sábado, 26 de setembro de 2020

PEDIATRA DE UMUARAMA É ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE DE PACIENTES

 Allessio Fiore Sandri é respeitado na cidade, que tem aproximadamente 111 mil habitantes, e atende crianças e adolescentes desde os anos 90

Renata
Renata Nicolli Nasrala / Editora

Um reconhecido médico pediatra de Umuarama, no noroeste do Paraná, é acusado de abusar sexualmente de pelo menos quatro mulheres.

7 de dezembro de 2019 - 00:00 - Atualizado em 7 de dezembro de 2019 - 00:00

Allessio Fiore Sandri é respeitado na cidade, que tem aproximadamente 111 mil habitantes, e atende crianças e adolescentes desde os anos 90. Com uma reputação de ouro, ninguém poderia imaginar o que terror que acontecia com mulheres dentro do consultório do médico.

(Foto: reprodução Jornal da Record)

Pediatra de Umuarama já possui pelo menos quatro denúncias de abuso

atriz Nina Marquetiuma das vítimas do médico, relembra que sofreu o abuso na adolescência, quando ainda morava na cidade. “Ele começou a me tocar assim, e eu lembro que ele abaixou a minha calça, a minha calcinha“, conta a vítima.

Atualmente, Nina mora em Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), e encontrou na cidade uma maneira de curar o seu trauma. No palco, Nina interpreta sua própria história para encorajar outras milhares de vítimas de abuso.

“Ele OLHOU pra mim de uma maneira, e falou ‘eu não consigo trabalhar com você porque você não relaxa’. Eu fiquei olhando em volta, e nada era condizente, nada do cenário era condizente com o que estava acontecendo comigo, sabe? Olhei e tinha uma cruz pendurada na parede dele, tinha foto da família, tinha diploma, tipo… quem é essa pessoa?”, relembra Nina em meio a lágrimas.

Quase dez anos após o trauma, Nina tomou coragem para denunciar o médico, e para sua surpresa descobriu que não estava sozinha: outras três denúncias já haviam sido registradas contra o pediatra no Brasil.

“Você é tomado por uma tristeza imensa. Um sentimento de injustiça. Eu sei o que aconteceu. Eu sei que tem alguém que fez esse tipo de cosia comigo”.

(Foto: reprodução Jornal da Record)

Estagiária também foi abusada pelo médico

Em 2018, uma outra vítima foi escolhida para um estágio de recepcionista na clínica do pediatra de Umuarama, e no quinto dia de trabalho o pior aconteceu.

Ao se queixar de dor na garganta, a vítima relembra que Alessio pediu que ela tirasse a blusa para que ele pudesse a examinar.

“Ele pediu pra eu erguer a blusa, para ele ouvir meu coração. Uma coisa que eu achei meio estranha na verdade. Depois pediu para eu me deitar na maca, e nisso muito ligeiro e disfarçadamente ele foi abaixando a minha calça e conseguiu colocar a mão por dentro da minha calcinha”, contou a jovem.

(Foto: reprodução Jornal da Record)

De acordo com a ex-estagiária de Alessio, ela lembra dos momentos que antecederam o abuso. “Ele começou a falar da filha dele, que a filha dele tinha um corpo muito bonito, e mostrou uma foto dela nua como se fosse algo normal, que não é na verdade”.

Logo depois de sofrer o abuso, a vítima registrou o crime na Delegacia da Mulher de Umuarama em 10 de outubro de 2018. Entretanto, um ano antes, em 6 de novembro de 2017, um outro boletim de ocorrência contra o mesmo médico também havia sido registrado por uma adolescente de 13 anos.

(Foto: reprodução Jornal da Record)

Adolescente foi estuprada por médico aos 13 anos

Conforme a vítima que fez a denúncia em 2017, ela ficou sozinha no consultório atendendo a um pedido do próprio pediatra.

“Eu achei que ele ia pra dar um beijo na bochecha, e acabou acertando  no cantinho da boca. Aí depois ele segurou a minha cintura e me deu um selinho”, relembra a adolescente.

Logo depois do acontecido, a família da jovem registrou um boletim de ocorrência, e logo em seguida a esposa do médico entrou em contato com a família.

“A esposa dele, dizendo-se muito abalada, muito constrangida disse ‘olha não faça isso com a minha família, você vai destruir a nossa família’. Aí eu expliquei pra ela que ela estava se fazendo de vítima, mas a vítima era a minha filha”, conta o pai da adolescente.

No momento, o caso da adolescente é o único em que o médico Allessio Fiore Sandri já virou réu, e responde por estupro de vulnerável e crime contra a dignidade sexual.

(Foto: reprodução Jornal da Record)

Inquérito ficou parado por dois anos

De acordo com a equipe de reportagem do Jornal da Record, por dois anos o inquérito sobre o caso ficou parado no Mistério Público de Umuarama, e só foi enviado ao juiz quando uma equipe da Record começou a investigar as denúncias.

Além disso, procurado, o médico acusado não quis gravar entrevista, e apenas afirmou que o caso está nas mãos da justiça.

(Foto: reprodução Jornal da Record)

Primeira denúncia contra o médico aconteceu em 1995

Conforme o histórico em nome do médico, o primeira caso que se tem denúncia foi registrada em 1995, dentro de um hospital.

De acordo com a vítima, que afirma que estava meio desacordada no momento do abuso, ela não entendia o motivo de tais exames estarem sendo feitos de forma invasiva.

“Ele tocou no meio seio, tocou nas minhas partes íntimas. Aí eu assustei, acabei levantando, e foi aí que ele saiu do quarto”.

Apesar de pouco mais de 20 anos após o crime, a vítima resolveu registrar queixa logo depois de ver que mais boletins de ocorrência estavam sendo registrados no nome do médico.

“Fiz para poder juntar como prova, já que o meu está prescrito né? É possível que exista uma grande quantidade de vítimas”, conclui a mulher.

Defesa nega que médico tenha praticado os abusos

Procurada pelo jornalismo investigativo da Record, a defesa de Alessio negou que o médico tenha praticado os abusos.

No momento, o caso sobre o pediatra de Umuarama segue sendo investigado, e corre em segredo de justiça.

Veja matéria completa!

https://www.youtube.com/watch?v=Q3vqgiFtI7s&feature=youtu.be

Nenhum comentário:

Postar um comentário