domingo, 28 de junho de 2020

Vídeo com enfermeiros 'forjando' casos de covid-19 em SP é falso

Imagem serviria para mostrar casos inflados de covid-19 em SP

Imagem serviria para mostrar casos inflados de covid-19 em SP

Reprodução Facebook

Imagens foram feitas no México com uma equipe médica que atendeu um paciente que teve covid-19 e estava sendo levado para isolamento


Uma notícia falsa circulou pelas redes sociais em que um vídeo com imagens de enfermeiros e médicos preparando uma maca com tela de isolamento em uma rua serviriam para alertar para supostos casos de inflação de números de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em São Paulo. O vídeo completo se referente a um caso do México e mostra uma pessoa acometida pela covid-19, levada ao isolamento por uma ambulância.
Um homem com roupas pretas aguarda em pé a preparação da maca ao lado do veículo. Quando tudo está pronto, ele se deita e é colocado na parte de dentro da ambulância. Mensagens que acompanharam o vídeo na internet diziam se tratar de um caso forjado de covid-19 em São Paulo para aumentar os números de mortes registrados no estado. 
A versão do vídeo que circula nas redes sociais tem a imagem ampliada, mostrando apenas a ambulância. Na internet, porém, há uma versão completa do vídeo. Ele foi publicado por veículos jornalísticos mexicanos em maio e mostra a cena completa.
Segundo as publicações, o homem é um trabalhador de Tuxpan, no estado de Veracruz, no México, que estava com suspeita de covid-19. As imagens registram o momento em que a equipe de saúde municipal realiza seu transporte para um hospital municipal.
A confirmação de que, no Brasil, se tratava de uma notícia falsa veio também por meio de uma publicação de uma das autoridades do país. 
O presidente municipal, espécie de prefeito, Juan Antonio Aguilar Mancha, fez uma publicação em suas nas redes sociais parabenizando os envolvidos na ação de levar o homem para o isolamento. "Após várias horas de espera, a equipe municipal de saúde teve que colocar tudo em primeiro lugar para salvaguardar a vida de um ser humano. Talvez alguns critiquem, mas é melhor fazê-lo do que não."
Na mensagens falsas, a informação que acompanhava o vídeo era de que "o estado mais rico do Brasil", referindo-se a São Paulo, tem "um dos maiores números de mortes por milhão de habitantes do país" e que isso é causado pela inflação das notificações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário