sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Espanhol em tribunal há 21 anos por erro médico

4.11.10
Antonio Meño ficou em coma depois de uma intervenção estética ao nariz numa clínica em Madrid. Ele e os seus pais responsabilizam a clínica por erro médico e lutam por isso em tribunal, num caso que dura há 21 anos.
Antonio Meño tinha 21 anos quando se dirigiu a uma clínica privada, em Madrid, para fazer uma cirurgia estética ao nariz. Durante a intervenção, algo correu mal e Antonio ficou em coma. Perdeu a capacidade motora e da fala.
Desde aí é dependente dos pais. O caso foi para tribunal, sendo a acusação de negligência médica, alegadamente por parte do anestesista.
Da última vez, o tribunal absolveu a clínica e o anestesista, e condenou os pais de Meño a pagar as custas judiciais do processo. Mas nem ele nem os pais desistiram, e recorreram da decisão. Já se realizou a última audiência para ouvir novamente as testemunhas.
Nova testemunha confirma negligência

Desta vez, uma nova testemunha confirmou a teoria de que foi negligência. Ignacio Frade afirmou que estava presente na sala de operações, na altura como aprendiz. Diz que durante a operação, o tubo por onde o paciente estava a receber oxigénio se soltou e que o anestesista só se apercebeu cerca de cinco minutos depois.
Quando questionado sobre o porquê de se ter mantido em silêncio durante todo este tempo, Frade respondeu que o cirurgião, entretanto já falecido, lhe terá dito que a família tinha sido indemnizada e o anestesista responsabilizado.
Acrescentou ainda que achava que Antonio Meño tinha morrido, até o encontrar quando passava na rua onde ele se instalou com os pais como forma de protesto sobre a anterior decisão do tribunal.
Decisão deve ser conhecida dentro de poucos dias

No final do julgamento, alguns magistrados alertaram para a importância do "sentimentalismo" e o instinto "humanitário" não se sobrepusessem ao sentido de justiça e ao que é realmente a lei.
Aguarda-se agora a decisão dos três juízes responsáveis pelo caso. Deverá ser conhecida dentro de alguns dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário