terça-feira, 3 de maio de 2016

Policial militar que matou caminhoneiro a tiros em Governador Valadares é preso

Sargento Júlio César da Silva, de 44 anos, se apresentou à Polícia Civil na tarde desta segunda-feira e está detido em batalhão da Polícia Militar

 
 postado em 07/03/2016 17:45 / atualizado em 07/03/2016 21:14
Reprodução
O sargento Júlio César da Silva, de 44 anos, que atirou contra o motorista Fábio Aguiar de Morais, de 36, morto em Governador Valadares, na Região do Rio Doce, se apresentou na delegacia da cidade na tarde desta segunda-feira. De acordo com a Polícia Civil, o militar foi ouvido e depois levado para um batalhão da Polícia Militar (PM) na cidade. O atirador entregou a arma usada no crime, mas não prestou depoimento.

Na manhã desta segunda-feira, um inquérito foi aberto para investigar o caso e foi decretada a prisão preventiva do policial. Ele chegou à delegacia em um carro particular e entrou pela porta da frente, por volta das 16h. Em nota, a Polícia Civil informou que o delegado não colheu o depoimento do sargento, “uma vez que o policial aparentava estar psicologicamente abalado e versa sobre ele a prerrogativa de prestar declarações em outras fases do inquérito”. O militar foi levado para a sede do 16º Batalhão da Polícia Militar onde ficará preso às disposição da Justiça. 

O velório do motorista está marcado para começar às 20h desta segunda-feira, no Cemitério Jardim da Serra, em Mariporã, no interior de São Paulo. Segundo funcionários do local, o sepultamento será na terça-feira às 9h. 



O sargento e o motorista, que eram vizinhos no Bairro Santa Rita, em Governador Valadares, tinham histórico de desavenças há cerca de um ano. A esposa de Fábio já havia se queixado do PM à Corregedoria da corporação. Viviane Silva de Aguiar contou que procurou o órgão e registrou três boletins de ocorrência e cinco reclamações de ameaças do policial contra a vítima e contra um filho do casal. "Eu espero uma providência que já deveria ter sido tomada há muito tempo. A vida do meu marido não vai voltar. Eu fiquei viúva e com três filhos. Isso (o crime) poderia ter sido evitado", desabafou em entrevista à TV Alterosa. 

O assassinato 

O crime foi todo gravado pela mulher da vítima, com um celular. As imagens mostram o bate-boca já em andamento. O policial militar, à paisana, segura um revólver na porta de um bar. No meio da rua, o caminhoneiro, sem camisa, com as mãos para trás, esconde um facão. Os dois trocam ofensas e ameaças: "Dá mais um passo pra você ver", diz o policial. "Você não é homem, você é homem com o revólver na mão", responde o caminhoneiro. "Você é homem pra sua família", retruca o policial. 

A mulher do caminhoneiro, postada atrás do marido, é quem grava as imagens. Um filho do casal, ao lado da mulher, tenta contato telefônico com a polícia e, a certa altura, diz: "Não tá atendendo, não." O policial à paisana também tenta acionar a PM com um celular, enquanto ele e o caminhoneiro seguem se ameaçando: "Você não vai me dar tiro, não, que eu vou rasgar você todo", anuncia o caminhoneiro. "Entra, então, que eu vou passar você no tiro", retruca o policial. 

Finalmente, o filho do casal consegue contato telefônico com o 190: "Tem um policial aqui armado ameaçando", diz a voz. Pesssoas próximas reforçam, "Tá ameaçando, tá ameaçando!" Mas já era tarde para evitar o crime. O caminhoneiro reaparece na imagem, já sem o facão. O policial desdenha: "Você correu com a faca? Corre com a faca que eu te corto no tiro". "Que vai cortar o car...," desafia o caminhoneiro. O policial então larga o celular no asfalto e dispara a arma pelo menos cinco vezes. A mulher grita desesperada e as imagens balançam, não sendo mais possível ver a vítima. O policial permanece na porta do bar, ainda com a arma do crime na mão. "Eu não acredito!", grita a mulher. "Chama a polícia depressa! Seu desgraçado!"

Segundo o boletim de ocorrência, os dois eram vizinhos e já tinham desentendimentos anteriores. O corpo foi encaminhado para o IML de Governador Valadares. 

Em nota, a Polícia Militar afirmou que o sargento Júlio César da Silva estava de folga no momento do crime. Ainda conforme a PM, há registros de boletins de ocorrência de briga de vizinhos que envolveram o atirador e os filhos da vítima. Devido aos desentendimentos, que foram relatados também à Corregedoria da Polícia Militar, eles foram levados para a delegacia. O texto destaca ainda que o "sargento Júlio é profissional exemplar, conforme sua ficha pessoal, possuindo em toda sua carreira conduta ilibada". (Com infor
 
walter
walter - 16de Março às 09:09
O filho dessa "vitima" é bandido e com o pai ja vinha azucrinando a vida desse sofrido PM a muito tempo. Um dia estoura, não se aquenta mais.
 
Carlos
Carlos - 11de Março às 13:37
Primeiro de tudo, isso é um país sem lei, sem justiça, sem nada! Nada vai ser feito! Se fosse um país sério, esse desgraçado assassino despreparado teria q pagar no mínimo toda e educação e saúde dos filhos da vítima.
 
Marco
Marco - 11de Março às 11:40
Houve mais um militar assassinado em contagem, já é o quarto esta semana; cadê a ONU e D.H para fazer estas estatistas. Hoje em dia, valorizamos o marginal e punimos (com a vida, inclusive) o cidadão de bem.
 
paulo
paulo - 10de Março às 20:15
O motorista fica com o facão na mão direita o tempo todo no vídeo, dai , querendo enganar o policial, nos ultimos instantes,se desfaz do facão !!! o policial com não tem bola de cristal, sentou o aço nele !!!
 
paulo
paulo - 10de Março às 20:07
O grande problema do cidadão civil, é não saber onde começa e terminam os direitos e prerrogativas dele ! O policial, seja ele civil, federal ou militar, tem de ser respeitado em qualquer situação ou ocasião ! caso isto não ocorra, chegamos ao caos e a anarquia total, pois o policial representa o estado armado nas ruas, e como tal tem de ser respeitado ! A polícia, é uma instituição eterna, pois a sociedade, jamais, eu disse jamais, viverá sem ela ! foi para cima, deu no que deu !!!
 
Glenio
Glenio - 09de Março às 19:55
Fico puto quando uma pessoa usa a expressão: "ainda mais sendo um policial militar..." Quem disse que essa merda de polícia pode fazer o que bem acha? Que tem o poder sobre a vida de outros. O problema desses puliças é justamente esse: acham que podem falar tudo e escutar nada... A ONU tá certa em acabar com esses bandidos com salvo conduto de polícia...
 
Marco
Marco - 11de Março às 11:40
Houve mais um militar assassinado em contagem, já é o quarto esta semana; cadê a ONU e D.H para fazer estas estatistas. Hoje em dia, valorizamos o marginal e punimos (com a vida, inclusive) o cidadão de bem.
 
Glenio
Glenio - 09de Março às 19:54
Fico puto quando uma pessoa usa a expressão: "ainda mais sendo um policial militar..." Quem disse que essa merda de polícia pode fazer o que bem acha? Que tem o poder sobre a vida de outros. O problema desses puliças é justamente esse: acham que podem falar tudo e escutar nada... A ONU tá certa em acabar com esses bandidos com salvo conduto de polícia...
 
Márcio
Márcio - 09de Março às 00:46
É muito fácil julgar, sentadinhos aqui como estamos. Só quem estava lá sabe o que realmente aconteceu, desde o início, e não em partes. Certo é que: houve excesso do policial; Houve abuso do caminhoneiro que provocou o policial o tempo todo, provocando-lhe a ira. Houve descrédito da mulher e do caminhoneiro que acreditaram que por estar filmando, poderiam provocar o policial, o chamando de bundão e etc e ele por ser representante da lei não iria atirar.
 
Marcos
Marcos - 10de Março às 12:55
O atirador ali representava ele mesmo, ou seja, estava por sua conta. Não podemos colocar a instituição e nem a representação da lei para tentar justificar a ação desastrosa daquele sujeito. Ali estava claro que era uma questão pessoal e não policial. Já pensou se todas as questões com vizinho que seja policial nós formos intimidados a bala onde que vamos parar? O caminhoneiro estava errado sim, a mulher dele, o cachorro, o papagaio, mas o sujeito com a arma na mão deveria ser mais equilibrado. A vida no Brasil está cada vez mais banalizada e falta do rigor da lei em punir quem mata.
 
Paulo
Paulo - 09de Março às 00:00
covardia...
 
Paulo
Paulo - 08de Março às 23:59
Policial militar desiquilibrado mentalmente, pois ele e de uma guarniçao que têm a finalidade de defender o povo e não matar, e no video o motorista não estava com a faca, foi simplesmente assasino frio e sem equilibrio, precisa de rever os policiais, pois em uma corporação gloriosa nao pode ter este tipo de noticias, e os bandidos nunca eles conseguem prender, sera porque?, sempre evadiou, todos agora terão medo de policia, e porque ele brigava com os filhos e tanto BO e porque nada foi feito, porque era policia né..tem dó..nos ajuda ai Brasil
 
Haroldo
Haroldo - 08de Março às 22:25
podia muito bem dá no joelho ou na perna do cara...enfim ,matar por matar já se tornou banal no Brasil !
 
paulo
paulo - 08de Março às 17:50
O policial agiu certíssimo !!! Está de parabéns !!! Eu quero ver qual é o cidadão, ainda mais sendo ele um policial militar, que vai ver outra pessoa vindo para atingi-lo com um facão, e vai ficar sem fazer nada, com sua arma de enfeite !!! Extrema sandice, é você partir para cima de um agente do estado armado, e tentar feri-lo com um facão ! Só vai sobrar para a sua radiola !!! O policial não é o chuck norris não !!! Este , só existe nos filmes!!!
 
Marcos
Marcos - 10de Março às 09:53
Parabéns a você pela sua sandice. Não parece que assistiu ao vídeo. O caminhoneiro estava errado pela sua ignorância e valentia, mas era só bate-boca até então o que não dava o direito do atirador de executá-lo. A vida no Brasil está cada vez mais banalizada por mentalidade igual a sua e falta do rigor da lei em punir quem mata. Ninguém pode ser condenado e muito menos absolvido por antecipação.
 
joubert
joubert - 08de Março às 14:26
que policial heimm exempa papapa mas o cara também como vai desafiar um sujeito armado e ainda por cima PM meu deus PM ja se sente com uma arma na mão então
 
Francisco
Francisco - 08de Março às 14:17
Isso não é um policial... é uma vergonha a corporação... um exemplo de como um ser humano não pode se portar, se é que pode ser chamado de humano, pois não há sinal de humanidade e sim de irracionalidade. Como pode uma pessoa que deveria defender o cidadão agir sem nenhum discernimento... TEM DE TIRAR A ARMA DESSA PESSOA E EXPULSAR DESSA CORPORAÇÃO QUE NÃO MERECE SERES ASSIM.
 
Paulo
Paulo - 09de Março às 00:01
Verdade
 
Cássio
Cássio - 08de Março às 13:58
Pode até ser exemplar para a polícia, mas não tem a menor condição psicológica de portar uma arma.
 
Marcos
Marcos - 08de Março às 12:36
o cara só porque é grandão valentão acha que bate em todo mundo agora tá no caixão .....................achando que todo mundo se amedronta ..............não foi certo o que o pm fez mas o cara pediu!
 
Marcelo
Marcelo - 08de Março às 11:21
Policial sem nenhum preparo e sem nenhuma conduta para ocupar o cargo de policia!Deveria pelo que foi mostrado para todo o Brasil e Mundo ser exonerado do cargo imediatamente e ser preso da mesma forma que outro bandido.Vergonha para corporação Militar! Mata um pai trabalhador e deixa esposa e filhos sem amparo.
 
marcos
marcos - 08de Março às 11:19
A culpa desta morte é da Corregedoria da PM, que nada fez para impedir que um membro da Corporação tivesse um mínimo de equilíbrio para tratar suas desavenças ! Corregedores da PM, a culpa é de voces !!
 
cristiano
cristiano - 08de Março às 10:57
Policial agiu em legitima defesa, o "zé" passou o tempo todo dizendo que o policial só era homem com uma arma na mão, nota-se no vídeo que ele estava esperando um "mole" do PM para agir na covardia. Na boa, não dá para resolver esse problema na rua, o mais certo seria procurar as autoridades para tentar resolver a situação. Agora, não quero julgar, mas essa mulher só serviu para agravar o problema dando força para o marido ficar na posição de combate. Quem procura sempre acha.
 
Marcos
Marcos - 10de Março às 09:59
Se não fosse esse vídeo seria mais uma morte assassinato sem culpado. Iria colocar tudo nas costa do morto como você está fazendo. Legítima defesa não está caracterizada, suposição e achismo não conta, foi uma execução mesmo. Ninguém pode ser condenado e muito menos absolvido por antecipação.
 
Cássio
Cássio - 08de Março às 14:01
A conduta foi completamente errada. Cinco tiros a queima roupa em legítima defesa? Um tiro para o alto já bastaria para resolver a situação.
 
Luciano
Luciano - 08de Março às 10:38
O caminhoneiro pode ter errado em ir tomar satisfação com um cara armando, todavia cabe ao policial, um cara que tem direito a porte de arma, um profissional em segurança, saber contornar a situação, ele teria várias formas de contornar: Chamar reforço, da um tiro para o alto, sair da confusão, na pior das hipoteses da um tiro na perna do cara, nada justifica matar um cara, desarmado com três tiros a queima roupa, atitude extremamente reprovavel.
 
ailton
ailton - 08de Março às 10:10
Eu quero chamar a atenção da sociedade em geral e dizer o seguinte: 20% dos Policiais estão precisando fazer acompanhamento e tratamento psiquiátrico, os outros 80% já procuraram e estão em tratamento psiquiátrico.
 
FRANCISCO
FRANCISCO - 09de Março às 14:12
E você é um fugitivo do manicômio !!!Tem de ser amarrado na camisa de força e levado de volta urgente !!! Trouxa ! Defensor de bandido !! Tomara que assaltantes armados invadam sua casa e façam o diabo com você e sua família ! Aposto que vai implorar para que a PM apareça para salvá-lo !!
 
Leon
Leon - 08de Março às 10:01
Vocês estão comentando sem saber da verdade, o filho da cara é traficante e já vinha ameaçando o policial a tempos. chegou uma hora que era o policial ou o bandido e o pai foi defender o filho bandido contra um policial armado com uma faca. Você armado ia abaixar para alguém com uma faca, ia baixar a guarda e ser esfaqueado. um ali ia ser vítima largam de ser hipócritas.
 
Marcos
Marcos - 10de Março às 10:08
Vocês são todos corporativistas, e querem colocar todo mundo como bandido para justificar seus erros. Ali estava claro que era uma questão pessoal e não policial. Já pensou se todo vizinho da polícia resolver suas questões na bala onde que vamos parar. O caminhoneiro estava errado sim, mas o sujeito com a arma na mão deveria ser mais equilibrado.
 
Cássio
Cássio - 08de Março às 14:09
Cara, seus argumentos são no mínimo duvidosos. O fato do filho ser traficante não autoriza ao policial matar nem ele nem o pai. Não precisava de ninguém ser vítima, era só aguardar a chegada dos verdadeiros policiais.
 
Luciano
Luciano - 08de Março às 13:57
Mas isso justifica a morte? Vc já viu um termo que chama ''Força desproporcional?'' É assim que resolve? Teve desavença mete três tiros a queima roupa? O policial pelo simples fato de ser policial já era uma força maior, bastasse acionar o 190 e se identificar como tal que em menos de minutos chegariam umas 6 viaturas para dar apoio, por mais que digam que o caminhoneiro foi imprudente, como eu acho que foi, nada justifica a ação totalmente despreparada do policial.
 
carlos
carlos - 08de Março às 09:59
A mídia é sempre tendenciosa em prejuízo à policiais. Resumindo, imprensa odeia policiais. Porque não divulgam os antecedentes do fato e o que causou essas desavenças do filho do caminhoneiro com o policial. Segundo consta, o filho do caminhoneiro e grupinho de amigos, usavam drogas na calçada da casa do policial e isso gerou as desavenças. E no vídeo não mostra a primeira parte onde o caminhoneiro segura um facão e mostra intenção de usar só não o fazendo porque o policial mostrava a arma.
 
MARCELO
MARCELO - 08de Março às 09:57
É tão fácil prender um policial que o povo ignorante acha que pode cercar um policial no meio da rua, com um facão e enfrentar uma arma de fogo , o que jaz até encurta a distancia para alcançar o policial, antes porém ,depois que o policial dá as costas, desfaz-se do facão, mas mantém a mesma postura quando o policial retorna e acontece o óbvio, sem falar da esposa amada e louca para ficar viúva....conseguiu.
 
Philipe
Philipe - 08de Março às 09:40
Assisti a reportagem ontem e a mulher da vítima disse que já vinha fazendo B.O a muito tempo contra o assassino. O QUE A POLÍCIA ESTAVA ESPERANDO???? O cara matar o outro??? PRONTO! Agora já era!
 
Daniel
Daniel - 08de Março às 09:31
Como uma pessoa vai ameaçar com uma faca um policial armado? Queria morrer mesmo
 
Daniel
Daniel - 08de Março às 09:31
Difícil opinar sem saber o que levou a esse atrito entre os dois . Uma pessoa com uma faca ameaçando a outra armada. Tudo leva a crer que se o policial não estivesse armado teria sido esfaqueado . Esse caminhoneiro procurou pela morte
 
Cristiano
Cristiano - 08de Março às 09:30
Isso é que mulher, uma verdadeira companheira...... incentivar o marido com um fação enfrentar um homem armado.... e que homem inteligente.....
 
sergio
sergio - 08de Março às 09:27
o que vejo aí é uma disputa sobre quem é mais homem que o outro. Ser homem não é carregar um revolver nem segurar um facão. Já o PM É o retrato da polícia despreparada e desequilibrada que temos. A mulher tinha que tirar o marido do local, não ficar filmando, UMA sucessão de erros, só poderia dar nisso. Ccondolencias à família
 
Edson
Edson - 08de Março às 09:26
Crime! Assassinato! Com provas cabais! Sendo ainda um policial, que recebeu obviamente toda a instrução para lidar com situações de pressão, e etc, e tendo também sido treinado para defender a população, e em caso de desacato, desrespeito e outros, dar voz de prisão e conduzir o criminoso para a justiça, a atitude deste policial, fere todos os princípios que norteiam a grande corporação! Cadeia para ele! Justiça! Nada justificará o ato hediondo cometido por este policial!
 
Rogerio
Rogerio - 08de Março às 09:14
Dois "homens" "machões" ... um morto e outro vai virar dama na penitenciária.... A mulher, ao invés de gravar, deveria estar levando o marido embora... Imbecis.
 
rodrigo
rodrigo - 08de Março às 08:38
Acho que ela filmou pra deixar como arquivo de família! Só pode ser essa a motivação para ficar filmando ao invés de tirar o marido de lá!
 
josé
josé - 08de Março às 08:07
Vamos lá. O policial estava armado. O cara estava com um facão. Vi também uma foto de um revólver no solo, próximo ao poste de onde a mulher e o filho dela estavam filmando o teatro. A filmagem estava sendo proposital e, com certeza, foi feita para realmente incriminar o militar. Em momento algum vi a mulher filmar o filho; o que ele fazia; se estava armado ou não; enfim se houve edição da filmagem. Não estou aqui defendendo o militar. O problema é que não estávamos no local e, sentado, é fácil demais condenar. Você esperaria o caminhoneiro te pegar com uma arma na mão? O que aconteceria?
 
and
and - 08de Março às 07:58
Complicado, duas famílias que perderam. Caminhoneiro é folgado de nascença e polícia aprende a ser folgado. Não podiam ser vizinhos. A mulher do caminhoneiro teve o que pediu.
 
ricardo
ricardo - 08de Março às 07:55
Cara foi a propria policia que incentivou a gravacao para servir como prova quando o casal prestou as denuncia...policial assassino de pai de familia...merece apodrecer na prisao!
 
FRANCISCO
FRANCISCO - 09de Março às 14:17
Besta !!!Defensor de bandidos !!!
 
marcelo
marcelo - 08de Março às 07:16
conduta ilibada , dá pra ver, o cara que sai com uma arma na rua , no mínimo está mal intencionado. agora levar o bandido fardado, pra um batalhão é o fim, ele não estava trabalhando ,tem de ir para um presidio .
 
domicio
domicio - 08de Março às 04:30
Tem que acabar com a PM são todos despreparados e se acham melhor do que todo mundo.e ainda vão dizer que o vagabundo agiu em legítima defesa .
 
luiz
luiz - 08de Março às 02:17
cara estou revoltado com a atitude dessa mulher, porque diabos ela nao tirou o marido dessa armadilha e nao o levou pra longe disso tudo, pra que raio dos quintos do inferno ela perdeu tempo gravando tudo isso, me desculpe mais voce e culpada dessa tragedia, e que sirva de exemplo pra outras
 
Deocleciano
Deocleciano - 08de Março às 00:08
Quem poderia evitar essa tragédia seria a própria mulher da vítima, se não se preocupasse somente em firma a morte anunciada.
 
rodrigo
rodrigo - 07de Março às 19:48
Que tipo de mulher é essa que vendo o marido sob um risco daquele incentiva a discussão e não tentar diminuir a tensão ?
 
Thiago
Thiago - 07de Março às 19:41
Só é macho com um 3 oitão na mão. O "rival" já tinha abandonado o facão, mas lurdinha não larga da pistola por nada neste mundo.
 
Marcio
Marcio - 07de Março às 19:34
Mulher gente boa viu, ao invés de chamar o marido pra sair fora fica filmando tudo na maior calma...
 
Antônio
Antônio - 07de Março às 18:50
A autoridade assassina a sangue frio está abalada. Coitadinho do assassino despreparado PM brasileiro. Agora, terá tempo para pensar na merda que fez a ele, sua família e família do falecido. Vai perder o emprego, aposentadoria e será sempre considerado um assassino. Isso é que dá ser valentão. Ou melhor um cagão, pois se fosse homem não teria tanto medo do vizinho a ponto de atirar em um homem desarmado.
 
Deocleciano
Deocleciano - 08de Março às 00:10
O cara desafia um homem com a arma na mão e vai querer o quê?
 
wilson
wilson - 07de Março às 18:38
Quantas vezes esse policial correu atrás de algum criminoso em 30 anos de trabalho??? Caso me respondam ai sim saberemos se ele foi um bom profissional ou não..........
 
Antônio
Antônio - 07de Março às 18:38
Esse assassino tem que ficar preso. Um assassino frio como esse não pode conviver em sociedade.
 
cristiano
cristiano - 08de Março às 11:01
Legitima defesa, ele só deu mole por ter disparado mais de um tiro, isso vai complicar a vida dele. Você acha que uma pessoa portando uma arma branca vai querer fazer um carinho em você? Ele estava lá para fazer justiça, esperando um mole do PM, ou seja, procurou e achou.
 
MARCELO
MARCELO - 08de Março às 09:58
estou achando que tem mais de uma viúva....
 
Osny
Osny - 08de Março às 09:39
Pediu pra morrer meu camarada, a mulher queria o seguro do falecido. O cara e´autoridade e ninguem ameaca assim com facao. era um ou o outro
 
Gumercino
Gumercino - 08de Março às 09:01
Tem que tomar tiros mesmo. A mulher dele deu sorte de não ter ido para debaixo da terra. Morreu de bobeira, a mulher dele deveria a todo custo evitado a tragédia. Já que os dois são vizinho e pela lógica moram perto, ver do vídeos que eles poderia esperar a presença da policia em local seguro. Agora para o valentão da faca este estarás a sete palmos abaixo. Ninguém afronta um homem que esta com uma arma de fogo em mãos. Não venha falar que ele era policial, pois, o direito a vida e maior.
 
rodrigo
rodrigo - 08de Março às 08:41
Aqui pra nós, o cara é um policial e é ameaçado ou afrontado por uma pessoa arma. Voce3 realmente acha que o policial agiu errado? Eu acredito que você não tenho conhecimento de leis! No mundo inteiro esse cara não teria nem começado a discutir e ja seria morto pelo policial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário