domingo, 25 de março de 2018

Juiz condena médicos que retiraram órgãos de garoto ainda vivo para vender

Carlos Eduardo Cherem
Do UOL, em Belo Horizonte
 Ouvir texto
 
0:00
 Imprimir Comunicar erro
  • Reprodução/EPTV
    O menino Paulo Pavesi, cujos órgãos foram retirados quando ainda estava vivo, na Santa Casa de Poços de Caldas (MG)
    O menino Paulo Pavesi, cujos órgãos foram retirados quando ainda estava vivo, na Santa Casa de Poços de Caldas (MG)
Mais três médicos envolvidos na comercialização de órgãos e tecidos humanos na cidade de Poços de Caldas (460 km de Belo Horizonte, MG) foram condenados pela Justiça.
Os médicos Celso Roberto Fransson Scafi, Cláudio Rogério Carneiro Fernandes e Sérgio Poli Gaspar foram considerados responsáveis pela morte do menino Paulo Veronesi Pavesi, 10.
Em abril de 2000, o garoto foi atendido pelos médicos na Santa Casa de Poços de Caldas após ter caído do prédio onde morava. Ele passou por procedimentos inadequados e teve os seus órgãos removidos, quando ainda estava vivo, para posterior transplante, por meio de diagnóstico forjado de morte encefálica.
Gaspar, Scafi e Fernandes foram condenados, respectivamente, a 14 anos, 18 anos e 17 anos de reclusão em regime fechado.
Ampliar

Crianças e adolescentes vítimas de violência14 fotos

2 / 14
O menino boliviano Brayan Yanarico Capcha, 5, foi morto com um tiro na cabeça no dia 28 de junho de 2013 durante um assalto a uma residência, na região de São Mateus, zona leste de São Paulo. Segundo a polícia, seis homens armados invadiram a casa no bairro de Jardim Conquista, anunciaram o assalto e fizeram uma família de bolivianos refém. Após levarem R$ 4.500, um dos criminosos, insatisfeito com o valor da quantia, atirou contra o garoto, que chorava e pedia para não ser mortoVEJA MAIS >Imagem: Reprodução/ SBT
Cabe recurso à sentença emitida nesta sexta-feira (7) pelo juiz da 1ª Vara Criminal de Poços de Caldas, Narciso Alvarenga Monteiro de Castro magistrado considerou os médicos culpados pelo crime de remoção de órgãos, com o agravante de tê-lo praticado em pessoa viva, resultando em morte, baseado na Lei 9.434/97 (Lei de Transplantes).Foram ainda estabelecidas penas pecuniárias, de acordo com as "excelentes condições financeiras dos médicos".A multa fixada para Gaspar foi de 250 dias-multa, sendo cada um equivalente a 2,5 salários mínimos. Os outros dois médicos vão pagar 320 dias-multa, fixado cada dia em três salários mínimos.Na sentença, o magistrado não permitiu que os condenados aguardem eventual recurso em liberdade e decretou a prisão preventiva imediata deles.Na avaliação do juiz, a liberdade desses médicos poderá prejudicar a tramitação processual deste e de outros processos e inquéritos em andamento com relação à chamada "máfia de órgãos de Poços de Caldas".
"A prisão se justifica para garantir a ordem pública, nitidamente abalada pelas ações dos condenados, a conveniente instrução processual dos outros feitos conexos e a futura aplicação da lei penal", afirmou Castro, em sua decisão.
"Até o trânsito em julgado das sentenças condenatórias, muito tempo irá passar, pois recursos e mais recursos serão impetrados, dado o poderio financeiro dos réus e a infinidade de recursos à disposição (por uma legislação retrógrada, pouco afinada com os dias atuais)", disse.
Eles foram presos logo após o anúncio da sentença, nesta sexta-feira (7), e estão à disposição da Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais, na delegacia da cidade.
A reportagem do UOL não localizou os advogados dos condenados para comentarem a decisão da Justiça.
Os condenados formavam a equipe médica da MG-Sul Transplantes, organização clandestina e criminosa responsável por realizar transplantes e remoção de órgãos irregularmente.
Em fevereiro do ano passado, Scafi e Fernandes foram condenados pelo mesmo crime, juntamente com os médicos Alexandre Crispino Zincone e João Alberto Goes Brandão, no caso de outra vítima.
Dois outros médicos também denunciados por comercialização de órgãos e tecidos humanos do município tiveram declarada a "extinção da punibilidade" por terem completado 70 anos de idade.
Ampliar

Relembre crimes e julgamentos brasileiros famosos58 fotos

11 / 58
Suzane von Richthofen deixa o 89º Distrito Policial, em julho 2006, para o julgamento no Fórum da Barra Funda, em Sao Paulo (SP). Ela e os irmãos Daniel e Cristian Cravinhos foram condenados a 39 anos de prisão pelo homicídio dos pais de Suzane, ocorrido em 2002VEJA MAIS >Imagem: André Porto/Folhapress - 18.jul.2006

Médicos serviam no SUS

O juiz decretou também a perda dos cargos públicos dos três sentenciados, ressaltando que eles "são servidores públicos e houve lesão à administração pública, devido ao recebimento indevido de verbas do SUS (Sistema Único de Saúde)". 
Assim, o magistrado determinou também a expedição de ofícios ao Ministério da Saúde, ao governo de Minas Gerais, à Prefeitura de Poços de Caldas e aos hospitais da região, instruindo o descredenciamento imediato dos condenados no SUS.
Ampliar

Pesquisadores desenvolvem órgãos biônicos para transplantes humanos19 fotos

1 / 19
A empresa francesa Carmata apresentou em julho de 2013 um coração artificial com tecido bovino que será testado em breve por pacientes com problemas cardíacos. O material orgânico (formas elípticas marrons, na ilustração à direita) substitui o plástico nas superfícies irrigadas pelo sangue, diminuindo os problemas de coagulação após o transplante, segundo o fabricante. O órgão biônico é regulado por sensores, softwares e microeletrônicos e funciona com duas baterias externas de íons de lítioImagem: Carmat


Avatar do usuário
  • TODOS
  • MAIS CURTIDOS
  • ESCOLHA DO EDITOR
  1. Avatar de JSilvaJS

    JSilvaJS

    4 anos atrás
    Pois é. Nao é um absurdo do absurdo?? Foram 45 médicos do CRM-MG, que viram o caso, e afirmaram que nao houve falha ética. É muito estranho, nao é mesmo. Acho que todos os médicos do Brasil sao corporativistas, sao gananciosos, sao uma mafia de branco. Pudera!! Se o proprio CRM diz um absurdo desses!!! Todos os medicos brasileiros deveriam ser presos. Ou, fazer um estagio de aperfeicoamento em Cuba.... Lah sim, os médicos sao humanos. Os Juizes brasileiros? Nao, os Juizes brasileiros sao todos de conduta perfeita. Nao erram nunca. Alias, eu acho que a culpa do imperialismo e da opressao é dos médicos brasileiros. Sao uns usurpadores. Que todos sejam presos!
  2. Avatar de JSilvaJS

    JSilvaJS

    4 anos atrás
    Eu ia perguntar ao pai sobre a angiografia (que na verdade atestava a morte cerebral) no seu Blog. Desisti. A mensagem que ele coloca eh a seguinte (para quem tenta postar algum comentario no Blog): ''Ola! Se voce vai criticar o blog ou fazer propaganda sobre doaçao de orgaos, nao perca tempo. Seu comentario nao sera publicado. Voce nao é obrigado a apoiar esta causa, e nem eu sou obrigado a ler besteiras. Crie o seu proprio blog e la voce podera escrever o que bem entender.'' Ou seja, ele nao aceita discutir o caso do filho com ninguem, nao aceita discutir nada com ninguem, mesmo estando a 8 mil Km do Brasil..... Por que???
  3. Avatar de JSilvaJS

    JSilvaJS

    4 anos atrás
    Porque o pai foi para a europa?? Porque nao denunciava as ameacas? Porque nao pediu protecao para a policia?? Porque nao, tipo, 'mudou de cidade', em ultimo caso, jah que isso eh 'um pouco mais simples' do que ir para a europa?? Porque nao vemos nos jornais brasileiros, todos os dias, noticias de pessoas 'viajando para a europa' devido ameacas de todos os lados (que existem aos montes - ou nao??)??? O Pizzolatto do mensalao tb vai pedir azilo por se sentir perseguido? (todos condenados do mensalao se dizem perseguidos). Porque o pai nunca mais voltou, jah que eh um combatente voraz pela justica sobre o caso do seu proprio filho?? O filho dele foi morto (segundo ele), e ele foge?? Pq ele nao ficou aqui para exigir justica sobre a morte do filho?? Ele preferiu fazer isso de lah, da europa?
  4. Avatar de JSilvaJS

    JSilvaJS

    4 anos atrás
    Outra coisa: e A MAE do menino, onde estah??? (Nao, ela nao estah na europa, com o pai do menino). Pq ela nao se manifesta nunca????? Outra coisa: que condominio é esse que possui um brinquedo para as criancas brincarem, com 10 metros de altura??? O 'pé direito de uma casa sao 3 metros; o de um apartamento, é mais baixo que isso. 3x3=9. Ou seja, seria um 'brinquedo' que chega quase ao QUARTO ANDAR do prédio?????? É uma montanha russa no prédio?? O pai e o JUIZ afirmam que cair do quarto andar nao eh grave??? Porque eles nao se jogam do 4o andar para ver o que acontece!!!...
  5. Avatar de JSilvaJS

    JSilvaJS

    4 anos atrás
    Outra coisa: os medicos podem ser acusados de tudo, menos de ter tirado os orgaos do menino vivo: a ANGIOGRAFIA CEREBRAL mostra que NAO SUBIA CONTRASTE. Basta ver as imagens!!!!!! E como pode o JUIZ proferir que o resultado desta angiografia nao tem importancia??????????? Ela demonstra graficamente; visualmente; documentalmente a morte encefalica do menino!!! Ou seja, os medicos podem ser acusados DE TUDO, menos de matar quem jah estava morto. Parece absurdo demais para ser verdade? Pois eh... tambem acho...
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. 
Leia os termos de uso

Nenhum comentário:

Postar um comentário