domingo, 2 de agosto de 2015


Bebê de 2 meses espera há mais de 15 dias por cirurgia em Petrolina, PE
Bebê nasceu com uma má-formação e agora urina pela bexiga. Família aponta suspeita de erro médico durante aplicação de remédio.
29/07/2015 10h30 - Atualizado em 29/07/2015 13h46
Por Juliane Peixinho
Do G1 Petrolina
Bebê está internado no Hospital Dom Malan em Petrolina (Foto: Roseane Peixinho/ Arquivo pessaol)Bebê está internado no Hospital Dom Malan em Petrolina (Foto: Roseane Peixinho/ Arquivo pessaol)
Um bebê de dois meses está há mais de 15 dias internado no Hospital Dom Malan, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Ele nasceu com uma má-formação e, aos dois dias de vida, teve que passar por uma cirurgia para poder drenar a urina pela bexiga. Após a realização do procedimento, a criança teve sucessivas infecções e agora aguarda no hospital uma cirurgia de correção do aparelho urinário. Além disso, a família apontou a suspeita de erro médico ao realizarem a aplicação de uma medicação no pé do bebê, o que causou uma queimadura.
De acordo com a mãe, Francisca Luciano Braz, de 30 anos, que é moradora do Núcleo 3 do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, o bebê nasceu com "hidronefrose à direita por válvula posterior da uretra" e que não foi diagnosticada na gestação. “Ele fez uma cirurgia para urinar pela bexiga quando tinha dois dias de vida. Depois da cirurgia, a urina começou a sair suja. Primeiro pensei que era pomada, depois prurido. Levei ele no hospital e disseram que era normal ele urinar sujinho. Quando ele deu entrada no dia 14 de julho, já estava dando convulsões por conta de uma infecção avançada”, explica.
Durante o internamento no Hospital Dom Malan, a criança  recebeu a aplicação de uma medicação no pé. E de acordo com mãe, existe uma suspeita de erro médico. “O pé ficou inchado e depois teve uma grave queimadura. Eles disseram que o acesso estava fora e a medicação foi para a pele e, por isso, queimou o pé do meu filho”, conta Francisca. Para denunciar a situação da criança, Francisca prestou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Petrolina e apurar a suspeita de erro médico.

A mãe, agora, espera que o bebê seja transferido para uma unidade hospitalar em Recife-PE, para que seja feita a cirurgia de correção. “O estado dele é grave e está começando a parar o funcionamento dos rins. A urina esta saindo pouco e amarelada e ele chora bastante pela dor. Ele tem que ir para ir Recife para fazer a cirurgia que liga a uretra ao canal do pênis. Mas não me dão nenhuma previsão de quando vai acontecer a viagem e isso tem que acontecer logo”, enfatiza.
Em nota, o Hospital Dom Malan informou que o quadro clínico do paciente é estável, e que o bebê não corre risco de morte. Ele encontra-se em tratamento de infecção urinária para depois receber indicação cirúrgica para correção da hidronefrose.  Segundo o hospital,  a causa da queimadura será investigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário