não são apenas esteticamente desagradáveis, mas também funcionalmente inferiores. Isso significa que uma melhora estética pode levar a uma melhora funcional, principalmente seguindo os princípios da rinoplastia estruturada. Já está mais do que comprovado por meio de estudos de avaliação de fluxo aéreo nasal, que o desvio de septo e a hipertrofia de cornetos não são os únicos fatores que influenciam a capacidade de respiração. Na verdade, estudos mostram que o papel dessas estruturas é secundário em relação a outros fatores que há alguns anos não eram levados em conta.
A chamada rinoplastia estruturada age justamente reforçando essas estruturas, denominadas tecnicamente como válvulas nasais externa e interna.
Isso responde à pergunta: a rinoplastia pode ajudar pessoas com problemas respiratórios? Pode sim e não apenas quando corrige o desvio de septo e a hipertrofia de cornetos.
Dificuldades de respiração no pós-operatório da cirurgia de nariz: Embora a cirurgia costume melhorar a respiração, a dificuldade em respirar é algo absolutamente normal e esperado no período de recuperação inicial da cirurgia. Os edemas internos no nariz são os causadores do problema, bem como os curativos internos (tampões) e externos. Todas estas dificuldades se findam passados entre duas e seis semanas. Respeitando-se todas as orientações (e restrições) do pós-operatório, as dificuldades em respirar são raras e duram poucos dias. Porém, persistindo os problemas ou em dificuldades mais severas, deve-se procurar o médico o mais rápido possível.
Um grande abraço e volte sempre!

Kaliny Melo
jun 9, 2015
+Responder

Boa noite, fiz rinoplastia vai fazer um ano agora dia 27, e mesmo passado todo esse tempo um inchaço do do esquerdo continua, tornando um lado mais largo que o outro, além disso a giba não saiu totalmente, provavelmente por vestígios da raspagem. Minha preocupação maior é que meu médico diz que meu nariz está ótimo e que basta apenas massagear que o inchaço lateral irá desaparecer, meu desejo de fazer reparadora é imenso, mas percebo uma desatenção enorme da parte dele. Aguardo uma resposta para tentar conseguir ajuda.

Gilmar Torquato
jun 10, 2015
+Responder

Kaliny, numa situação ideal, todos os pacientes teriam o tamanho de nariz que desejassem. Infelizmente, essa não é a realidade. O tamanho do nariz criado no momento da cirurgia se baseia em diversos fatores, que diferem de um paciente para outro. Inclusive, alguns pacientes simplesmente não podem ter um nariz pequeno devido à sua anatomia, espessura da pele ou efeitos de cirurgias anteriores. Os pacientes devem saber que não existe nariz perfeito. Todos possuem defeitos que seriam facilmente apontados por um especialista nesse tipo de cirurgia. Por isso, o paciente deve encarar a cirurgia como uma maneira de melhorar o formato do seu nariz. A perfeição nesta cirurgia pode até ser atingida, mas é pouco provável pois trata-se de uma cirurgia muito difícil e cujo tecido de cicatrização não está sob o controle do cirurgião. Enquanto houver inchaço no local não se consegue o resultado esperado.
Se for fazer uma cirurgia reparadora procure também orientação de um outro profissional e decida você mesmo.
Um grande abraço e volte sempre!

valeria saylor
jun 21, 2015
+Responder

Boa noite, vi que aqui existem milhares de experiências com rinoplastia. Bem eu carrego uma falta de alta estima desde de adolescente, hoje tenho 38 anos e ainda tenho o sonho de realisar essa cirurgia. Porem meu nariz é do tipo de nariz conhecido como asiático e acho parecido com o tipo negroide tmb. Se tornando uma cirurgia extremamente cara, e nao tenho uma situação financeira que suporte algo extremamente cara. Vou morar em João pessoa e gostaria de saber se tem alguém aqui que tenha um nariz do tipo do meu e que fez a cirurgia com sucesso que possa me passar por email o valor e o médico que tenha cido feita em João pessoa ou Recife. Ficarei muito muito grata. Esse é meu email valeriamarques12@yahoo.com.br.
Parabéns por esse poste.
Espero que alguém possa me ajudar

Tatiane
jun 30, 2015
+Responder

Ola, fiz uma rinoplastia a 2 meses, mas nao ficou legal, ficou 2 bolas de osso ao lado do nariz deixando o nariz torto e ainda grande..apos 1,5 mes o medico disse que precisava corrigir e entao com 2 meses de operacao fiz a cirurgia de correcao..isso foi semana passada e hoje fui tirar a tala e percebi que tinham 3 pontos por cima do nariz..ele disse que quando foi quebrar o osso acabou furando a pele e teve que dar ponto , gostaria de saber se eh normal ficar a pele assim!?? ja que minha cirurgia foi por dentro e da outra vez nao aconteceu isso..
estou muito assustada..meu nariz ainda esta mega inchado , nao tenho como saber o que mais ele fez..por favor o que faco???
algo que era para ser bom, virou um pesadelo para mim …

Gilmar Torquato
jul 1, 2015
+Responder

Tatiane, Não tem como julgar o que foi feito por um profissional. Espero que me entenda. Um grande abraço e volte sempre!

Tatiane
jul 1, 2015

Entendo..poderia me dizer se eh normal acontecer esses tipos de correcoes com 2 meses de operacao e tb acontecer furos por cime do nariz durante a cirurgia?
eu ate pesquisei na internet, mas nao encontrei..
obrigada, Tatiane

Gilmar Torquato
jul 2, 2015

Tatiane, o erro é bastante comum na rinoplastia. Não estou dizendo que o seu cirurgião errou. Na proporção de 100 narizes operados, por cirurgiões inabilitados, cerca de 30 deles são refeitos sendo que na maioria das vezes necessitam de enxerto para corrigir problemas funcionais. Já as cirurgias feitas por cirurgiões habilitados o índice de correções cai para cerca de 6%. Tudo é muito recente. Terá que conversar para saber se o que foi feito está dentro do que ele (cirurgião) esperava. E tenha tranquilidade nesse momento. Nada do que você vê agora é definitivo. Quanto a cicatrizes vai depender da forma com que seu médico esta habituado a operar e de sua experiência. Existem casos onde não há cicatriz externa visível (endorrinoplastia) e outros requerem cicatriz externa (na columela ou nas asas nasais quando estas forem “muito abertas”. Cicatrizes externas (exorrinoplastia) na columela e asas nasais são muito pouco perceptíveis, porém a qualidade delas depende também de fatores inerentes a cada organismo, que não podem ser mudados pelo cirurgião.
Um grande abraço e volte sempre!

Joyce Araújo Teixeira
jul 26, 2015
+Responder

Boa noite, li seu artigo muito interessante, há extamente quase um ano atras, fiz a minha riniplastia, meu nariz ainda continua duro na ponta, sei que ainda é normal, mas com o passar dos meses fiquei muito chateada, porque nao foi o que eu esperava, meu dorso, ainda tem um leve ossinho levantado, e minhas narinas ainda estão enormes, com seis meses fui la tirei as fotos e nao vi diferença nenhuma, em conversa com ele o mesmo me disse que só pode fazer o retoque com um ano, ele irá corrigir o dorso, aconteceu a mesma coisa com a minha amiga, porem ele fez essa correção dentro do consultório com uma anestesia local. Minha primeira pergunta é? Ele pode fazer essa correção com anestesia local? Como eu nao gostei das minhas narinas, ele é obrigado a fazer uma correção, o que o conselho de medicina diz sobre isso? sabe esperar trinta anos, pagar cheque por cheque durante um ano, e nao ficar como eu esperava foi descepcionante.

Gilmar Torquato
ago 7, 2015
+Responder

Joyce, rinoplastia revisional é a cirurgia realizada em pacientes que já se submeteram a uma ou mais cirurgias plásticas do nariz e não obtiveram resultados estéticos e funcionais satisfatórios. Nestes casos a anatomia nasal encontra-se alterada exigindo um maior conhecimento Técnico, Científico e Artístico do cirurgião, o que torna estes casos de alta complexidade. NESTES CASOS UMA VASTA EXPERIÊNCIA DO CIRURGIÃO EM REVISÕES CIRÚRGICAS É DE GRANDE IMPORTÂNCIA. São procedimentos que podem necessitar de até 5 horas de ato cirúrgico, tempo este necessário para a reestruturação detalhada dos tecidos.
Para alguns especialistas, a rinoplastia secundária deve ser realizada quase sempre sob anestesia geral, pois habitualmente é necessário retirar cartilagem do septo para fabricar os enxertos que irão ajudar a esculpir o esqueleto do nariz. A retirada desta cartilagem é feita com mais conforto para o paciente utilizando a anestesia geral, que também protege as vias aéreas contra a aspiração de sangue para os pulmões de forma mais eficiente. Em casos de rinoplastia secundária com necessidade de grandes quantidades de cartilagem, pode ser necessário retirar cartilagem da costela; isto só é possível com anestesia geral.
Compromisso: Os desejos do paciente devem ser considerados. Entretanto, o cirurgião deverá realizar estudos e simulações, em conjunto com o paciente, para definir entre outras, a melhor alternativa. É importante que o resultado estético guarde proporção espacial. Na prática, a harmonia do conjunto deve prevalecer, evitando uma certa tendência em adotar “modelos de nariz” de personalidades famosas ou atores, como acontecia em passado recente. Assim, cada paciente tem as suas necessidades individualizadas.
O compromisso do cirurgião será em utilizar as técnicas mais adequadas para cada caso, isto inclui a necessidade de profundo conhecimento em áreas da otorrinolaringologia e da cirurgia plástica facial.
Um grande abraço e volte sempre!

Moreira
ago 13, 2015
+Responder

Boa noite. Fiz uma rinoplastia secundária há dois meses e três semanas. Técnica aberta, o médico mexeu na ponta, fraturou a base do nariz para afinar e utilizou cartilagem di próprio nariz para colocar sobre o dorso pra aumentar a altura. Foi colocada cartilagem também na parte lateral entre a ponta e o septo para tirar o v invertido que havia. Meu nariz está bem inchado ainda, as partes laterais do septo estao mais inchadas que o restante do nariz, o medico dusse q é normal, q tenho que esperar um ano. Será q vai formar o v invertido de novo? E ainda encontro com dificuldade pra respirar, tipo congestionado. Liguei para o médico e ele mandou eu usar plurair por dois meses. Faz duas semanas q estou usando o plurair e houve uma melhora quase imperceptível. O que eu faço? Desde já agradeço.

Gilmar Torquato
ago 13, 2015
+Responder

Moreira, é extremamente comum (e muito chato, por sinal) apresentar congestão nasal por algumas semanas após a rinoplastia. Isso é normal e fácil de ser entendido: o inchaço do nariz causa a obstrução das vias aéreas. A congestão é intensa nos primeiros dias e tende a ficar mais amena ao longo do fim de algumas semanas. Se o problema respiratório for causado por algum inchaço o medicamento não irá fazer o efeito desejado. Não tem muito o que fazer. O nariz ainda entope com muita frequência. O nariz vai desentupindo aos poucos ao longo das semanas seguintes à cirurgia. O paciente não deve esperar melhora acentuada da obstrução nasal nos primeiros meses (principalmente os dois primeiros meses), pois o nariz ainda está cicatrizando.
Um grande abraço e volte sempre!

moreira
ago 15, 2015
+Responder

Um grande abraço Dr. muito obrigado!!

Gilmar Torquato
ago 16, 2015
+Responder

Moreira, obrigado! Um grande abraço pra você também. Compartilhe o Ler Saúde para amigos e familiares para que outras pessoas possam ter acessos a essas informações. Volte sempre!

andy
ago 25, 2015
+Responder

preciso urgente um medico cerurgiao construcao de nariz eu ja fiz 3 cerurgias e al tulima eu perdi a columela
estou sem nada na frente do nariz quem me indica melhor especilaista em consutrucao de nariz ??????
caso iuregente me mandao email andygarcia380@gmail.com

suzana
ago 28, 2015
+Responder

Boa noite pessoal.. de um tempo pra cá me interessei em fazer a Rinoplastia pois acho meu nariz gde e com fina. Contudo tenho lido mto na internet sobre a cirurgia, depoimentos, médicos etc. Moro em Jaú e pretendo fazer com o Dr João Prado Neto cirurgião conceituado mencionado no artigo acima. Apesar de ter lido mto.. vejo muitas pessoas satisfeitas e muitas insatisfeitas.. preciso de coragem!

