sábado, 24 de maio de 2014

Cirurgia Plástica é perigosa?


6 de agosto de 2011
By BEAUTY-MD
Cirurgia Plástica é perigosa?
A mídia tem anunciado com sensacionalismo problemas ocorridos com procedimentos cirúrgicos estéticos.
A Cirurgia Plástica tem sido citada negativamente, sendo taxada como muito perigosa.
Procedimentos devem ser feitos em ambiente hospitalar.
Procedimentos devem ser em ambiente hospitalar.
Devemos levar em conta que só é notícia o que acontece com muito pouca freqüência.
Não é notícia alguém morrer durante uma cirurgia cardíaca ou durante um parto. Isso acontece com certa freqüência, mas ninguém pensa nisso. Não é uma manchete que vende.
A Cirurgia Plástica é uma especialidade médica como outra qualquer, apresentando riscos e problemas. Como a Cirurgia Estética não é uma necessidade de Saúde, sua não realização não vai acarretar morte ou outros problemas ao paciente, ela só será realizada se houver condições ótimas de saúde do mesmo, conseqüentemente tendo um risco proporcionalmente menor que nos casos onde existe alguma doença.
Os riscos inerentes à cirurgia são os mesmos da anestesia.
Uma anestesia peridural para uma cesariana não tem risco muito menor que a anestesia para uma plástica mamária.
O simples fato de a paciente estar deitada imóvel já propicia a formação de coágulos nas pernas e trombose de membros inferiores, podendo levar a embolia pulmonar. O que não se comenta é que isso também pode acontecer em viagens longas de avião e, acontece com certa freqüência.
O fato de estarem sendo injetadas drogas anestésicas também pode afetar a pressão e o coração, além de poder causar reações alérgicas. Por isso é fundamental a presença do Anestesiologista o tempo todo ao lado do paciente.
O risco de ser atropelado na calçada ou andar na rua não é menor que o de submeter-se a uma cirurgia plástica. A diferença é que ser operado é uma opção, mas sair de casa para trabalhar não. Há pouco tempo atrás li um trabalho estatístico comentando que a quantidade de pessoas que morrem por ter escorregado no chuveiro e batido a cabeça ,e as que são atingidas por objetos que caem de prédios é muito maior que as que morrem de acidente aéreo.
Você não tem medo de tomar banho no chuveiro, mas tem de viajar de avião!
São feitas milhares de cirurgias plásticas todos os meses e são poucos os casos em que ficamos sabendo de algum problema.
Existe risco, mas com as providências necessárias ele cai muito.
Exames e avaliações pré-operatórias bem feitas, planejamento cirúrgico adequado, realização de cirurgia em ambiente hospitalar convenientemente equipado, prevenção de complicações como trombose e embolia através de equipamentos e medicação adequados alem da colaboração do paciente saindo da cama logo que solicitado e seguindo a risca as recomendações médicas reduzem drasticamente as complicações
O que o médico recomenda tem fundamento científico e reflete a experiência do mesmo em controle de possíveis complicações. Você deve confiar em seu médico. Se não confiar no que ele diz e não seguir á risca as orientações poderá ter conseqüências desagradáveis.
Informe-se muito bem antes de ser operada. Ás vezes indicação de amiga pode não ser suficiente. Existem muitos profissionais não habilitados fazendo estes procedimentos. O treinamento e a experiência na área são importantes.
Você pode se informar sobre seu médico no Conselho Regional de Medicina e na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Você saberá se o seu médico é especialista ou não.
Cirurgia Plástica é perigosa? | ESTÉTICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário