quinta-feira, 29 de maio de 2014

Idosa recebe café com leite na veia e morre no Rio

Edição do dia 15/10/2012
15/10/2012 21h25 - Atualizado em 15/10/2012 21h25

Segundo a família, a idosa de 80 anos recebia soro e medicamentos por uma veia no pescoço, e a alimentação por uma sonda no nariz.

No estado do Rio, a polícia investiga a suspeita de que a paciente de um posto médico teria morrido depois de receber uma injeção de café com leite na veia.

A filha já se preparava para levar a mãe de volta para casa: “A minha mãe estava bem, conversando, disse que estava com saudade dos netos.”
Dona Palmerina Pires Ribeiro estava internada há dez dias com uma infecção renal, em um posto de atendimento médico em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Ela teria alta esta semana. Mas, no domingo, a idosa de 80 anos começou a passar mal. A filha Loreni Ribeiro disse que a mãe teve convulsões logo depois de receber atendimento de uma estagiária.
“Eu falei: você está aplicando leite na veia dela, café com leite na veia dela, tira isso daí”, conta.
Dona Palmerina morreu quatro horas depois. Segundo a família, a idosa recebia soro e medicamentos por uma veia no pescoço, e a alimentação por uma sonda no nariz.
“Quando a alimentação é feita inadvertidamente na veia, ela cai diretamente no coração, e de lá vai para o pulmão, levando até a crise convulsiva e, consequentemente, ao óbito”, explica o cirurgião-geral Armando Carreiro.
A Secretaria de Saúde de São João de Meriti abriu sindicância para esclarecer o caso e afastou tanto a estagiária quanto as enfermeiras que deveriam supervisionar o estágio. Segundo a família da paciente, na hora do procedimento não havia profissional responsável por perto.
“O conselho federal não autoriza, não permite que nenhum estagiário possa estar atuando sem a supervisão direta do profissional de enfermagem”, reforça Antônio Marcos Gomes, do Conselho Federal de Enfermagem.
A secretaria não divulgou os nomes das estagiárias, nem das enfermeiras. Alegou que o caso ainda está sendo investigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário