atualizado em 27 de Setembro de 2013 às 13h29

vc repórter: médica em 'fúria' rasga prontuário de criança em hospital de SP...


Médica em fúria rasga prontuário de criança em hospital de SPClique no link para iniciar o vídeo
Médica em fúria rasga prontuário de criança em hospital de SP

Uma pediatra em fúria assustou pacientes e funcionários do Hospital Geral de Vila Penteado no último sábado, na zona norte de São Paulo.
Depois de levar sua filha K.S.B.S, 4 anos, ao pronto socorro do hospital, o limpador de vidros Ednei Brandão de Sousa, 36 anos, viu a médica rasgar o prontuário e negar a medicação à criança. Logo no começo do vídeo, de 2 minutos e 5 segundos, é possível ouvir ao fundo a discussão da médica, identificada como Miriam G. Carvalho, com outras pessoas.
A briga teria começado depois que a filha de Ednei entrou no hospital com 38,5 °C de febre. As enfermeiras teriam atendido a criança sem passá-la pela triagem, o que irritou a médica. “Já tinha percebido que ela estava estressada quando chegou uma mãe com sua filha. A menina estava com uma infecção de ouvido, e a médica disse que não iria olhar a criança, já que o estado não era grave, e mandou ela ir embora”, quando teve início a discussão.
“Você viu o que é que deu? Eu faço um escândalo (...) Você não me conhece”, gritou a pediatra para a enfermeira, que tentou se desculpar. Visivelmente alterada, a médica disse que já estava acostumada a ir para a delegacia. “Chama a polícia porque eu estou acostumada. Eu já fui fazer vários processos. Chama, por que eu já fui nesse 18º DP várias e várias vezes”, dizia ela.
Na tentativa de acalmá-la, Ednei disse que a discussão estava assustando sua filha. Ao saber que estava sendo filmada, a mulher ameaçou quebrar o celular do limpador de vidros. Após sair do local por um instante, Miriam volta e impede a enfermeira de dar a medicação à criança. O vídeo mostra a pediatra rasgando o que seria o prontuário da criança. Segundo Ednei, após desligar o celular, ele saiu do hospital com a filha no colo, e foi agredido pela médica com socos nas costas.
“O pessoal de dentro do hospital estava abismado. Quando estava saindo com minha filha no colo, a médica começou a me puxar pelo braço, e uma outra paciente teve que dar um empurrão nela”, relata Ednei.
“Depois disso fiquei na rua com a minha filha, e minha mulher foi tentar conversar e explicar que a menina precisava da medicação. Um outro médico que estava lá atendeu minha filha e fez uma receita, para que eu pudesse comprar o remédio”, conta Ednei, que realizou um boletim de ocorrência contra a médica.
Médica é afastada.......
Procurada pelo Terra, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que a médica foi afastada das atividades médicas exercidas na unidade após o episódio, e que uma sindicância foi aberta para investigar o caso. 
"Foi aberta uma sindicância interna para apurar as circunstâncias do atendimento, que poderá resultar, inclusive, na exoneração da profissional do quadro efetivo da unidade, bem como no direcionamento do caso ao Conselho Regional de Medicina (CRM), instância competente para aplicações de sanções ou de punições", afirmou o órgão.
O internauta Diego Negrão, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.


vc repórter