segunda-feira, 2 de novembro de 2015

'Falta tudo', grita médico ao receber voz de prisão por negar atendimento
Ele disse que não poderia receber paciente grave no Hospital de Base. 'Quero sumir daqui', desabafa profissional; paciente não resistiu e morreu.
22/09/2015 08h03 - Atualizado em 22/09/2015 08h03
Do G1 DF
Um vídeo feito por um leitor no Hospital de Base, noDistrito Federal, mostra um médico que estava de plantão desabafando ao receber voz de prisão de um bombeiro por se negar a prestar atendimento a um paciente. No meio da discussão, ele grita e diz que falta tudo no hospital. O registro foi feito no fim da tarde do último sábado (19). No final, o médico acabou não sendo detido por aceitar receber a vítima.
Na gravação, é possível ver que o bombeiro diz que o médico está preso por desacato. Ele reage, diz que não tem lugar na unidade e que não pode receber o paciente.

"Cara, eu tô trabalhando, eu tô estressado aqui. Tá faltando tudo", grita o médico. "Eu sei, calma, calma", diz o bombeiro. "Tá faltando tudo, eu quero sumir daqui", desabafa o servidor.
O vídeo foi feito depois que os bombeiros socorreram um homem que tinha caído de um viaduto em Samambaia, região administrativa da capital federal. Ao chegarem no Hospital de Base, a equipe foi alertada sobre a falta de médico, mas como a unidade é a única que atende trauma, os bombeiros insistiram no atendimento. Cerca de três horas depois da confusão, o paciente morreu.
Um homem que estava no local no momento da confusão e preferiu não se identificar afirmou que o profissional resistiu em receber o paciente alegando que não havia material e nem gente suficiente. "Ele disse que não havia vaga porque a sala onde ficam os pacientes graves estava lotada", declarou.
O que deu para perceber foi o despero do médico em não ter material para poder dar a assistência adequada e o cansaço estampado nele. A todo momento ele repetia que já estava ali há muito tempo, que queria ir embora e que sempre falava dos filhos dele, de querer ir embora para cuidar dos filhos. O que notou-se ali era o desespero mesmo de alguém impotente em poder ajudar da melhor maneira o paciente."
Homem que presenciou situação
"O que deu para perceber foi o desespero do médico em não ter material para poder dar a assistência adequada e o cansaço estampado nele. A todo momento ele repetia que já estava ali há muito tempo, que queria ir embora e que sempre falava dos filhos dele, de querer ir embora para cuidar dos filhos. O que notou-se ali era o desespero mesmo de alguém impotente em poder ajudar da melhor maneira o paciente", disse o homem.
A Secretaria de Saúde informou que no último sábado a semi-uti do Base estava operando acima da capacidade. A pasta disse que o médico se exaltou diante da impossibilidade de receber novos pacientes. A direção do hospital falou que, apesar da discussão, o paciente foi atendido e que está apurando o caso para tomar as providências cabíveis.
1190
 
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Este conteúdo não recebe mais comentários.
RECENTES
POPULARES
  • Maximiliano Helsing
    HÁ UM MÊS
    O brasileiro é um sangue-suga mesmo, quer ter filho mas o governo é que tem que dar creche, dar escola, dar material escolar, dar uniforme, dar livros e cadernos, dar alimentação na escola, dar saúde, dar faculdade... assim é fácil não é?? a responsabilidade é sempre do governo...
    • Geraldo Franco
      HÁ UM MÊS
      Quem leu o jornal ontem sabe que a maior taxa de impostos do mundo é a do Brasil e também é o país c menor retorno p sua população, os dados estão no O Globo, e incluem os dados de orgãos internacionbais...
      • Luna Riibeiro
        HÁ UM MÊS
        Maximilibosta seu idiota vai procurar se informar e estuda um pouco e parar de falar asneiras !!
      • Angelina
        HÁ UM MÊS
        E o bombeiro que deu voz de prisão tava se achando o gostoso, o "deus".... o médico não tinha condições de atender....não tinha leito....
        • Mily
          HÁ UM MÊS
          Tiago Veiga, acho que você não leu a reportagem direito, o hospital de Base é o único de trauma no Distrito Federal, ou seja se o bombeiro levasse o paciente para outro ele teria que ir para o Base do mesmo jeito, não tiro a razão do bombeiro nem do médico, a culpa é única do governo que ao invés de investir o dinheiro do povo no povo prefere investir no próprio bolso .
          • Lazaro Castro
            HÁ UM MÊS
            falou tudo mily, erresponsabilidade dos governantes
          • Junior Rios
            HÁ UM MÊS
            kkkkkkk otario é o medico que trabalha pro sus o governo querem enrolar ele se eu f osse os medicos davam remedio errado em forma de protesto
            • Gonçalo Rebello
              HÁ UM MÊS
              junior, eu sou medico e nao conheço nenhum medico que compactue com fazer o mal dessa maneira. nao estudamos 6 anos para atender sem qualidade por falta de condições, mas pior ainda é quando o atendimento é ainda pior por falta de ética. alem de isso ser crime. crime nao é protesto. e alias, tem hospital particular me devendo, eu atendia unimed la. quer que eu proteste o meu salario em cima de voce?
              • Junior Rios
                HÁ UM MÊS
                é por isso que estou migrando pra sirio libanês o unico hospital com médicos de verdade lá o erro e 0,01% agora pesquise os erros nos hospitais publicos , super bacterias e vai chorar comigo o dia todo

              Nenhum comentário:

              Postar um comentário