Gilmar Torquato
ago 29, 2015
+Responder

Suzana, essa é uma decisão pessoal desde que você esteja preparada para ela. A rinoplastia ou cirurgia do nariz melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima. A cirurgia do nariz também pode corrigir dificuldade respiratória causada por anormalidades estruturais no nariz. Algumas dúvidas que você possa ter:
O que se pode mudar com a rinoplastia?
A rinoplastia pode mudar:
• O tamanho do nariz, em relação a demais estruturas faciais,
• A largura do dorso nasal
• O perfil do nariz
• A ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada
• Narinas grandes, largas ou arrebitadas
• Assimetria nasal e desvio.
A cirurgia é indicada para mim?
A decisão de se submeter à cirurgia é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão os seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis.
A rinoplastia é uma boa opção para você se:
• O seu crescimento facial estiver finalizado e se você tiver 13 anos de idade, ou mais
• Você é fisicamente saudável
• Você não fuma
• Você tem atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico.
O que saber antes de se submeter à cirurgia de rinoplastia?
O sucesso e a segurança do procedimento cirúrgico dependem muito de sua sinceridade durante a consulta. Você será questionado sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.
Esteja preparado para discutir
• A razão pela qual quer fazer a cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado
• As condições médicas, alergia medicamentosa e tratamento médico
• Uso atual de medicamento, vitamina, medicamentos naturais, fumo, álcool e drogas
• Cirurgias prévias.
O cirurgião também poderá:
• Avaliar o seu estado geral de saúde e todas as condições pré-existentes de saúde ou fatores de risco
• Examinar e medir o seu rosto
• Fotografar para prontuário médico
• Discutir as opções e recomendar a mais adequada
• Discutir possíveis resultados da cirurgia e quaisquer riscos ou complicações potenciais.
Preparando-se para a cirurgia
Previamente à cirurgia, pode ser necessário:
• Fazer exames de laboratório ou avaliação médica
• Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais
• Parar de fumar com bastante antecedência à cirurgia
• Evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.
Instruções especiais
• O que fazer no dia da cirurgia (tempo de jejum, medicamentos, banho),
• Informações sobre o tipo de anestesia a ser realizada durante o procedimento cirúrgico,
• Orientações sobre os cuidados pós-operatórios.
O procedimento deve ser realizado em local seguro e confortável para o médico e o paciente, em centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, com equipamentos e equipe treinada para qualquer intercorrência.
Você precisará de ajuda
Não deixe de pedir a alguém que o acompanhe e que fique com você, pelo menos, a primeira noite, após a cirurgia.
Riscos e informações de segurança
A decisão de se submeter à cirurgia é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis.
Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais.
Possíveis riscos da cirurgia
• Ruptura de pequenos vasos no nariz
• Assimetria do nariz
• Cicatrizes desfavoráveis
• Sangramento (hematoma)
• Infecção
• Riscos anestésicos
• Má cicatrização
• Dormência ou demais alterações de sensibilidade na pele
• Despigmentação da pele e/ou inchaço prolongado
• Podem ocorrer alterações na via aérea nasal após a rinoplastia e a septoplastia, podendo interferir na passagem normal de ar pelo nariz
• Perfuração do septo nasal (um orifício no septo nasal) pode desenvolver, no entanto, não é comum e tratamento cirúrgico adicional pode ser necessário para reparar o septo. Em alguns casos, pode ser impossível corrigir esta complicação
• Dor, que pode perdurar
• Complicações cardíacas e pulmonares
• Fios de suturas podem espontaneamente emergir na pele, tornando-se visíveis ou produzir irritação que exijam sua remoção.
• Possibilidade de novo procedimento cirúrgico.
Faça perguntas
É importante que você tire todas as suas dúvidas diretamente com o cirurgião plástico sobre o procedimento ao qual será submetido. É natural que sinta um pouco de ansiedade, que tenha expectativa com o resultado ou estresse pré-operatório. Não tenha vergonha de discutir estes sentimentos com o seu cirurgião plástico.
Ao receber alta
Se você sentir falta de ar, dores no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure atendimento médico imediatamente. Se algumas destas complicações ocorrerem, você poderá precisar de internação e de tratamento adicional.
A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Apesar de serem esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível atingir os melhores resultados com um único procedimento cirúrgico, sendo necessária uma nova cirurgia.
Seja cuidadoso
Seguir as recomendações de seu médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas à força excessiva, à escoriação, ou ao movimento durante o tempo de cicatrização.
O que acontece durante a cirurgia?
Etapa 1 – Anestesia: medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.
Etapa 2 – Incisão: a cirurgia do nariz é realizada ou por procedimento fechado, em que as incisões são escondidos no interior do nariz, ou por procedimento aberto, onde é feita uma incisão através da columela, faixa estreita de tecido que separa as narinas. Através destas incisões, os tecidos moles que cobrem o nariz são cuidadosamente levantados, permitindo o acesso para remodelar a estrutura do nariz.
Etapa 3 – Remodelação da estrutura do nariz: a cirurgia do nariz pode reduzir ou aumentar as estruturas nasais com o uso de cartilagem enxertada de outras áreas de seu corpo. Mais comumente, partes de cartilagem do septo, a partição no meio do nariz, são usadas para este propósito.
Algumas vezes, parte de cartilagem da orelha e, raras vezes, parte da cartilagem da costela pode ser usada.
Etapa 4 – Correção de desvio de septo: a correção de desvio do septo e a redução das saliências no interior do nariz melhoram a respiração.
Etapa 5 – Fechando as incisões: uma vez que a estrutura subjacente do nariz é esculpida na forma desejada, a pele e o tecido nasal são acomodados e as incisões fechadas. Incisões adicionais podem ser feitas nos sulcos naturais das narinas para alterar o seu tamanho.
Etapa 6 – Resultados: uma especie de gesso e tampão internos darão sustentação ao nariz à medida que a cirurgia começa a cicatrizar por aproximadamente uma semana. Enquanto o inchaço inicial diminui dentro de algumas semanas, pode levar até um ano para o novo contorno nasal ser redefinido completamente. Durante este período, você perceberá mudanças graduais na aparência de seu nariz. O inchaço pode aparecer e desaparecer e ser um pouco pior pela manhã, durante o primeiro ano, após a cirurgia. A rinoplastia para remodelar a via aérea obstruída requer avaliação cuidadosa da estrutura nasal que se refere ao fluxo de ar e respiração. A correção de desvio do septo, uma das causas mais comuns de insuficiência respiratória, é conseguida através do ajuste da estrutura nasal para produzir um melhor alinhamento.
Recuperação pós-operatória
Após a finalização do procedimento, uma espécie de gesso, tampão interno e curativo com Micropore serão colocados no nariz para apoiar e proteger as novas estruturas durante a cicatrização inicial.
Serão dadas instruções especiais, incluindo:
Como cuidar da ferida operatória, medicamentos para tomar por via oral para ajudar a reduzir o potencial de infecção, cuidados específicos com o local da cirurgia, com o seu estado de saúde e acompanhamento pós-operatório com o seu cirurgião plástico.
Pergunte ao cirurgião plástico sobre a recuperação:
• Onde vou permanecer em recuperação após a cirurgia?
• Qual medicação me será dada ou prescrita após a cirurgia?
• Será necessário curativo após a cirurgia? Quando será removido?
• Os pontos serão removidos? Quando?
• Por quanto tempo o nariz ficará inchado?
• Quando poderei retomar minhas atividades normais e exercício físico?
• Quando será a consulta de retorno?.
Resultados
Pode levar vários meses para que o inchaço desapareça completamente e até um ano – e às vezes mais – para o resultado da cirurgia ser percebido em sua totalidade. Embora os resultados da rinoplastia sejam, geralmente, permanentes, a cartilagem pode continuar a mover e remodelar o tecido, alterando o resultado ao longo do tempo.
Qual o custo da cirurgia?
O custo é sempre uma consideração em cirurgia eletiva. Os honorários de um cirurgião podem variar com base em sua experiência e tipo de procedimento realizado.
O custo pode incluir:
• Honorários do cirurgião
• Custos do hospital ou centro cirúrgico
• Honorários do anestesista
• Medicamentos prescritos
• Exames médicos.
Sua satisfação vale mais que os custos da cirurgia
Ao escolher um cirurgião plástico para realizar a cirurgia de rinoplastia, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia.
Perguntas a fazer ao cirurgião plástico:
Use esta lista como um guia durante a consulta:
• Você é especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica?
• Você foi treinado especificamente no campo da Cirurgia Plástica?
• Quantos anos de treinamento em cirurgia plástica você teve?
• A instalação do centro cirúrgico em sua clinica é autorizada pela Vigilância Sanitária?
• Sou um bom candidato a este procedimento?
• O que se espera de mim para que os melhores resultados sejam obtidos?
• Onde e como será realizado o procedimento?
• Qual técnica cirúrgica é recomendada para mim?
• Quanto tempo de recuperação posso esperar, e que tipo de ajuda vou precisar durante minha recuperação?
• Quais são os riscos e complicações associados ao meu procedimento?
• Como são tratadas as complicações?
• Qual será a aparência do meu nariz com o passar do tempo?
Glossário
• Cartilagem: Tecido conjuntivo que constitue a estrutura do nariz.
• Columela: A estreita faixa de tecido que separa as narinas.
• Septo desviado: A cartilagem que separa as narinas está desalinhada e pode causar a obstrução parcial das vias aéreas nasais.
• Anestesia geral: Drogas e/ou gases utilizados durante a cirurgia para aliviar a dor e diminuir a consciência.
• Hematoma: Acúmulo de sangue abaixo da pele.
• Sedação intravenosa: Sedativos administrados por injeção na veia para ajudar a relaxar.
• Anestesia local: Droga injetada diretamente no local de uma incisão durante a cirurgia para aliviar a dor.
• Rinoplastia: Cirurgia para remodelar o nariz.
Espero com isso ter ajudado você a tomar a sua decisão.
Um grande abraço e volte sempre!
Trackbacks and pingbacks

O milagre da minha Vida! | kazinha.com.br
[…] Meu primo que é médico me disse que no Canadá, mulheres com endometriose são tratadas com altas doses de …
Alcoolismo » Principais efeitos do álcool em cada parte do seu corpo
[…] Dados: Ler Saúde […]
Catapora: doença comum mas pode evoluir com sérias complicações. Tire suas dúvidas! | Ler Saúde
[…]   […]
Lúpus: entenda como age a doença que atinge cerca de 65 mil brasileiros | Ler Saúde
[…] http://www.lersaude.com.br/lupus-sem-cura-mas-sob-controle/ […]
Blog CEOQ
[…] Fonte: Ler Saúde […]
Blog CEOQ
[…] Fonte: Ler Saúde […]
Santo Blog | Hipertensão arterial na gravidez: Quais os riscos? O que devo fazer?
[…] Saiba mais « http://www.lersaude.com.br/hipertensao-arterial-na-gravidez-quais-os-riscos-o-que-devo-fazer/ […]
Alternativa para evitar a trombose | Bom Jardim Notícias.com
[…] http://www.lersaude.com.br/alternativa-para-evitar-a-trombose/ […]
Pilates em Barcelona | Diário de viagem de Barcelona | Guia de eventos, cultura e atividades
[…] dos principais benefícios do Pilates são: a redução do estresse, alívio e redução de dores, um melhor controle da …
#Saúde – O que é Síndrome do pânico? | Corpo novo, mente nova.
[…] Ler saúde e […]
Blog CEOQ
[…] Fonte: Ler Saúde […]
Soja: quando ela faz bem ou mal para a saúde | Bom Jardim Notícias.com
[…] http://www.lersaude.com.br/soja-quando-ela-faz-bem-ou-mal-para-a-saude/ […]
Cansaço e sono na gravidez. Como dormir melhor?
[…] Fonte: Ler Saúde […]
Outubro rosa | Memórias e Quimeras
[…] sobre o assunto, além de apoio e espaço para poder compartilhar a sua história no site. Ler …
O HOMEM É MESMO A SUA TESTOSTERONA | Dr. Vagner Vieira | Emagrecimento e Performance Humana
[…] FONTE: http://www.lersaude.com.br/andropausa-a-sexualidade-e-o-medo-como-lidar-com-esta-situacao/ […]
Teste da linguinha passa a ser obrigatório em todo o país - Parnaíba SP
[…] Redirecionando: http://www.lersaude.com.br/teste-da-linguinha-passa-a-ser-obrigatorio-em-todo-o-pais/ […]
PILATES: BENEFÍCIOS SEM FIM « | Cardio Mota
[…] Veja a matéria na integra: http://www.lersaude.com.br/pilates-beneficios-sem-fim/ […]
maillot football
maillot football...Greetings! Really beneficial guidance on this informative article!...
Deixe seu Comentário

Nome
Email
Website
Seu comentário
Enviar Comentário
Pesquisar:

 Buscar

Newsletter
Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades por E-mail.
E-Mail:*

Cadastrar
Categorias
Bem-Estar (1)
Ciência & Saúde (57)
Diabetes (11)
Gravidez / Cuidados com o bebê (70)
Guia do Coração saudável (1)
Hipertensão Arterial (2)
Notícias Rápidas / Ciência & Saúde (14)
Pilates (1)
Pronto Socorro (3)
Psiquiatria / Psicanálise / Neurociência / Psicologia (26)
Sua Saúde (250)
Tecnologia & Saúde (5)
Tira-Dúvidas – Os seus PORQUÊS (24)
Verdade ou Mito (10)

Notícias Mais Populares
Apendicite: tudo o que você queria saber
249
Rinoplastia: cirurgias de nariz têm alto índice de erro
142
Laqueadura: o que você deve saber antes de fazer
89
Gravidez de alto risco: Como identificar?
86
Alívio perigoso: descongestionante nasal leva ao vício e pessoa pode até perder o olfato
82
Curta nossa Fan Page !

Últimas Notícias
SET
3
Cáseos amigdalianos: saiba como prevenir as desagradáveis ‘pedrinhas’ que se acumulam na garganta
por Gilmar Torquato - 0 comentários
AGO
30
O bebê vai nascer: como se preparar para a amamentação?
por Gilmar Torquato - 0 comentários
AGO
27
Risco de aborto espontâneo é maior para mulheres com endometriose
por Gilmar Torquato - 0 comentários
AGO
23
Calcanhar em crise: dor e inflamação são os principais sintomas do temido esporão de calcâneo
por Gilmar Torquato - 2 comentários
Principais Categorias
Bem-Estar (1)
Ciência & Saúde (57)
Diabetes (11)
Gravidez / Cuidados com o bebê (70)
Guia do Coração saudável (1)
Hipertensão Arterial (2)
Notícias Rápidas / Ciência & Saúde (14)
Pilates (1)
Pronto Socorro (3)
Psiquiatria / Psicanálise / Neurociência / Psicologia (26)
Sua Saúde (250)
Tecnologia & Saúde (5)
Tira-Dúvidas – Os seus PORQUÊS (24)
Verdade ou Mito (10)
Parceiros


Nuvem de Tags
Aborto Alzheimer Autismo AVC café Cigarro Ciência Colesterol Convulsão coração câncer Câncer de mama Câncer de ovário Câncer de Próstata células tronco Dengue Depressão Diabetes Dor de cabeça Endometriose enxaqueca Esclerose múltipla Estresse fibromialgia gravidez gripe hipertensão Hipertensão arterial Infarto infecção urinária intestino Intestino preso Menopausa Mãe obesidade Olhos osteoporose Ouvido Parto normal Rins Saúde Saúde dos olhos vacina Visão álcool
Copyright Ler Saúde 2012 - 2015. Todos os direitos reservados.

4 comentários:

  1. Dr, é normal um mau cheiro após a cirurgia? Fiz a minha há exatos 21 dias, e de uns 3 dias pra cá tenho sentido um cheirinho desagradavel. Não dói, não tá mais dormente, só um pouco sensível.. Mas esse cheirinho toda vez que toco ou mexo com o nariz..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/Empty-Nose-Syndrome-Sindrome-Do-Nariz-Vazio-901576013308369/?fref=ts
      VAI NA MINHA PAGINA

      Excluir
  2. https://www.facebook.com/Empty-Nose-Syndrome-Sindrome-Do-Nariz-Vazio-901576013308369/?fref=ts

    VISITEM MINHA PAGINA NO FACEBOOK PARA ENTENDEREM O QUE ACONTECE DE ERRADO COM CIRURGIA NASAL

    ResponderExcluir
  3. https://www.facebook.com/Empty-Nose-Syndrome-Sindrome-Do-Nariz-Vazio-901576013308369/?fref=ts

    VISITEM MINHA PAGINA NO FACEBOOK PARA ENTENDEREM O QUE ACONTECE DE ERRADO COM CIRURGIA NASAL

    ResponderExcluir