terça-feira, 18 de agosto de 2015

Falta de material prejudica bebês com hidrocefalia

Sábado, 16/08/2014, 09:20:22 - Atualizado em 16/08/2014, 10:03:47 1 comentários
Falta de material prejudica bebês com hidrocefalia (Foto: Ivan Cardoso)
Segundo denúncias de mães, Santa Casa não tem válvula para drenar o líquido das cabeças dos bebês leidemar oliveira (Foto: Ivan Cardoso)
Familiares de bebês com hidrocefalia, internados na Santa Casa de Misericórdia  do Pará reclamam da demora do hospital no tratamento das crianças. O problema estaria sendo causado pela falta da válvula utilizada pelos médicos para drenar a água das cabeças dos bebês. O filho recém-nascido de Lisandra Silva é uma das crianças portadoras da doença. Há 15 dias a família aguarda a chegada do aparelho para dar prosseguimento ao tratamento da criança, que se recupera de uma cirurgia de miningocele (anormarlidade congênita que afeta a coluna vertebral do bebê).
 “Depois da cirurgia meu filho desenvolveu a hidrocefalia e a gente fica nessa eterna espera sem saber quando o tratamento vai terminar”, diz a mãe da criança.  A informação dada pelo hospital, segundo mães ouvidas pela reportagem, é a de que a válvula já teria sido comprada, mas ainda aguarda liberação. A espera é angustiante para a avó de uma criança de dois meses, que pediu para não ser identificada.

APARELHO
A criança também necessita do aparelho para tratar a hidrocefalia. “O médico disse há 15 dias que ia nos dar uma posição, mas até agora não veio. A gerência do hospital ficou de nos dar uma decisão hoje (ontem), mas devido ao feriado a sala ficou fechada”, reclamou a avó.
Para piorar a situação, a criança sofre de megacolo congênito (intestino grande) que, se não tratado adequadamente, pode levar à morte. Devido ao problema a criança sente dores constantes e não consegue defecar.  “Ele vai ter que fazer uma cirurgia, mas os médicos dizem que não há previsão”, diz.
Segundo a assessoria  de imprensa da Santa Casa, os bebês com hidrocefalia estão sendo atendidos pela equipe multiprofissional do hospital e que o tratamento é minucioso e demorado.
A instituição afirmou ainda, em nota,  que ocorreu um atraso na entrega dos equipamentos por parte dos fornecedores e que a situação tem previsão de regularização para o início da próxima semana.
(Diário do Pará)

Faça seu comentário. Clique aqui!

1 Comentários

1 | COMENTARISTA - 17/08/2014 às 08:28:33
ÉGUA MEU, DIANTE DE TANTAS DENUNCIAS DE DESCASO E DE INCOMPETENCIA NA SANTA CASA, OS ORGÃOS FISCALIZADORES NÃO SE APRESENTAM PORQUE? A SANTA CASA ESTA MAIS PARA UM NECROTÉRIO DO QUE UMA CASA DE SAUDE. E TUDO ISSO COM MUITA PROPAGANDA ENGANOSA DO DESGOVERNO DO JATEVE.
O comentário não representa a opinião do Diário Online. O texto escrito é de inteira responsabilidade do autor.

Mais de Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário