domingo, 6 de março de 2016


Imagens mostram festa regada a funk e álcool em presídio feminino no Pará
Festa aconteceu no Centro de Recuperação Feminino. Presas foram identificadas e cumprirão regime disciplinar diferenciado.
15/01/2016 06h05 - Atualizado em 15/01/2016 06h09
Por Clotilde Dantas
Belém

Imagens divulgadas por presas registram a farra em uma penitenciária feminina no Pará. O vídeo mostra uma festa animada com música e bebida alcoólica.
O vídeo mostra cinco detentas fumando e, aparentemente, consumindo bebida alcoólica em uma das celas do Centro de Recuperação Feminino (CRF), em Ananindeua, região metropolitana deBelém. As imagens foram divulgadas nas redes sociais, mas o uso do aparelho e o acesso à internet são proibidos dentro dos presídios brasileiros.
A Corregedoria do Sistema Penitenciário do Pará abriu sindicância para investigar como o celular e a bebida foram parar dentro da cela.
O vídeo das presas também chama a atenção para a conduta dos agentes penitenciários, que tem sido bastante questionada por especialistas no estado. Um dos motivos está na forma como esses profissionais ingressam no sistema penal. Os 2,3 mil agentes que trabalham nos presídios do Pará são terceirizados.
“O concurso público viria a melhorar bastante, a inibir esse tipo de conduta. Ele vai crivar o profissional que entrará”, explica Ivanilda Pontes, presidente da Comissão Carcerária da OAB.
Com a carência de profissionais qualificados, o sistema de revista nos presídios estaria comprometido. Em 2015, mais de 1,1 mil aparelhos celulares foram apreendidos nas unidades penitenciárias do estado. A corregedoria diz que vai adotar medidas para evitar que o problema se repita.
As presas que aparecem no vídeo foram identificadas e cumprirão, por um ano, o regime disciplinar diferenciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário