sexta-feira, 8 de abril de 2016

SAÚDE
Paciente quebra tornozelo e é confundido com outro picado por cobra
Depois de ser levado para um bloco que não era a Ortopedia, o paciente sempre questionava dos profissionais que medicação estava tomando porque ficou receoso de estar tomando remédio errado
Por Folha Web
Em 05/04/2016 às 18:54
“Estão brincando com a saúde”, diz Arisvaldo de Araújo (Foto: Arquivo Pessoal)
Uma situação inusitada ocorrida na última semana na maior unidade de saúde do Estado, o Hospital Geral de Roraima (HGR), por pouco não terminou em tragédia.
É que um paciente que caiu de um caminhão, no último dia 29 de março, acabou sendo confundido com outro que havia sido picado por uma cobra e estava internado no mesmo local.

Arisvaldo Medrado de Araújo contou à equipe da FolhaWeb ter sofrido o acidente na região do projeto de assentamento rural Tatajuba, no município do Cantá, e fraturado o tornozelo. No mesmo dia, uma terça-feira, ele deu entrada pelo setor de Trauma do hospital e estava no bloco da Ortopedia.

Mas na mesma noite foi confundido com um paciente com nome similar, o qual ele não se lembra, e foi levado para outra ala da unidade.
Ele contou que, a princípio, não percebeu o equívoco dos profissionais, mas todas as vezes que iria tomar medicação ouvia um nome diferente e por ficar com medo sempre perguntava sobre o que era que estava tomando.

Ele contou ainda que o outro paciente chegou a ser informado que passaria por uma cirurgia e que o médico chegou a lhe dar alta, guiado pelo prontuário fixado no seu leito.
Arisvaldo disse ter sentido medo dos medicamentos que foram aplicados e admitiu que questionava cada vez que um enfermeiro ou auxiliar ministrava alguma medicação injetável.

Apenas na manhã do último sábado (2), Arisvaldo voltou a ser levado para o bloco da Ortopedia e a pessoa que o transferiu admitiu o “erro”, após ser questionado insistentemente.
“Eu perguntei se ia fazer mais um tour dentro do hospital”, comentou. E a resposta foi: “Realmente erramos aqui”, teria dito o profissional. O paciente diz não recordar dos nomes dos servidores e dos médicos que o atenderam. “Ainda bem que eu perguntei todas as vezes que estavam me dando medicação”, disse.

Na opinião dele, falta “bom senso” por parte dos servidores. “Até minha radiografia tá errada. Na hora que entreguei minha documentação a pessoa preencheu o nome errado, o médico também preencheu meu nome errado, continuam fazendo os mesmos erros. Eu que estou cobrando”, apontou Arisvaldo concluindo: “Estão brincando com a saúde”. Hoje o paciente recebeu alta após passar pela cirurgia no tornozelo que aconteceu  ontem à noite. 

OUTRO LADO
A Secretaria de Comunicação do Governo de Roraima informa que a direção do HGR (Hospital Geral de Roraima) vai apurar criteriosamente o caso do paciente e verificar todos os passos do usuário dentro da unidade, bem como, verificar seu prontuário.
A direção adianta que vai solicitar sindicância para não restar nenhuma dúvida a respeito do caso e, se constatado erro, as medidas administrativas cabíveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário