sábado, 3 de outubro de 2015

Protefe de cilicone contaminada



Próteses 'contaminadas'
A cirurgia para colocar próteses de silicone é uma das intervenções estéticas mais realizadas no Brasil, ao lado da cirurgia de lipoaspiração…
___________
… No entanto nem todos os locais são confiáveis: antes de fazer a cirurgia, é preciso pesquisar bastante para não ter surpresas desagradáveis. Além de pesquisar se o médico é habilitado como cirurgião plástico, é preciso saber também se a clínica possui registro e UTI (ter UTI é obrigatório para clínicas de cirurgias plásticas) e a procedência da prótese que vai ser utilizada.
Saber a procedência da prótese pode evitar problemas sérios, como a degradação da prótese dentro do corpo, como ocorreu com as pacientes que receberam próteses francesas que haviam sido proibidas pela ANVISA.
Próteses proibidasTodas as próteses de silicone utilizadas no país devem ser aprovadas pelos órgãos de regulamentação no Brasil, no caso a ANVISA.
O problema é que algumas próteses não permitidas pela ANVISA continuam sendo usadas em algumas clínicas, sendo responsabilidade da paciente que identificar o uso de próteses inadequadas e denunciar para a ANVISA, para que o órgão tome as providências necessárias.

Blog "Fazer Cirurgia Plástica"
Para que uma prótese seja aprovada ela deve passar por testes de resistência, além de ser feita de material apropriado.
Recentemente no Brasil várias pacientes tiveram problemas com próteses oriundas da França e distribuídas pela empresa EMI Importação e Distribuição LTDA, pois as próteses eram feitas de material não permitido, provocando riscos à saúde caso vazassem. No caso das próteses francesas, os exames realizados pela ANVISA descartaram toxicidade e riscos de câncer.
As próteses foram largamente utilizadas no Brasil entre os anos de 2005 até 2010. Já em 2010 e 2011, a ANVISA publicou alertas quanto à utilização do material, de acordo com o Alerta Sanitário nº 1015 de 01/04/2010 e o Alerta Sanitário nº 1107 de 23/12/2011. As próteses foram proibidas no dia 1 de abril de 2010, através da RE 1558/2010.
Outras próteses proibidas são as da empresa Poly Implant Prothese (PIP), fabricadas na Holanda.

Vídeo sobre próteses de mamas
Veja notícia no vídeo da GN: clique aqui
Troca das próteses
As mulheres que realizaram a cirurgia e receberam a prótese que está proibida devem procurar um médico para avaliar a situação. O SUS (Sistema Único de Saúde) poderá realizar a troca gratuita das próteses para essas mulheres.
Cirurgia de implante de silicone: como é feita e riscos
O pré-operatório da cirurgia para implante de silicone é trabalhoso, e a paciente é submetida a uma série de exames.
Depois de concluídos os exames, e o tamanho, posição e formato das próteses foram escolhidos, a paciente realiza a cirurgia, onde o implante pode ser colocado através do umbigo, das aureolas, pelas axilas ou por um corte abaixo dos seios.
O pós-operatório também é complexo e trabalhoso, e o paciente pode ficar até 2 meses afastado de suas atividades diárias dependendo da natureza dessas atividades. É recomendado eu o paciente não beba e não fume durante o período de recuperação.
Os riscos mais comuns deste tipo de cirurgia incluem:•     Flacidez: devido ao peso e posição do implante.
•     Contratura capsular: consiste na pressão exercida no implante que pode resultar em endurecimento das mamas.
•     Hematomas: podem ocorrer devido ao sangue coagulado.
•     Interferência em exames de mamografia: diminui se o implante for colocado sob o músculo.
•     Necrose: uma complicação mais rara que pode ser corrigida através da remoção do implante.
•     Ruptura: as próteses devem ser trocadas neste caso.
•     Seroma: acúmulo de líquido ao redor da prótese.
Mais postagens sobre cirurgia plástica,clique aqui.

9 Comentários »

  1. Fiz implante de proteses mamarias em 2006. A marca usada é cristalline vertex paragel da Eurosilicone.
    Minha pergunta é: Essa marca está proibida? Houveram relatos de implantes com essa marca que deram problemas. Estou muito preocupada, porque sinto muitas dores em uma das mamas.
    Noemi.
    Comentário by Noemi — 09/03/2012 @ 10:03 am
  2. Noemi, a marca de próteses a qual você se refere não é proibida no Brasil. Ao contrário, ela até fornece certificado de garantia contra ruptura e contração. Veja mais:http://www.lipoesilicone.com.br/protese-mamaria-eurosilicone
    Comentário by Blog Dr. Bayma — 09/03/2012 @ 3:01 pm
  3. realizei implante de silicone em janeiro de 2005, gostaria de saber se a prótese que tenho não está entre as proibida no brasil. a minha Prótese é da Siltex Round High Profile (SHP) da Olanda.
    giovana
    Comentário by giovana vieira — 22/03/2012 @ 2:24 pm
  4. Giovana, sua prótese não está na “lista negra”.
    Comentário by Blog Dr. Bayma — 22/03/2012 @ 3:11 pm
  5. Gostaria de saber onde encontro essa “ista negra”.
    Comentário by Ana Carolina — 13/08/2012 @ 10:36 am
  6. Comentário by Blog Dr. Bayma — 13/08/2012 @ 10:39 am
  7. Ola, vou fazer uma cirurgia dia 15 de janeiro de 2013 de mamoplastia e vou colocar tbm o silicone. A marca que o médico me indicou é a Arion ou a Cebam, não sei a procedência, se é francesa ou não.Acho que são de San Mateo, Califórnia, e a Cebam não sei de onde é. Queria saber sobre essas marcas , se são proibidas , sua procedência. Grata
    Comentário by sandra garbini — 01/01/2013 @ 3:28 pm
  8. Olá! estou querando colocar silicone na mama,e uma das clinica que pesquisei é a pró corpo com a marca de silicone CRM,gostaria de saber se essa marca é segura???
    Comentário by juliana — 04/02/2013 @ 3:36 pm
  9. É bom perguntar ao seu cirurgião plástico.
    Comentário by Blog Dr. Bayma — 05/02/2013 @ 8:04 am

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login

Nenhum comentário:

Postar um comentário